Crianças com TDAH: como trabalhar a concentração em sala de aula?

Crianças com TDAH aprendem de forma diferente, e isso exige um olhar atento do professor, especialmente quando falamos da matemática. No entanto, o que parece um desafio pode se tornar uma oportunidade de repensar práticas e abrir espaço para uma nova maneira de ensinar.

O ensino tradicional, baseado em carteiras enfileiradas, cadernos e lousa, nem sempre funciona para todos. Neste contexto, os alunos com dificuldade em manter o foco precisam de novas estratégias de interação.

Assim, em vez de insistir em métodos engessados, o ideal é investir em alternativas criativas e inclusivas que favoreçam a participação ativa dos estudantes. Dessa forma, a energia e a curiosidade dos estudantes se convertem em oportunidades reais de aprendizagem, enriquecendo a experiência escolar.

Afinal, quando nos abrimos para inovar, não apenas o aluno com TDAH aprende mais, mas toda a turma se beneficia de aulas mais dinâmicas, diversificadas e humanas.

Continue a leitura e saiba mais sobre como ensinar crianças com TDAH.

O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por dificuldade de manter a atenção. Além disso, impulsividade e excesso de energia também são características desse quadro, que afeta diretamente o processo de aprendizagem.

Em sala de aula, essas particularidades podem se traduzir em comportamentos como inquietação, distrações frequentes e até resistência a permanecer em atividades monótonas. No entanto, é fundamental entender que a criança com TDAH não “escolhe” agir assim. Por esta razão, precisa ser acolhida com estratégias específicas.

Como ensinar crianças com TDAH?

Ensinar crianças com TDAH exige adaptação. O primeiro passo é criar um ambiente inclusivo e estruturado, com rotina clara e menos estímulos que possam gerar distrações. Pequenas pausas também ajudam: muitas vezes, permitir que o aluno libere energia é suficiente para que ele volte à atividade com mais concentração.

Além disso, é importante diversificar os recursos pedagógicos. Apostar em atividades práticas, jogos, objetos manipuláveis e momentos interativos é uma forma de manter o interesse e estimular a aprendizagem de maneira natural.

Outro ponto essencial é a gestão do tempo. Em vez de propor atividades longas e cansativas, o ideal é dividir as tarefas em blocos menores, com metas curtas e celebração dos pequenos avanços. Essa prática mantém a motivação e evita frustrações desnecessárias.

Estratégias para ensinar matemática para crianças com TDAH

A matemática pode ser um dos maiores desafios para crianças com TDAH, justamente por ser, muitas vezes, ensinada de forma abstrata. Para tornar o aprendizado mais acessível, é fundamental aproximar o conteúdo da realidade do aluno.

Recursos como o Material Dourado, ábaco, jogos de tabuleiro e objetos concretos ajudam na compreensão de conceitos básicos. Isso porque tornam visível e palpável aquilo que, no papel, parece distante.

Outra excelente estratégia é a culinária: medir ingredientes, calcular proporções e dividir receitas são formas práticas e divertidas de aplicar a matemática no cotidiano.

O segredo está em transformar a experiência de aprender em algo prazeroso. Quando o aluno manipula, experimenta e se envolve com o conteúdo, a matemática deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma descoberta.

Proposta de atividade matemática para crianças com TDAH

Como mencionei acima, a matemática lúdica é uma excelente estratégia para ensinar crianças com TDAH. Veja abaixo, uma sugestão que transforma o aprendizado em diversão e prática.

Atividade: Caça ao tesouro matemático

Objetivo: trabalhar os conceitos matemáticos, como as operações básicas, conforme o nível dos alunos, enquanto estimula o movimento e a interação.

Materiais necessários:

  • cartões com problemas matemáticos (um problema por cartão);
  • objetos pequenos ou fichas para representar os “tesouros” (ex.: botões, pecinhas de LEGO, Material Dourado ou balas);
  • um cronômetro ou relógio.
  • espaço na sala ou no pátio para criar estações.

Como funciona:

  1. Prepare o ambiente: crie 5 a 8 estações espalhadas pela sala ou pelo pátio. Em cada estação, coloque um cartão com um problema matemático e uma pequena quantidade de “tesouros”.
  2. Divida os alunos em duplas ou grupos: os alunos podem trabalhar em duplas, ou pequenos grupos dependendo da necessidade de socialização e do ritmo de aprendizado.
  3. Solicite que resolvam os problemas dos cartões: cada aluno ou equipe precisa ir até uma estação, resolver o problema do cartão e pegar a quantidade correta de tesouros com base na resposta. Exemplo: se a resposta for 5, eles pegam 5 tesouros.
  4. Defina regras de movimentação: para tornar a atividade ainda mais dinâmica, defina as regras de movimentação, como pular em um pé só ou caminhar lentamente até a próxima estação. Isso ajuda a canalizar a energia das crianças com TDAH.
  5. Flexibilize a execução: se uma criança tiver dificuldade com um problema, ela pode pedir ajuda ou trocar o cartão em outra estação.
  6. Finalize: após visitar todas as estações, os alunos contam o total de tesouros coletados. No final, podem comparar os resultados e discutir os erros e acertos de forma colaborativa.

Reflexão final:

A caça ao tesouro matemático é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a socialização. Logo, ela é uma excelente proposta para todos os alunos. No entanto, para aqueles com TDAH, ela se torna ainda melhor, pois estimula o movimento e ajuda a manter o foco.

Indicações de cursos online de educação inclusiva

É importante preparar-se para ensinar matemática para crianças com TDHA. A seguir, estão alguns cursos com a temática da Educação Inclusiva para você se capacitar e aplicar no cotidiano.

O curso online “Educação Inclusiva” é gratuito e tem duração de 20 horas. Promovido pela Fundação Bradesco, a proposta é conhecer os conceitos e princípios que permeiam a educação inclusiva. Inscreva-se aqui

“Curso online de TDAH”, promovido pela ABBA CURSOS, é gratuito e oferece certificado. Com um conteúdo programático voltado ao TDAH, é possível entender sintomas, causas, diagnósticos e a relação da condição com a ansiedade. Inscreva-se aqui

Por fim, o “Curso Gratuito de Introdução ao TDAH” disponibilizado pela iPED fala sobre as características comportamentais e tipos de TDAH. Dividido em 3 capítulos com o total de 12 aulas, também é gratuito e fornece certificado. Inscreva-se aqui

Crianças com TDAH precisam de um olhar atento!

Ensinar matemática para crianças com TDAH exige olhar atento, flexibilidade e, acima de tudo, disposição para inovar. Quando adaptamos o ambiente, diversificamos os recursos e tornamos o aprendizado mais prático, não apenas esses alunos aprendem melhor, como toda a turma cresce junto.

A verdade é que pequenas mudanças podem gerar grandes transformações: dividir tarefas em blocos menores, usar objetos do cotidiano, valorizar cada conquista e trazer o conteúdo para o mundo real são passos que fazem diferença.

E você, já experimentou algumas dessas estratégias na sua prática? Conta aqui nos comentários e compartilhe este conteúdo com outros professores. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e fazer da matemática uma experiência mais inclusiva e divertida para todos.

Boa aula e até a próxima semana!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.