Atividades com material dourado 1° ano

A matemática é considerada uma das disciplinas mais difíceis para a maioria dos alunos. No entanto, para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva, é fundamental que em cada fase escolar a criança absorva o conteúdo proposto ao máximo, para que assim as dificuldades sejam menores.

Neste contexto, as atividades com material dourado são excelentes opções para uma aprendizagem mais dinâmica e completa, uma vez que este recurso é um facilitador para o ensino da matéria. Contudo, o 1° ano escolar tende a ser diferente dos demais, isso porque, as crianças ainda são muito imaturas diante do ensino da aritmética.

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar algumas ideias de atividades com material dourado 1° ano, para que um melhor planejamento de ensino da matéria possa ser elaborado para os pequenos nessa fase. Acompanhe a leitura!

O material dourado como um facilitador na aprendizagem

Antes de apresentarmos uma seleção de atividades com material dourado 1° ano, vamos falar um pouco sobre o recurso como um facilitador na aprendizagem.

O material dourado é uma das ferramentas idealizadas pela educadora italiana Maria Montessori (1870-1952), com a finalidade de facilitar o ensino da matemática. Ele é composto por:

Entenda as unidades do Material Dourado

  • 01 cubinho que representa a unidade;
  • 01 barra que equivale a 10 cubinhos, ou seja, 01 dezena ou 10 unidades;
  • 01 placa que corresponde a 10 barras, 100 cubinhos, ou 01 centena;
  • 01 cubo que faz referência a 10 placas, 100 barras, 1000 cubinhos ou 1 milhar.

Inicialmente, ele foi desenvolvido para ajudar as crianças na realização das operações básicas. Entretanto, com o passar dos anos, foi descoberto que a ferramenta podia ser ainda mais útil e colaborar até mesmo com a independência, a confiança, a concentração e a coordenação dos pequenos.

Diante disso, o material dourado passou a ser trabalhado em sala de aula como um facilitador na aprendizagem em diversos sentidos. Por meio dele, as crianças não só aprendem a realizar contas, como a solucionar problemas matemáticos e ainda explorar outros campos da matemática por meio de jogos e brincadeiras.

5 Atividades com material dourado 1° ano

Conheça agora 05 atividades com material dourado para serem aplicadas no 1°ano. É válido ressaltar que algumas delas devem ser usadas somente quando os alunos estiverem preparados, ou seja, é necessário conhecer as crianças, suas habilidades e limitações para só depois escolher quais são os exercícios ideais para cada fase.

Isso significa que algumas turmas podem levar mais tempo para absorverem determinadas atividades, enquanto outras, farão isso mais rapidamente. Em razão disso, é importante ter cautela e saber esperar o tempo de cada uma delas. No mais, todas as atividades abaixo são indicadas para o 1° ano do ensino fundamental. Confira!

1. Reconhecimento do material dourado

A primeira sugestão de atividade para os primeiros anos do ensino fundamental é o reconhecimento do material dourado. Em outras palavras, a ideia é fazer uma espécie de atividade livre, na qual as crianças terão algumas aulas para conhecer o material.

Esse tipo de atividade é a porta de entrada para as demais, isso porque, reconhecer o material dourado é o primeiro grande passo que os alunos precisam dar para aprenderem matemática por meio dele.

Para aplicar é muito simples, primeiramente é preciso apresentar as peças aos alunos, mostrando os cubinhos, as barras, as placas e o cubo. Desta forma, além de mostrar, é necessário deixar que os pequenos façam o manuseio da forma que preferirem, até que eles consigam absorver o que cada uma das peças representa.

2. Operações básicas

Após os alunos reconhecerem as peças do material dourado, podemos partir para as próximas sugestões de atividades. Uma delas é usar a ferramenta para ensinar as crianças as operações matemáticas.

No entanto, quando se fala em primeira série, é importante ter em mente que as operações matemáticas ensinadas devem ser as básicas e, por ser o início desse aprendizado, é ideal investir em pequenas contas de adição e subtração.

Para isso, basta utilizar os cubinhos para que as crianças realizem as continhas na prática, ou seja, elas devem retirar 8 cubinhos dos 10 que estão nas mãos e, desta forma, sobrarão 2. Logo, por meio dessa prática elas conseguirão fazer todos os tipos de conta, inclusive no papel.

3. Ditado com peças

Uma outra atividade sugerida para os primeiros anos é o ditado com peças. Vale ressaltar que como mencionamos no início das sugestões, esse é um exercício que vai depender de como os pequenos estão no quesito escrita. Ou seja, caso ainda tenham muitas crianças com dificuldade na língua portuguesa, o melhor é esperar um pouco mais para aplicá-la.

Essa atividade funciona de forma muito simples. O professor deve mostrar 10 cubinhos e pedir para que as crianças escrevam o valor que ele representa. Assim, 10 cubinhos representam o número 10, bem como 2 barras representam o 20 e assim por diante.

4. Jogos livres

Os jogos livres não podem ficar de fora das dicas de atividades com material dourado 1° ano, isso porque, em qualquer disciplina é fundamental deixar as crianças brincarem enquanto aprendem.

Por esta razão, é importante separar algumas aulas para que os alunos possam brincar com o material. Claro que é possível sugerir jogos prontos, no entanto, esta proposta é para que os pequenos criem seus próprios jogos, adquirindo autonomia e criatividade.

5. Atividades para impressão

Por fim, é possível encontrar uma infinidade de atividades para impressão com o material dourado. Dentre as principais, podemos citar:

  • atividades de soma e subtração;
  • atividades de divisão e multiplicação;
  • atividades de resolução de problemas;
  • atividades de colorir;
  • dentre outras.

Dica: Visite matematicadivertida.com para encontrar atividades para impressão.

Além disso, alguns sites na internet ainda oferecem jogos on-line para que as crianças possam aprender usando o tablet ou computador. Desta forma, se a escola tiver uma sala de informática, é interessante levar os alunos pelo menos a cada 15 dias para explorar as atividades digitais.

Caso queira saber mais sobre como usar o material dourado virtual, acesse o nosso conteúdo sobre o assunto, clicando aqui.

Tudo pronto para aplicar as atividades com material dourado 1° ano?

Ao fim deste conteúdo, esperamos que as sugestões deixadas possam ser úteis para que as crianças aprendam matemática utilizando o material dourado. Como dito anteriormente, todas as atividades devem ser aplicadas respeitando o nível em que cada turma se encontra.

Além disso, é importante voltar sempre nas atividades que já foram realizadas a fim de assegurar que as crianças realmente absorveram o conteúdo em sua totalidade. E, caso isso não tenha acontecido, a repetição pode ser muito benéfica para elas.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe para que outras pessoas possam utilizar as dicas que foram deixadas aqui e caso queira saber mais sobre como usar o material dourado de forma mais dinâmica e criativa, leia o nosso artigo sobre jogos com material dourado. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.