Português na Matemática: mais do que palavras e números

Você já reparou que estudar o Português na Matemática não é algo comum na escola? De um lado, lemos e escrevemos. Do outro, fazemos contas.

Mas a verdade é que, embora improváveis, essas duas disciplinas são um casal na educação. Um daqueles que vive brigando, mas não consegue se separar. É que esse “divórcio” entre palavras e números não faz sentido. Na prática, as duas matérias são mais dependentes do que parecem.

Isso porque, sem leitura, um problema matemático vira um enigma indecifrável e sem lógica, uma interpretação de texto perde clareza. Por isso, pensar em Português na Matemática é pensar em aprendizado completo. Logo, quem lê bem, calcula melhor.

Se o objetivo é que os alunos avancem em Matemática, também precisamos fortalecer a interpretação. E, se quisermos que eles tenham mais repertório na escrita, a lógica da Matemática pode ajudar.

Então, que tal começar a olhar para essas disciplinas como um time e não como rivais? Continue a leitura e saiba como isso é possível!

Por que estudar Português na Matemática?

Separar as disciplinas de Português e Matemática é o mesmo que fracionar o conhecimento. E isso prejudica os alunos mais do que imaginamos. É como tentar montar um quebra-cabeça deixando peças de fora. Na prática, essas disciplinas se complementam o tempo todo.

Quando o aluno não compreende o enunciado de uma questão, dificilmente conseguirá resolver o cálculo corretamente. Ou seja, dificuldades na leitura acabam se transformando em dificuldades em Matemática.

Ao mesmo tempo, a lógica matemática pode fortalecer a clareza na escrita, a argumentação e até na organização das ideias do estudante. Por isso, investir na relação entre as duas áreas não é apenas desejável: é fundamental para que a aprendizagem faça sentido.

Como estudar Português e Matemática juntos?

Integrar Português e Matemática pode transformar o aprendizado em algo mais completo e significativo. Algumas estratégias práticas ajudam bastante:

  • Problemas matemáticos narrativos: transforme as contas em pequenas histórias que exigem leitura e interpretação antes do cálculo.
  • Textos com números: incentive os alunos a escreverem narrativas que envolvam operações matemáticas, como um padeiro que precisa calcular ingredientes.
  • Jogos e desafios: use atividades que unam interpretação e cálculos, como enigmas matemáticos, palavras-cruzadas e desafios lógicos.
  • Dados em gráficos e tabelas: peça que os alunos interpretem textos ou informações e os convertam em representações matemáticas.

Quando unimos Português na Matemática, a interpretação melhora, os cálculos ganham sentido e o aprendizado se torna mais envolvente.

Sugestão de atividade para integrar o Português na Matemática

Abaixo, você confere uma sugestão de atividade para integrar o ensino de Português e Matemática.

Atividade: interpretação e cálculo

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental I (pode ser adaptado para outras faixas etárias)

Duração: 2 aulas de 50 minutos (pode ser ajustado)

Objetivos:

  • desenvolver a leitura e interpretação de textos matemáticos;
  • compreender como as informações de um texto influenciam a resolução de problemas;
  • criar conexões entre o raciocínio lógico e a compreensão textual.
  1. Introdução

Pergunta provocativa: “Vocês já tiveram dificuldades em entender um problema de Matemática, mesmo sabendo fazer as contas?”

Converse sobre a importância da leitura e interpretação para resolver cálculos matemáticos e, após isso, faça uma leitura compartilhada.

Leitura compartilhada: apresente um problema matemático em forma de texto narrativo (exemplo: um padeiro que precisa calcular ingredientes).

Peça para que os alunos leiam e, antes de resolverem, contem o que entenderam do enunciado.

  1. Desenvolvimento

Atividade 1: caça-palavras matemático

Entregue um pequeno texto com um problema matemático escondido (por exemplo, um conto em que um personagem precisa dividir algo ou calcular um percurso).

Os alunos devem identificar onde estão os números e a pergunta matemática embutida na história.

Atividade 2: Criando problemas narrativos

Em duplas, os alunos devem criar seus próprios problemas matemáticos em uma história. Ou seja, precisam estruturar um pequeno texto narrativo que envolva um desafio matemático para um colega resolver.

  1. Conclusão e Aplicação

Momento de reflexão: o que foi mais fácil: resolver um problema já pronto ou criar um do zero? O que ajudou a entender melhor a Matemática?

Tarefa para casa (opcional):

Peça para os alunos observarem situações do dia a dia nas quais a Matemática aparece em forma de texto (cartazes, receitas, contas de mercado) e tragam exemplos para a próxima aula.

Continue a atividade a longo prazo, identificando todos os momentos em que integramos as duas disciplinas em nossa rotina.

Materiais para a integração do Português na Matemática

Além da sugestão de atividade, selecionei alguns materiais para te ajudar na integração das duas disciplinas. Confira!

O livro Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua traz uma análise sobre as duas disciplinas. O autor faz reflexões sobre a dificuldade na matemática e mostra como amenizá-la. Veja na Amazon

Em Aventuras Didáticas: Aprenda brincando com português e matemáticavocê encontrará histórias envolventes que integram as duas matérias e incentivam a participação ativa dos alunos. Veja na Amazon

Brincando com Letras e Númerosé um jogo com 72 peças, entre letras e números, ideal para desenvolver atividades que combinam aprendizado de Português e Matemática de forma lúdica. Veja na Amazon

Já a caixa com Carimbos Letras e Números”, segue a mesma proposta do jogo anterior, mas com carimbos que podem ser usados em diferentes atividades para explorar as duas disciplinas de maneira criativa. Veja na Amazon

Muito além das disciplinas: estude Português na Matemática!

Mais do que reforçar conteúdos, integrar Português e Matemática ajuda os alunos a desenvolverem pensamento crítico, clareza de raciocínio e criatividade. E isso é exatamente o que a vida real exige deles.

O segredo está em olhar para essas áreas não como rivais, mas como aliadas.
Porque, no fim das contas, palavras e números só fazem sentido quando estão juntos.

Agora, me conta: você já tentou adicionar o Português na Matemática em suas aulas?

Boa aula e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.