Crianças com TDAH aprendem de forma diferente, e isso exige um olhar atento do professor, especialmente quando falamos da matemática. No entanto, o que parece um desafio pode se tornar uma oportunidade de repensar práticas e abrir espaço para uma nova maneira de ensinar.
Sumário
O ensino tradicional, baseado em carteiras enfileiradas, cadernos e lousa, nem sempre funciona para todos. Neste contexto, os alunos com dificuldade em manter o foco precisam de novas estratégias de interação.
Assim, em vez de insistir em métodos engessados, o ideal é investir em alternativas criativas e inclusivas que favoreçam a participação ativa dos estudantes. Dessa forma, a energia e a curiosidade dos estudantes se convertem em oportunidades reais de aprendizagem, enriquecendo a experiência escolar.
Afinal, quando nos abrimos para inovar, não apenas o aluno com TDAH aprende mais, mas toda a turma se beneficia de aulas mais dinâmicas, diversificadas e humanas.
Continue a leitura e saiba mais sobre como ensinar crianças com TDAH.
O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por dificuldade de manter a atenção. Além disso, impulsividade e excesso de energia também são características desse quadro, que afeta diretamente o processo de aprendizagem.
Em sala de aula, essas particularidades podem se traduzir em comportamentos como inquietação, distrações frequentes e até resistência a permanecer em atividades monótonas. No entanto, é fundamental entender que a criança com TDAH não “escolhe” agir assim. Por esta razão, precisa ser acolhida com estratégias específicas.
Como ensinar crianças com TDAH?
Ensinar crianças com TDAH exige adaptação. O primeiro passo é criar um ambiente inclusivo e estruturado, com rotina clara e menos estímulos que possam gerar distrações. Pequenas pausas também ajudam: muitas vezes, permitir que o aluno libere energia é suficiente para que ele volte à atividade com mais concentração.
Além disso, é importante diversificar os recursos pedagógicos. Apostar em atividades práticas, jogos, objetos manipuláveis e momentos interativos é uma forma de manter o interesse e estimular a aprendizagem de maneira natural.
Outro ponto essencial é a gestão do tempo. Em vez de propor atividades longas e cansativas, o ideal é dividir as tarefas em blocos menores, com metas curtas e celebração dos pequenos avanços. Essa prática mantém a motivação e evita frustrações desnecessárias.
Estratégias para ensinar matemática para crianças com TDAH
A matemática pode ser um dos maiores desafios para crianças com TDAH, justamente por ser, muitas vezes, ensinada de forma abstrata. Para tornar o aprendizado mais acessível, é fundamental aproximar o conteúdo da realidade do aluno.
Recursos como o Material Dourado, ábaco, jogos de tabuleiro e objetos concretos ajudam na compreensão de conceitos básicos. Isso porque tornam visível e palpável aquilo que, no papel, parece distante.
Outra excelente estratégia é a culinária: medir ingredientes, calcular proporções e dividir receitas são formas práticas e divertidas de aplicar a matemática no cotidiano.
O segredo está em transformar a experiência de aprender em algo prazeroso. Quando o aluno manipula, experimenta e se envolve com o conteúdo, a matemática deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma descoberta.
- Por falar em objetos concretos, leia também: Matemática inclusiva: recursos pedagógicos para apoiar crianças autistas.
Proposta de atividade matemática para crianças com TDAH
Como mencionei acima, a matemática lúdica é uma excelente estratégia para ensinar crianças com TDAH. Veja abaixo, uma sugestão que transforma o aprendizado em diversão e prática.
Atividade: Caça ao tesouro matemático
Objetivo: trabalhar os conceitos matemáticos, como as operações básicas, conforme o nível dos alunos, enquanto estimula o movimento e a interação.
Materiais necessários:
- cartões com problemas matemáticos (um problema por cartão);
- objetos pequenos ou fichas para representar os “tesouros” (ex.: botões, pecinhas de LEGO, Material Dourado ou balas);
- um cronômetro ou relógio.
- espaço na sala ou no pátio para criar estações.
Como funciona:
- Prepare o ambiente: crie 5 a 8 estações espalhadas pela sala ou pelo pátio. Em cada estação, coloque um cartão com um problema matemático e uma pequena quantidade de “tesouros”.
- Divida os alunos em duplas ou grupos: os alunos podem trabalhar em duplas, ou pequenos grupos dependendo da necessidade de socialização e do ritmo de aprendizado.
- Solicite que resolvam os problemas dos cartões: cada aluno ou equipe precisa ir até uma estação, resolver o problema do cartão e pegar a quantidade correta de tesouros com base na resposta. Exemplo: se a resposta for 5, eles pegam 5 tesouros.
- Defina regras de movimentação: para tornar a atividade ainda mais dinâmica, defina as regras de movimentação, como pular em um pé só ou caminhar lentamente até a próxima estação. Isso ajuda a canalizar a energia das crianças com TDAH.
- Flexibilize a execução: se uma criança tiver dificuldade com um problema, ela pode pedir ajuda ou trocar o cartão em outra estação.
- Finalize: após visitar todas as estações, os alunos contam o total de tesouros coletados. No final, podem comparar os resultados e discutir os erros e acertos de forma colaborativa.
Reflexão final:
A caça ao tesouro matemático é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a socialização. Logo, ela é uma excelente proposta para todos os alunos. No entanto, para aqueles com TDAH, ela se torna ainda melhor, pois estimula o movimento e ajuda a manter o foco.
Indicações de cursos online de educação inclusiva
É importante preparar-se para ensinar matemática para crianças com TDHA. A seguir, estão alguns cursos com a temática da Educação Inclusiva para você se capacitar e aplicar no cotidiano.
O curso online “Educação Inclusiva” é gratuito e tem duração de 20 horas. Promovido pela Fundação Bradesco, a proposta é conhecer os conceitos e princípios que permeiam a educação inclusiva. Inscreva-se aqui
“Curso online de TDAH”, promovido pela ABBA CURSOS, é gratuito e oferece certificado. Com um conteúdo programático voltado ao TDAH, é possível entender sintomas, causas, diagnósticos e a relação da condição com a ansiedade. Inscreva-se aqui
Por fim, o “Curso Gratuito de Introdução ao TDAH” disponibilizado pela iPED fala sobre as características comportamentais e tipos de TDAH. Dividido em 3 capítulos com o total de 12 aulas, também é gratuito e fornece certificado. Inscreva-se aqui
Crianças com TDAH precisam de um olhar atento!
Ensinar matemática para crianças com TDAH exige olhar atento, flexibilidade e, acima de tudo, disposição para inovar. Quando adaptamos o ambiente, diversificamos os recursos e tornamos o aprendizado mais prático, não apenas esses alunos aprendem melhor, como toda a turma cresce junto.
A verdade é que pequenas mudanças podem gerar grandes transformações: dividir tarefas em blocos menores, usar objetos do cotidiano, valorizar cada conquista e trazer o conteúdo para o mundo real são passos que fazem diferença.
E você, já experimentou algumas dessas estratégias na sua prática? Conta aqui nos comentários e compartilhe este conteúdo com outros professores. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e fazer da matemática uma experiência mais inclusiva e divertida para todos.
- Leia também: Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva
Boa aula e até a próxima semana!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.