Filmes na escola não são apenas entretenimento; mas sim, ferramentas de aprendizagem. Histórias em tela despertam empatia, refletem valores e aproximam alunos e professores.
Sumário
Quem estudou em uma escola com sala de vídeo sabe: dias de cinema na semana eram especiais. Esses momentos continuam importantes porque os filmes ensinam algo que livros ou quadros nem sempre conseguem.
Quando bem escolhidos, as obras audiovisuais movem reflexões sobre amizade, respeito, inclusão e convivência. Elas ajudam crianças a reconhecer emoções, compreender o outro e desenvolver habilidades socioemocionais de forma significativa.
Aprenda, neste artigo, como os filmes na escola podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem.
Vamos lá?
Filmes como ferramenta de aprendizagem
O uso de filmes na escola ainda é visto por muitos como pausa ou entretenimento. Mas, quando mediados, eles se tornam pontes de aprendizagem, especialmente em habilidades emocionais e sociais.
Filmes contam histórias, e histórias têm poder. Elas despertam empatia, provocam conversas e convidam à reflexão. O conteúdo vai muito além do que está na tela.
Alguns exemplos no Ensino Fundamental I mostram esse potencial: Leo, da Netflix, trata da socialização, inseguranças infantis e do professor como figura acolhedora.
Divertidamente apresenta, de forma divertida, como lidamos com emoções complexas, inclusive a tristeza. Ron Bugado mistura tecnologia e relações humanas, mostrando amizade verdadeira, desafios do bullying e o impacto das redes sociais.
Escolher títulos com intencionalidade pedagógica, planejar mediações antes, durante e depois do filme, e propor atividades relacionadas garantem que o cinema se transforme em aprendizado real.
Como usar filmes na escola?
Usar filmes na escola é mais simples do que parece: o segredo não está na narrativa em si, mas na forma como ela é explorada. Logo, rodas de conversa, produção de textos sobre personagens, cartazes com mensagens ou dramatizações tornam a experiência significativa.
Antes da exibição, preparar perguntas provoca atenção e curiosidade. Durante o filme, observar e anotar comportamentos e situações ajuda a conectar a história à realidade da turma. Depois, atividades de reflexão consolidam aprendizado e estimulam pensamento crítico.
Filmes na escola podem trabalhar habilidades previstas na BNCC, como empatia, resolução de conflitos, cooperação e expressão de sentimentos. Quando integrados ao planejamento pedagógico, se tornam instrumentos de transformação tanto emocional quanto cognitiva.
Quer mais dicas? Leia: Filmes para passar em sala de aula: 10 sugestões para o Ensino Fundamental I
Plano de aula com o filme “O Extraordinário”
Plano de aula: O Extraordinário
Série/ano: 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental I
Duração: 2 a 3 aulas (adaptável conforme disponibilidade)
Filme: Extraordinário (Wonder, 2017)
Classificação indicativa: 10 anos
Tema central: respeito às diferenças, empatia, bullying, amizade e inclusão.
Objetivos:
- refletir sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças;
- desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro;
- trabalhar o autoconhecimento e a valorização das próprias qualidades;
- promover a convivência respeitosa no ambiente escolar.
Etapas da aula:
- Preparação (pré-filme) – 30 a 40 minutos
Roda de conversa:
Faça perguntas provocadoras, como:
- Como você se sentiria sendo diferente de todos os colegas?
- Já aconteceu de alguém ser excluído por algo que não escolheu?
- O que é empatia? Como podemos praticá-la?
Atividade rápida:
Escreva no quadro a palavra “Extraordinário” e peça que cada aluno diga o que vem à cabeça ao ouvir essa palavra. Registre as respostas para retomar depois do filme.
- Exibição do filme – 1h50 (pode ser dividido em dois momentos)
- oriente os alunos a prestarem atenção nos sentimentos dos personagens, não só no Auggie, mas também nos colegas, professores e na irmã.
- Debate pós-filme – 40 minutos
Roda de conversa guiada:
Algumas perguntas para estimular o diálogo:
- De qual personagem você mais gostou? Por quê?
- Como o Auggie se sentia no primeiro dia de aula?
- Você acha que os colegas mudaram ao longo do filme? O que os fez mudar?
- O que podemos aprender com essa história?
- Atividade escrita ou artística – 1 aula
Opção 1: Produção de texto
- “O que significa ser extraordinário?”
Os alunos escrevem uma pequena redação ou bilhete para o Auggie, com palavras de acolhimento ou contando o que aprenderam com ele.
Opção 2: Atividade artística
- Criar um cartaz coletivo com a frase:
“Ser diferente é normal”
Cada aluno contribui desenhando algo que represente a empatia, o respeito ou algo que os torne únicos.
Recursos necessários:
- cópia do filme (pode ser via streaming ou DVD);
- projetor ou TV;
- cartolina, lápis de cor, canetinha, cola (se for atividade artística);
- caderno ou folha para redação.
Dica extra:
Você pode complementar com a leitura de trechos do livro Extraordinário ou usar a versão infantil Somos todos extraordinários, que também é perfeita para o Fundamental I.
Outras sugestões de filmes para sala de aula
Além dos filmes citados acima, selecionei outros títulos que podem agregar (e muito!) na rotina escolar.
[filme] Procurando Nemo – Disponível no Disney+
“Procurando Nemo” conta a história de um peixinho que se perde no oceano e de seu pai que, determinado a encontrá-lo, vive aventuras repletas de valores como amizade, coragem e amor familiar. Temas importantes para o desenvolvimento emocional e social dos pequenos. Assista ao trailer aqui
[filme] Elementos – Disponível no Disney+
“Elementos” narra o encontro entre fogo e água em uma cidade onde os elementos naturais vivem separados. A história transmite lições sobre aceitação, respeito às diferenças e empatia, ajudando as crianças a lidarem melhor com emoções e relações no dia a dia. Assista ao trailer aqui
[filme] Super Mario Bros – Disponível em Amazon Prime, Apple TV e Google Play Filmes
Por fim, em “Super Mario Bros” acompanhamos os irmãos Mario e Luigi em uma missão para salvar a Princesa Peach, do Reino dos Cogumelos. A aventura incentiva a coragem, o trabalho em equipe e a persistência, valores que ajudam os pequenos a enfrentarem desafios com confiança. Assista ao trailer aqui
Saiba mais sobre entretenimento e aprendizagem
Até aqui, ficou claro que nem só de livros e cadernos são feitas as aulas, não é mesmo? Investir em entretenimento é honrar o “aprender brincando” tão defendido por grandes pensadores. Abaixo, você confere cursos gratuitos que envolvem dinâmicas e maneiras diferentes de aprendizagem.
O curso “Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1” é gratuito e alinhado à BNCC. Com uma carga horária de 10 horas, você acompanha um estudo de caso com o jogo “Feche a Caixa” que auxilia no desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas matemáticos. Acesse a plataforma aqui
Alinhado à BNCC e totalmente gratuito, o curso “Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, dispõe de uma carga horária mais intensa. São 40 horas para conhecer dinâmicas que ajudam na aprendizagem da Língua Portuguesa. Acesse a plataforma aqui
Por fim, o curso “Especial Jogos” é uma espécie de conhecimento interdisciplinar que oferece uma experiência única para você usar jogos em suas aulas. São 4 cursos com 40 horas cada, 100% gratuitos e alinhados à BNCC. Acesse a plataforma aqui
Aprendizado que fica: o valor dos filmes na escola
Filmes na escola são muito mais do que momentos de distração. Eles oferecem oportunidades para desenvolver valores, habilidades sociais e emocionais, fortalecendo a relação entre professor e aluno de forma significativa.
O impacto vai além do conhecimento teórico: histórias bem mediadas criam experiências memoráveis e fortalecem vínculos, o que torna o aprendizado mais humano e duradouro.
Que tal escolher um filme para a próxima semana e explorar com sua turma? Compartilhe este texto com outros professores e transforme o cinema em aprendizado na prática.
Boa aula e até a próxima!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.