Muitas pessoas pensam que ensinar Matemática para Crianças é algo que só pode ser feito na escola. Esse tipo de pensamento é muito comum, especialmente por se tratar de uma disciplina considerada complexa para a maioria.
No entanto, o universo da matemática vai muito além do trabalho com os números, ele também é sobre estimular raciocínio lógico e trabalhar habilidades cognitivas. Assim, é importante deixar claro que as crianças, desde pequenas, já compreendem a disciplina mesmo que involuntariamente.
Isso porque, a matemática está presente em tudo: nas quantidades, conjuntos, distâncias, formas geométricas e pequenos problemas do dia a dia. Inclusive, pode não parecer, mas apostar corrida com os pequenos ou ajudá-los a encaixar peças de lego são exercícios matemáticos.
Dito isto, é importante destacar que a família precisa ter em mente que a matéria em questão não importa apenas para o currículo do aluno. Ela é fundamental para o conhecimento aplicado por toda a vida.
Além disso, a disciplina oferece uma infinidade de benefícios, como a autonomia, o desenvolvimento psicomotor e a capacidade de resolução de problemas. Assim, pensando nisso, elaboramos um conteúdo com 10 formas de ensinar Matemática para Crianças.
Continue a leitura e incentive seus filhos a terem interesse pela matéria.
Qual a importância de ensinar Matemática para Crianças?
Como dito acima, a importância de ensinar Matemática para Crianças vai muito além do currículo escolar. Isso porque, o conhecimento da disciplina será levado por toda a vida. Inclusive, ele é fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e ainda:
- autonomia: a Matemática para Crianças aumenta a capacidade de resolver problemas, argumentar, questionar e ainda tomar decisões. Em outras palavras, ao abordar os conceitos da disciplina, os pequenos conseguem construir a própria autonomia;
- raciocínio lógico: a aprendizagem da disciplina está totalmente ligada ao aperfeiçoamento do raciocínio lógico. Quando a criança é exposta aos conceitos simples como reconhecimentos de padrões, por exemplo, ela aprende a identificar similaridades, repetições e diferenças;
- resolução de problemas: os problemas vão existir por toda a vida e precisamos saber resolvê-los. Com as crianças não é diferente. Ao aprender a questionar, compreender e solucionar problemas matemáticos, os pequenos também implementam essas habilidades em situações do cotidiano;
- autoconfiança: ensinar Matemática para Crianças é uma excelente maneira de formar adultos mais autoconfiantes. Isso porque, desde pequenas, elas aprendem a lidar com problemas e argumentar sobre suas dúvidas, ampliando a segurança na hora de tomar decisões.
Assim, uma forma de solidificar esses pilares é apostando no ensino lúdico desde cedo. Ou seja, a criança deve exercitar a disciplina antes de chegar na Educação Infantil e aprimorá-la em casa junto a rotina do Ensino Fundamental. Desta forma, ela terá menos dificuldade no processo de aprendizagem.
10 formas de ensinar Matemática para Crianças
Agora que falamos sobre a importância de ensinar Matemática para Crianças, é o momento de você aprender a fazer isso, na prática. Acompanhe, abaixo, 10 formas simples e lúdicas:
1. Aposte em jogos
Os jogos são uma excelente maneira de ensinar Matemática para Crianças. Inclusive, há muitos estudiosos que defendem a ideia do “aprender brincando”.
É importante lembrar que além dos números, a matemática é uma disciplina que envolve lógica e estratégia. Em razão disso, as dinâmicas como xadrez, jogo de dama, jogo da velha, corrida de tabuleiros e afins podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizado.
2. Invistas nas brincadeiras com blocos de construção
Além dos jogos de estratégia, os blocos de construção também promovem um rico aprendizado na matemática. Isso porque, eles ensinam às crianças conceitos como estrutura e lógica.
Inclusive, os pequenos se deparam com a exploração de formas, tamanhos e sequências e algumas doses de geometria. O mais interessante, é que com os blocos de construção é possível descobrir novas soluções entre erros e acertos.
3. Incentive a montagem de quebra-cabeças
Outra maneira de ensinar Matemática para Crianças é incentivando a montagem de quebra-cabeças. Isso porque, as peças auxiliam no desenvolvimento do raciocínio espacial. Ou seja, na capacidade de aprender a compreender o mundo em suas diversas formas.
Além disso, algumas versões de quebra-cabeça auxiliam os pequenos a lidar com aspectos como linha, tamanho, cores, figuras geométricas e a relação entre elas.
4. Explore desenhos e colagens
Embora muitas pessoas atribuem desenhos e colagens à disciplina de arte, eles também auxiliam na hora de ensinar Matemática para Crianças. Afinal, com eles, os pequenos aprendem a identificar objetos, figuras e contornos.
As colagens, por exemplo, ajudam a representar realidades no papel. Ao usar tinta, cola, pedaços de folha, palitos e botões é possível explorar o espaço disponível para colar e descobrir profundidades, analisar formas, dimensões e seus deslocamentos.
5. Baixe aplicativos educativos
Com a tecnologia em alta, seria pouco provável não existirem aplicativos educativos para o ensino da Matemática para Crianças. Assim, os apps podem ser grandes aliados na hora da aprendizagem.
Baixe aqueles com propostas de jogos e atividades. Uma dica é dar preferência para os que desafiam os jogadores e pontuam os acertos. Assim, as crianças terão ainda mais vontade de usá-los para ultrapassar seus limites.
6. Confie no poder das músicas
As músicas são fundamentais para diversos aprendizados, mas muita gente associa isso apenas à Língua Portuguesa. No entanto, letras de canções são eficientes para aprimorar a memorização, a paciência e a concentração.
Algumas músicas infantis falam sobre números e auxiliam na compreensão de conceitos matemáticos. São exemplos disso: “Mariana conta 1” da Galinha Pintadinha, “Matematicamente” do Mundo Bita e “Canção dos números” do Pocoyo.
7. Incentive a prática de atividades esportivas
Você sabia que as atividades esportivas, além de serem importantes para a saúde, também ajudam no aprendizado da Matemática para Crianças? Isso porque, tanto os esportes individuais, como os esportes em grupo, contam com técnicas matemáticas.
O futebol, por exemplo, trabalha com confrontos, saldo de gols, distribuição de pontos, estatísticas, entre outros conceitos. Outro exemplo é o basquete, no qual os jogadores precisam calcular o melhor ângulo para os seus arremessos.
8. Permita que a criança ajude nas compras
O mercado é uma excelente forma de explorar a matemática. Não é à toa que a dinâmica “mercadinho do bairro” é tão presente em nossos conteúdos. Assim, você pode pedir que seus filhos ajudem com a lista de compras e ainda marquem a quantidade de cada item.
Além de aprender sobre organização, a criança também vai entender de economia. Por isso, a ideia é levá-la até o estabelecimento para que ela calcule o valor usado para comprar todos os produtos necessários.
Inclusive, na seção de verduras e legumes, você pode ensinar sobre pesos, medidas e comparações.
9. Considere fornecer uma mesada
A mesada também é uma ótima forma de ensinar Matemática para Crianças. Com um valor mensal disponível para compras, seus filhos vão aprender o custo de cada coisa. No entanto, é importante explicar sobre como usar o dinheiro com sabedoria e os benefícios de guardá-lo e aplicá-lo no futuro.
É válido apostar em cofrinhos ou até mesmo na conta poupança. Nesta última opção, é possível controlar o rendimento de cada centavo e salientar a relevância de se organizar financeiramente.
10. Aposte em recursos como ábaco e Material Dourado!
É claro que não poderíamos deixar de mencionar os recursos como ábaco e Material Dourado no ensino da Matemática para Crianças. Além da sala de aula, essas ferramentas podem ser usadas em casa de forma lúdica.
O ábaco é um pouco mais limitado, porém, pode ser explorado para gincanas de quantidades, somas e subtrações. Já o Material Dourado dispõe de diferentes possibilidades de jogos de contagem, desafios e construções.
Tudo pronto para ensinar Matemática para Crianças?
Como você pode notar até aqui, ensinar Matemática para Crianças pode ser algo simples e muito divertido. Além disso, a disciplina é muito importante para aprimorar as competências como raciocínio, coordenação motora e outras habilidades cognitivas necessárias por toda a vida.
Ao iniciar esse trabalho desde cedo, os pequenos se sentem mais atraídos pela matéria e passam a ter menos chances de desenvolverem dificuldades futuras. Assim, as crianças constroem uma base sólida dos conceitos matemáticos por meio das brincadeiras e ações cotidianas.
Inclusive, você pode aproveitar os diversos momentos do seu dia a dia para aproximar seus filhos da disciplina. É possível mostrar a eles que o aprendizado da escola está muito presentes em atividades simples e rotineiras.
Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para ensinar Matemática para Crianças de maneira leve e natural. As alternativas simples e dinâmicas, às vezes, geram resultados mais satisfatórios do que as de grande investimento.
Se você tem alguma dúvida ou deseja complementar o conteúdo com outra ideia, deixe o seu comentário. Lembre-se, também, de compartilhar essas 10 formas de ensinar Matemática para Crianças para que elas alcancem mais pessoas interessadas.
Boa aula e Até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.