Filmes para passar em sala de aula: 10 sugestões para o Ensino Fundamental I

Uma das formas de tornar o ensino mais dinâmico para crianças é apostar em filmes para passar em sala de aula. É claro que isso não é novidade para ninguém. Afinal, levar os alunos para a sala de vídeo é um hábito antigo.

No entanto, trabalhar com narrativas audiovisuais hoje é uma das melhores estratégias para prender a atenção dos estudantes. Além de complementar o ensino das disciplinas, elas transmitem lições e enriquecem a aprendizagem.

Quando bem escolhidas, as histórias despertam o interesse dos alunos, estimulam o pensamento crítico e até facilitam a compreensão de conceitos complexos. Por isso, neste conteúdo você vai acessar 10 dicas de filmes para passar em sala de aula.

Vale destacar que todas as indicações são voltadas ao Ensino Fundamental I.

Por que apostar em filmes para passar em sala de aula?

Apostar em filmes para passar em sala de aula é importante por diferentes motivos. Como mencionado acima, esse tipo de narrativa pode complementar os conteúdos estudados e ainda trazer lições valiosas.

As produções audiovisuais incentivam a expressão criativa, pois convidam os alunos a realizar um exercício de imaginação e pensamento crítico. Além disso, ao se conectar com as histórias e personagens, as crianças desenvolvem habilidades de interpretação, análise e reflexão.

Quando integrados ao planejamento pedagógico, os filmes podem transformar a experiência de ensino, tornando as aulas mais atrativas, acessíveis e significativas para os alunos.

10 sugestões de filmes para passar em sala de aula

Conheça, agora, 10 sugestões de filmes para passar em sala de aula. Vale lembrar que as indicações são para os alunos do Ensino Fundamental I.

1. Matilda – Disponível no YouTube

“Matilda” abre a lista de sugestões de filmes para passar em sala de aula. A produção conta a história de uma menina de 6 anos que tem uma inteligência acima do esperado para a idade. Porém, enfrenta desafios tanto em casa, com uma família negligente, quanto na escola, onde precisa lidar com uma diretora rígida e autoritária.

Em “Matilda”, as crianças podem aprender muito por meio de temas como independência, identidade e a importância da educação. Vale dizer que a narrativa também é um incentivo à leitura, uma vez que a protagonista é apaixonada por livros.

Trailer disponível aqui

2. O extraordinário – Disponível na Netflix e Prime Vídeo

Outra produção que não podia ficar de fora da lista de filmes para passar em sala de aula é “O extraordinário”. A trama conta a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética que causou deformidade no rosto.

Em razão disso, o menino nunca frequentou a escola e sempre estudou em casa. Porém, aos 10 anos a doença estabilizou e os pais decidiram colocá-lo no colégio. A partir daí o garoto passa por novas experiências, desde o bullying até a descoberta da amizade.

A narrativa é indicada para trabalhar a socialização, o bullying e o preconceito na escola.

Trailer disponível aqui

3. Luca – Disponível na Disney +

A animação “Luca” da Pixar também fala sobre socialização. A história retrata a vida de um “monstro marinho” que sonha em conhecer o mundo dos humanos. Em um determinado dia ele descobre que pode sair da água e fingir que é um menino comum.

Durante a aventura, ele conhece outro monstro em situação semelhante e uma garota. Os três se tornam amigos e juntos entendem o valor da verdadeira amizade. A trama mostra a importância de conhecermos a nós mesmos e aos outros.

Luca está entre os filmes para passar em sala de aula, pois estimula o respeito ao próximo, a diversidade e ainda o amor-próprio. Temas que tornam o ambiente escolar mais acolhedor.

Trailer disponível aqui

4. Encanto – Disponível no Disney+

É claro que eu não poderia deixar de mencionar “Encanto” da Disney. A história da família Madrigal é, como o nome sugere, um verdadeiro encanto. A trama gira em torno de Mirabel, uma jovem que nasceu em um lar especial, no qual todos os membros têm um dom.

Assim, enquanto seus familiares têm poderes como: curar o outro, transformar-se em animal, levantar objetos pesados e muito mais, ela é a única que não foi abençoada com nenhuma habilidade diferente.

Certo dia, a casa em que vivem começa a apresentar problemas e somente ela consegue enxergar. Assim, a garota sai em uma missão para salvar a família e mostrar que também é especial como os demais.

A produção é engraçada, encantadora e fala de autoconhecimento, respeito, amor e a importância de conhecer suas raízes.

Trailer disponível aqui

5. Divertidamente – Disponível no Disney+

“Divertidamente” é outra animação da Pixar que não poderia ficar de fora das sugestões de filmes para passar em sala de aula. A produção trata de sentimentos como alegria, tristeza, raiva e medo de uma maneira madura e diferente.

Toda a história se passa dentro da cabeça da protagonista, Riley, de 11 anos, uma menina que está aprendendo a lidar com suas emoções. A narrativa ajuda as crianças a identificarem o que sentem e a agir da maneira correta com si e com os outros.

Trailer disponível aqui

6. Snoopy O Filme – Disponível no Disney+

Essa indicação é muito especial para mim. Isso porque levei meus alunos do terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I para assistir. A história fala sobre Charlie Brown, um menino azarado, porém rodeado de pessoas especiais.

Na sala de aula, a produção ajuda na abordagem de temas como: personalidade e comportamento, lealdade, persistência e a importância da amizade.

Trailer disponível aqui

7. Pequeno Príncipe – O Filme – Disponível em Prime Vídeo e GloboPlay

Inspirado na obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, o filme homônimo é composto de mais de uma camada. De um lado, uma pequena garota que está sendo forçada pela mãe a crescer rapidamente e ser brilhante. Do outro, a história mágica sobre um Pequeno Príncipe que mora em um asteroide, contada por um vizinho excêntrico.

A trama retrata a inocência de uma criança e a preservação da infância. Essa indicação faz parte, especialmente, dos filmes para passar em sala de aula para os alunos que vão migrar para o Ensino Fundamental II.

Trailer disponível aqui

8. Ron Bugado – Disponível no Disney+

Outra produção de várias camadas, o “Ron Bugado” reforça a importância da amizade, da socialização e, principalmente, o vício na tecnologia que atinge as crianças. A animação da 20th Century Studios, conta a história de Barney, um menino tímido e desajeitado do Ensino Fundamental e seu amigo, Ron, um robô.

A história tem como pano de fundo uma tecnologia futura, na qual todas as pessoas têm um robô superinteligente que anda e fala. É como se fosse uma alusão à Inteligência Artificial de hoje, porém ainda mais evoluída.

No entanto, o robô de Barney vem com defeito de fábrica e não atende aos comandos do garoto, fazendo apenas o que ele sente vontade. Durante a trajetória desses dois amigos, as crianças aprendem sobre relações e amizades verdadeiras.

Trailer disponível aqui

9. Leo – Disponível na Netflix

A produção original da Netflix conta a história de um lagarto chamado Leo que vive em uma classe de Ensino Fundamental. O filme retrata o cotidiano no último ano do animal na escola, uma vez que ele acredita estar prestes a morrer.

Assim, com apenas mais um ano de vida, ele vê a chance de aproveitar o resto do seu tempo fora da sala de aula. Contudo, essa grande aventura transmite mensagens importantes para os alunos, como: o poder da amizade e da gentileza.

Além disso, a narrativa mostra a importância de valorizar as diferenças entre todos e sobre a transição da infância para a adolescência. Trata-se de mais um filme imprescindível para os alunos do último ano do Ensino Fundamental I.

Trailer disponível aqui

10. Orion e o escuro – Disponível na Netflix

Por fim, “Orion e o escuro” não poderia faltar nas sugestões de filmes para passar em sala de aula. Isso porque a animação americana aborda temas como amizade, medo e ansiedade. A produção explora a complexidade das emoções e como elas nos influenciam.

A trama gira em torno de um menino de 8 anos que enfrenta seus medos noturnos com o auxílio da criatura que representa a escuridão. Os dois saem para explorar a noite e ele descobre que ela não é tão assustadora como parece ser.

Trailer disponível aqui

E então, em quais filmes para passar em sala de aula você vai apostar?

Cheguei ao fim do conteúdo e agora você tem uma lista grande de sugestões de filmes para passar em sala de aula. Agora é o momento de fazer uma seleção e decidir quais são as melhores opções para complementar as suas aulas.

É importante mencionar que você deve considerar a faixa etária das crianças e produções que se alinham aos objetivos pedagógicos. Além disso, é fundamental escolher títulos que agreguem reflexões e debates construtivos.

Não se esqueça de que independentemente de sua disciplina de atuação, é possível apostar em produções audiovisuais. Entretanto, se preferir, você pode trabalhar em conjunto com outros professores, promovendo a interdisciplinaridade.

Lembre-se de deixar mais indicações aqui nos comentários e de me contar como foi a experiência com os filmes deixados no artigo. Ah, e assine a nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos gratuitos e relevantes em seu e-mail.

Boa aula e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.