Atividades com Material Dourado na Alfabetização Matemática

Embora seja um termo pouco falado, a alfabetização matemática é tão importante quanto a alfabetização da língua portuguesa. Melhor dizendo, também é fundamental alfabetizar uma criança por intermédio dos símbolos, sinais e conceitos matemáticos para que ela compreenda e saiba interpretar a disciplina.

Neste contexto, contar com ferramentas pedagógicas é essencial para estimular o raciocínio lógico e auxiliar no entendimento da matemática. As Atividades com Material Dourado, por exemplo, ajudam em uma abordagem prática e eficiente para a melhor assimilação da matéria.

Vale dizer que a alfabetização, de modo geral, tem início na primeira série, se estendendo até a segunda série do ensino fundamental. Entretanto, na Educação Infantil os professores já começam a introduzir alguns conceitos de maneira branda.

Por esta razão, o Material Dourado pode ser usado desde cedo, respeitando o nível de cada turma. A seguir, falaremos detalhadamente sobre o assunto e apresentaremos 5 sugestões de Atividades com o Material Dourado para potencializar a fase da alfabetização matemática.

Vamos lá?

A importância das Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática

Como dito anteriormente, as Atividades com Material Dourado são de extrema importância na alfabetização matemática. Isso porque, as peças nomeadas de cubinhos, barras e placas são uma representação concreta dos números. Inclusive, a tonalidade dourada contribui para um maior estímulo visual, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Por intermédio da manipulação dos blocos, as crianças conseguem ter uma compreensão maior dos conceitos que, até então, eram apenas abstratos. Em outras palavras, ao utilizar o Material Dourado os números que antes estavam apenas nos livros e na lousa passam a ser sentidos na palma das mãos.

Esse tipo de benefício vai muito além da aprendizagem. Isso porque, ao ter controle sobre as peças, os pequenos constroem a autonomia de realizar os exercícios matemáticos e ainda adquirem uma melhor habilidade motora.

Além disso, a maioria das Atividades com Material Dourado podem ser feitas em duplas ou em grupo, o que auxilia na socialização em sala de aula. Ou seja, muito mais que aprender, as peças douradas possibilitam diferentes vantagens individualmente e no coletivo.

Vale dizer que os blocos dourados são muito versáteis e, por esta razão, podem ser usados de diferentes maneiras. Seja para a contagem dos números, realização das operações básicas e até mesmo resolução de problemas, Atividades com Material Dourado não faltam.

Como usar o Material Dourado na alfabetização matemática?

Como mencionado acima, existem diversas formas de usar o Material Dourado na alfabetização matemática. São elas:

1. Compreensão de valor posicional

O Material Dourado é muito útil para a compreensão de valor posicional. Com ele, as crianças passam a entender o conceito de unidade, dezena e centena. Deste modo, conseguem construir uma base sólida para a realização de operações matemáticas mais complexas.

2. Operações básicas (adição e subtração)

Ao falarmos em Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, investir nas operações básicas, começando pela adição e subtração é essencial. As peças douradas, em um primeiro momento, ajudam muito na hora de somar e subtrair. Isso porque, os alunos podem realizar as contas de maneira tangível.

3. Operações básicas (multiplicação e divisão)

Assim como na adição e na subtração, a multiplicação e a divisão também podem ser ensinadas por meio das Atividades com Material Dourado. Inclusive, por serem exercícios mais complexos, usar as peças douradas é fundamental para uma compreensão mais profunda dessas operações.

4. Resolução de problemas

Utilizar o Material Dourado para a resolução de problemas, também é uma excelente forma de introduzir os probleminhas matemáticos nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Além disso, mesmo na Educação Infantil, é possível trabalhar com resolução de problemas de forma lúdica, com o uso das peças douradas.

5 sugestões de Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática

Agora que você já sabe qual é a importância de aplicar Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática e as formas de fazer isso, chegou o momento de conhecer 5 sugestões para usar nas suas aulas.

É importante dizer que o ideal é introduzir os blocos de forma gradual. Ou seja, por meio de manipulação livre e contagem de números.

1. Representando objetos com Material Dourado

A nossa primeira sugestão de atividade é a de representar objetos com o Material Dourado. Com ela, as crianças podem começar a se familiarizar com as peças e até associá-las a determinados números.

Para realizá-la, basta distribuir aos alunos objetos como botões, lápis de cor, palitos de sorvete ou peças de monta-monta e pedir que representem cada um dos itens, usando os blocos dourados. Por exemplo: se há 10 botões, as crianças devem colocar 10 cubinhos para representá-los.

Essa dinâmica ajuda os pequenos a estabelecerem uma conexão direta com os objetos e suas quantidades.

2. Construindo números com barras e placas

A atividade de construir números com barras e placas é mais indicada para alunos do segundo ano, ou que estão bem avançados na primeira série. Isso porque, o seu objetivo é usar as barras e placas do Material Dourado para explorar a relação de dezena e centena.

Assim, os alunos devem construir números específicos definidos pelo professor, usando somente barras e placas. Por exemplo, se o número for 150, as crianças precisam de uma barra para a dezena e 5 placas para representar a centena.

Inclusive, pode haver unidades, como o número 155, que contaria com 5 cubinhos. Porém, a intenção dessa dinâmica é trabalhar com blocos maiores para a ampliação da dificuldade. A atividade ajuda a solidificar a compreensão de valor posicional e a decomposição numérica.

3. Jogo da adição e subtração

Não há nada mais eficiente que usar jogos para uma maior aprendizagem. Neste contexto, o jogo da adição e subtração pode ser aplicado em qualquer série, desde a Educação Infantil.

Assim, os alunos devem utilizar o Material Dourado para resolver operações determinadas pelo professor. Ou seja, em uma conta de 30 + 20, precisam usar os blocos para chegar até o resultado de 50.

A atividade pode ser feita em duplas ou grupos e pode haver pequenas recompensas para a equipe que acertar mais continhas.

4. Tabuleiro de multiplicação

Outro jogo que pode ser incluído nas Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática é o tabuleiro da multiplicação. Também indicado para uma turma mais avançada, o jogo consiste em um desenho de tabuleiro, no qual os alunos precisam usar peças douradas para a resolução de problemas de multiplicação.

O tabuleiro deve ser feito previamente pelo professor com linhas e colunas numeradas. Ou seja, para um tabuleiro de multiplicação até o número 10, as linhas precisam ser enumeradas de 1 a 10, conforme a imagem abaixo:

Tabuleiro de multiplicação com Material Dourado
Fonte: Elo7

 

Assim, os números da vertical precisam ser multiplicados com os horizontais para se chegar ao resultado correto. No entanto, usar as peças douradas é uma forma de realizar as operações de maneira mais visual e concreta.

5. Desafios de divisão

Por fim, os desafios de divisão também são uma forma de as crianças realizarem operações sem usar livros e cadernos.

Contudo, nesta atividade, os alunos devem representar as divisões, na prática. Ou seja, o professor dita ou escreve uma operação como: 10 ÷ 4, e as crianças fazem a divisão de 10 cubos entre 4 crianças para chegar ao resultado correto.

Assim, ao utilizar as peças douradas para dividir de maneira igual, os alunos conseguem entender o conceito de divisão por intermédio da distribuição equitativa.

Aplique as Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática!

Esperamos que este conteúdo tenha lhe mostrado a importância de aplicar as Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática. Além de ser uma ferramenta pedagógica muito valiosa no processo de ensino-aprendizagem, também ajuda na autonomia e socialização dos alunos.

Vale lembrar que, devido a sua versatilidade, o recurso permite infinitas possibilidades que vão desde exercícios simples até jogos e brincadeiras. Desta forma, dependendo do nível em que a turma se encontra, é possível escolher qual abordagem é mais eficaz.

Ao incorporar as Atividades com Material Dourado na alfabetização matemática, os alunos têm a oportunidade de acompanhar aulas mais dinâmicas e envolventes. Inclusive, constroem uma compreensão mais duradoura sobre a disciplina.

O Material Dourado prepara os estudantes para desafios matemáticos mais complexos. Em outras palavras, todas as propostas que envolvem as peças douradas são o primeiro grande passo para o domínio da matéria no futuro.

Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.