Matemática no 2° ano: conheça 6 estratégias para aplicá-la na série em questão

Para alguns, a Matemática no 2° ano do Ensino Fundamental nada mais é do que a continuação dos conteúdos aprendidos no 1° ano. De certa forma, quando falamos no currículo escolar, esse pensamento faz todo sentido.

No entanto, é entre a segunda e a quinta série que as crianças formam opiniões em relação à disciplina. Isso significa que a matemática no 2° ano, é ainda mais importante para o desenvolvimento matemático.

Neste contexto, acompanhar o sistema educacional brasileiro, e o conjunto de diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial. Contudo, a maneira como a matéria é ensinada pode variar entre escolas, cidades, turmas e professores, respeitando o núcleo comum de conhecimento que todos os alunos precisam adquirir.

Para entender em detalhes sobre o ensino da Matemática no 2° ano, continue a leitura do artigo!

Qual a importância do ensino da Matemática no 2° ano?

O ensino da Matemática no 2° ano é importante, pois é nessa fase escolar que os alunos criam concepções a respeito da disciplina em questão. Além disso, nesse período, as crianças aprendem o sistema numérico, a noção de espaço, as medidas e grandezas e a realização de cálculos mentais.

A educação matemática na segunda série do Ensino Fundamental deve ajudar o aluno a:

  • compreender a disciplina de maneira natural;
  • ampliar a visão de mundo, por meio dos conceitos matemáticos;
  • desenvolver o raciocínio lógico;
  • estimular a curiosidade;
  • integrar o estudo da matemática com o seu cotidiano;
  • criar estratégias para a resolução de situações-problemas;
  • interagir com todos os aspectos da matemática, visualizando a relação entre conceitos, como as quatro operações e os números, por exemplo;
  • saber se comunicar matematicamente, isto é, usar corretamente os símbolos matemáticos.

Vale dizer que no segundo ano do Ensino Fundamental, os alunos têm entre sete e oito anos. Nessa faixa etária, as crianças desenvolvem a sua parte cognitiva, e passam a pensar de forma mais lógica e concreta. Em outras palavras, estão aptas a compreender os números e as relações entre eles.

Entretanto, para melhores resultados, o aprendizado matemático não deve ser limitado a livros, lousa, e operações mecânicas. Os alunos devem entender o “porquê” por trás dos procedimentos e se sentirem confortáveis para explorar e resolver questões.

6 estratégias para ensinar Matemática no 2° ano

Abaixo, você confere 6 estratégias para ensinar matemática no 2° ano. Como dito acima, para alunos dessa faixa etária, o ideal é apostar em abordagens mais dinâmicas, para uma melhor assimilação dos conteúdos. Acompanhe!

1. Utilize recursos pedagógicos

A primeira sugestão para ensinar Matemática no 2° ano é a de sempre utilizar recursos pedagógicos. Assim, muito mais do que os meios tradicionais como a lousa, o caderno e os livros, é possível investir em:

  • material dourado;
  • ábaco;
  • figuras geométricas;
  • fichas de contagem;
  • blocos de construção;
  • jogos de tabuleiro;
  • cartas;
  • dentre outros.

Inclusive, é fundamental montar um espaço matemático na sala, do mesmo modo feito nas aulas de Português. Os cartazes com números são excelentes opções para a visualização diária.

2. Aposte em jogos matemáticos

Os jogos matemáticos são essenciais quando o assunto é o ensino da Matemática no 2° ano. Assim, é necessário apostar em dinâmicas como:

  • quebra-cabeça matemático;
  • dominó de operações;
  • bingo com números;
  • mercadinho do bairro;
  • dentre outras.

As opções acima tornam o aprendizado mais lúdico e incentivam a prática de cálculos mentais e resolução de problemas. Os alunos aprendem mais quando têm acesso aos conteúdos e conceitos matemáticos, de maneira divertida e interativa.

3. Invista na interdisciplinaridade

Não há nada melhor do que combinar duas ou mais disciplinas para ampliar a compreensão em cada uma delas. Por isso, invista em interdisciplinaridade na hora de ensinar Matemática no 2° ano.

Nesse sentido, é válido mesclar, por exemplo, Arte com Matemática. Por meio de mosaicos e formas geométricas, as crianças conseguem entender um pouco sobre as duas disciplinas.

Além disso, a matéria de Educação Física também pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática no 2° ano. Isso porque, nos esportes, os alunos aprendem conceitos de distância, contagem, repetições, espaços, entre outros.

A verdade é que todas as disciplinas, de alguma forma, podem auxiliar na compreensão da matemática. Basta uma dose de criatividade e trabalho em equipe, entre alunos e professores.

4. Use a tecnologia

A tecnologia é uma das maneiras mais simples e atuais de ensinar Matemática no 2° ano. Seja por meio de sites educativos ou aplicativos, o importante é investir em conteúdos que reforcem os conceitos da disciplina.

As plataformas interativas permitem que os alunos pratiquem habilidades matemáticas por intermédio de jogos e brincadeiras online. Além disso, algumas dispõem de conteúdos como exercícios com perguntas e respostas, estilo simulado.

Algumas escolas possuem salas equipadas com tablets e computadores que podem ser usados para esses fins. Contudo, na falta desse tipo de suporte, as atividades matemáticas digitais podem ser enviadas para treino em casa.

5. Aplique situações do cotidiano

Não existe uma forma mais prática de ensinar Matemática no 2° ano do que trazer situações cotidianas para a sala de aula. Em outras palavras, investir em situações-problema relacionadas ao dia a dia dos alunos é sempre uma excelente escolha.

Assim, em vez de falar da Maria que foi ao banco pagar um boleto, a ideia é falar do João que comprou doces na cantina ou emprestou brinquedos ao amigo. Ao visualizar o contexto, as crianças conseguem se sentir parte dele, tornando o aprendizado mais tangível.

Além disso, atividades como cálculo de tempo, ingredientes para uma receita ou elaboração de uma lista de mercado são perfeitas para a aplicação matemática, na prática. Melhor dizendo, inserir os alunos em cenários matemáticos reais é sempre uma forma simples de ensinar a disciplina.

6. Conte histórias matemáticas

Por fim, e bem semelhante à estratégia da interdisciplinaridade, a contação de histórias matemáticas pode ajudar na compreensão da matéria. Em outras palavras, investir em leituras de livros e contos que integram números e operações matemáticas estimula a curiosidade e o pensamento crítico dos pequenos.

Assim, em vez de narrativas comuns, a ideia é contar histórias que falem sobre números, ou mostrem dinâmicas matemáticas entre personagens. Uma família que aumentou, uma criança que aprendeu a contar, ou uma casa construída com formas geométricas são excelentes opções.

Entendeu tudo sobre o ensino da Matemática no 2° ano?

Como dito no início deste conteúdo, o ensino da Matemática no 2° ano é ainda mais importante do que no 1°. Isso porque, na primeira série, as crianças estão conhecendo a disciplina, já na segunda, passam a compreendê-la e criar concepções sobre ela.

No entanto, para que os alunos gostem da matéria e a vejam como mais que uma obrigação escolar, é necessário apostar em abordagens dinâmicas. Assim, nesse artigo, há algumas formas de introduzir o ensino na sala de aula de maneira diferente do tradicional.

A ideia é que os pequenos aprendam enquanto se divertem, por intermédio de propostas interativas. Os recursos pedagógicos como os jogos, aplicativos e plataformas online são grandes aliados no aprendizado da disciplina.

Assim, apostar em cada um deles ajuda as crianças a compreender melhor o universo matemático. Inclusive, combinar duas ou mais estratégias pode tornar a experiência ainda maior, e com melhores resultados.

Lembre-se de deixar as suas impressões para enriquecer o conteúdo, e compartilhá-lo para que mais pessoas conheçam as estratégias para o ensino da Matemática no 2° ano.

Boa aula e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.