Quem convive com crianças sabe: basta abrir um livro em sala de aula para que os olhos brilhem e o burburinho dê lugar ao silêncio curioso. De repente, todos estão atentos ao próximo parágrafo. O Dia do Livro é uma oportunidade para ver essa magia acontecer, quando uma história ganha vida diante de uma turma.
Sumário
Mais do que uma data no calendário escolar, essa celebração é um convite para lembrar que a leitura não serve apenas para ensinar conteúdos. Ela acolhe, provoca, desperta a imaginação e cria momentos de troca entre professor e alunos.
Cada página lida pode ser o início de uma nova descoberta, uma conversa inesperada ou até o despertar de um leitor apaixonado. Pensando nisso, nós do Material Dourado, preparamos um plano para o seu dia do livro, recheado de boas ideias.
Anote tudo e aproveite a data!
Quando se comemora o Dia do Livro?
O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril, uma data instituída pela UNESCO como homenagem a grandes nomes da literatura: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega (todos falecidos nesse mesmo dia).
A ideia era clara: criar um marco global para valorizar os livros e incentivar a leitura em diferentes países. No entanto, o calendário reserva outras datas relacionadas ao livro.
No Brasil, temos o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro, que relembra a fundação da primeira biblioteca pública do país. Há também o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
Ou seja, não há desculpa para deixar os livros de lado: o ano inteiro é recheado de oportunidades para lembrar a data e a força que ela tem em sala de aula.
Qual a importância de trabalhar o Dia do Livro?
Celebrar o Dia do Livro vai muito além de montar um mural colorido ou organizar uma feira literária, embora essas ações também sejam válidas. O verdadeiro impacto dessa data está na possibilidade de criar momentos de encontro entre alunos e histórias.
A leitura na escola não se resume ao ensino da Língua Portuguesa. Ela é espaço de escuta, de diálogo e de reconhecimento. Cada história compartilhada abre caminho para que os estudantes se expressem, reflitam sobre suas próprias vivências e construam novas perspectivas.
Muitas vezes, é na sala de aula que uma criança descobre o poder das palavras e entende que pode viajar e sonhar. É também nesse espaço que ela percebe que pode se enxergar em personagens que antes pareciam distantes e inatingíveis.
Trabalhar o Dia do Livro é, portanto, reafirmar o compromisso da escola com a formação de leitores. Em um mundo em que a atenção dos jovens é disputada por telas e estímulos constantes, parar para ler junto é quase um ato revolucionário.
Seja com a leitura improvisada de um conto ou com um projeto estruturado, cada livro aberto em sala planta uma semente. Uma semente que pode germinar em curiosidade, empatia, senso crítico ou simplesmente no prazer de ler.
E esses frutos acompanham o aluno para além da escola, influenciando sua forma de pensar e de se relacionar com o mundo.
Seu kit com 10 ideias para o Dia do Livro
Aqui vão 10 ideias simples, criativas e encantadoras para usar na sua sala. Escolha as que combinam com sua turma e adapte do seu jeitinho!
1. Varal literário coletivo
Monte um varal com trechos, frases ou palavras novas que os alunos aprenderam lendo. A ideia aqui é que todos participem. Por isso, cada criança deve escrever algo do seu livro favorito em um papel customizado e prender no varal.
2. O livro misterioso
Envolva livros em papel pardo, com pistas escritas do lado de fora. Os alunos escolhem pelo mistério e, depois, contam o que acharam da escolha. Uma dica é apostar em títulos que combinem com o gosto da turma e promover uma roda de leitura.
3. Hora da leitura fora da sala
Mude o ambiente! Leve os alunos para o pátio, jardim ou corredores e leia com eles em outro cantinho da escola. Não se esqueça de convidar mais pessoas para participar da dinâmica. A diretora, a coordenadora ou a professora de outra turma pode ler um trecho do livro escolhido e dizer o que achou dele.
4. Livro vivo
Transforme um livro em teatro, peça, encenação, fantoches ou até uma simples dramatização lida em grupo. É importante permitir que as crianças escolham as histórias com as quais mais se identificam.
5. “Se eu fosse o personagem…”
Após a leitura, os alunos escolhem um personagem e escrevem ou desenham como agiriam no lugar dele. Esse é um bom momento para trabalhar a diversidade.
6. Mini feira de livros da turma
A ideia é que cada aluno indique um livro, escreva uma “resenha” curta e monte uma “banca” para promover sua obra favorita. Eles podem trocar ou emprestar entre si.
7. Contação com trilha sonora
Adicione sons e músicas à contação de histórias para tornar a leitura uma experiência sensorial e inesquecível. Por exemplo, ao ler “O Pequeno Príncipe”, você pode colocar a trilha sonora do filme.
8. Cartinhas para o autor (real ou fictício)
Após ler um livro, os alunos devem escrever uma carta para o autor ou para um personagem, contando o que sentiram ou perguntando algo. A experiência fica ainda melhor se for possível encaminhar as cartinhas ao autor.
9. Álbum ilustrado da história
Monte um mini livro com ilustrações feitas pelos alunos, representando as cenas do livro lido em aula. Eles podem, inclusive, elaborar uma história em quadrinhos.
10. Leitura entre turmas
Organize uma atividade em que alunos mais velhos leiam para os mais novos – ou vice-versa. Lembre-se de participar da escolha dos livros para serem adequados à faixa etária.
Sugestões de livros para usar no Dia do Livro
A seguir, selecionei alguns livros para agregar no seu plano do Dia do Livro.
O livro “Menina bonita do laço de fita” aborda temas como autoaceitação, respeito às diferenças e a beleza da diversidade. O título pode ser trabalhado em uma roda de leitura, enfatizando a valorização da singularidade de cada um. Veja na Amazon
Em “O Pequeno Príncipe: – para crianças pequenas“, as crianças conhecerão os personagens memoráveis de Antoine de Saint-Exupéry numa adaptação própria para a faixa etária. Veja na Amazon
“Emocionário: Diga o que você sente”, é um dicionário de emoções que ensina as crianças a entender o que se passa no coração. É uma ótima sugestão para um varal literário ou cartas ao autor. Veja na Amazon
Ideias para o Dia do Livro em vídeo
Para finalizar, deixei três vídeos inspiradores com ideias para o Dia do Livro.
Ótimas Ideias Dia do LIVRO [1º ao 5º ano] Professor em sala
Neste vídeo, a professora Josiane Meireles apresenta uma atividade educativa para celebrar o Dia do Livro. Ela sugere a criação de um livro interativo com os alunos. Assista ao vídeo no YouTube
Dia do Livro – Atividades e Lembrancinhas
No vídeo em questão, a professora Lorena destaca a importância da literatura infantil e de criar um ambiente que torne a leitura uma experiência prazerosa. As atividades incluem dicas lúdicas para cultivar o hábito da leitura nas crianças. Assista ao vídeo no YouTube
Dia do Livro com muitas dicas
Para finalizar, neste vídeo, a professora Ângela Fernandes apresenta várias dicas criativas para comemorar o Dia do Livro, enfatizando a importância da leitura na educação e no desenvolvimento da imaginação dos alunos. Assista ao vídeo no YouTube
Invista no Dia do Livro!
O Dia do Livro é mais do que uma data comemorativa: é um chamado para que professores e alunos se reconectem à leitura.
Cada página compartilhada em sala é uma oportunidade de abrir janelas para outros mundos e despertar a curiosidade e imaginação dos alunos. Além disso, mostra que a literatura continua sendo uma das ferramentas mais humanas de transformação, capaz de inspirar, emocionar e conectar pessoas.
No fim, não importa se você preparou um grande projeto ou apenas separou alguns minutos para ler em roda. O gesto é capaz de marcar memórias, criar vínculos e despertar nos alunos um amor pelos livros que pode durar a vida inteira.
Gostou das ideias? Compartilhe nos comentários como você celebra o Dia do Livro em sua sala e continue sua visita ao blog para mais inspirações literárias.
Boa aula e até a próxima!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.