5 sugestões de Atividades com Material Dourado para todas as séries

A disciplina da matemática é parte fundamental da educação das crianças. No entanto, a forma como ela é abordada pode impactar significativamente no aprendizado dos alunos. Nesse sentido, o Material Dourado é uma ferramenta que se mostra eficaz e benéfica para um melhor desenvolvimento em sala de aula.

Assim, ao aplicar Atividades com Material Dourado para todas as séries, o ensino da matemática, que antes era abstrato, se torna concreto. Em outras palavras, por intermédio da manipulação dos blocos, as crianças conseguem visualizar e compreender os conceitos matemáticos de maneira tangível.

Contudo, sabemos que nem todas as dinâmicas matemáticas servem para todos os anos. Isso porque, cada nível tem a sua complexidade. Pensando nisso, neste conteúdo, separamos 5 Atividades com Material Dourado para todas as séries. Ou seja, você vai perceber que basta adaptá-las para que se enquadrem em qualquer turma. Acompanhe!

Por que aplicar Atividades com Material Dourado para todas as séries?

Aplicar Atividades com Material Dourado para todas as séries é fundamental, pois, as peças douradas são uma representação concreta da disciplina. Neste cenário, os conceitos que antes eram ensinados somente no caderno e na lousa, passam a ser trabalhados por meio do manuseio físico.

Desta forma, o Material Dourado pode ser usado para ensinar operações matemáticas, noções de valor posicional, frações e até mesmo geometria. Além disso, as Atividades com Material Dourado para todas as séries, podem ser sequenciais para que as crianças evoluam a cada ano.

A seguir, você conhece alguns benefícios de aplicar as Atividades com Material Dourado para todas as séries.

1. Compreensão do Valor Posicional

Compreender o valor posicional dos números é uma das maiores dificuldades dos alunos de todos os anos, especialmente com algarismos maiores. Nessa perspectiva, o Material Dourado é essencial para que as crianças consigam ver claramente o valor dos números pela posição de cada bloco. Assim, as operações com números de múltiplos dígitos se tornam mais simples e intuitivas.

2. Visualização de Conceitos Abstratos

Como mencionado anteriormente, os conceitos matemáticos são normalmente abordados de forma abstrata, dificultando o entendimento. Ao usar o Material Dourado, a representação dessas concepções se torna tangível e torna a disciplina menos intimidadora para os alunos.

Por meio das peças douradas, as crianças conseguem ver, tocar e manipular os blocos, exercícios que auxiliam na internalização do conhecimento.

3. Aprendizado Ativo e Socialização

As atividades com Material Dourado para todas as séries promovem um aprendizado mais ativo e ainda a socialização entre os alunos. Isso porque, os exercícios com o Material Dourado geralmente envolve grupos de crianças para resolver problemas ou realizar trocas de peças.

Isso faz com que as aulas de matemática sejam mais ativas e os alunos se ajudem simultaneamente, contribuindo para um aprendizado mais eficiente e duradouro.

4. Flexibilidade e Adaptação

Pela sua versatilidade, o Material Dourado pode ser usado para as mais diversas dinâmicas de aprendizado. Ou seja, desde as crianças que estão aprendendo os conceitos básicos de contagem, até as que estão explorando as frações, por exemplo. Nesse sentido, as peças douradas podem ser adaptadas a todas as turmas e necessidades.

5 Atividades com Material Dourado para todas as séries

Agora, você confere 5 Atividades com Material Dourado para todas as séries. Vale lembrar que todas elas podem ser adaptadas, aumentando ou diminuindo a complexidade à medida que os alunos avançam a compreensão sobre a matéria.

1. Construção de números

A atividade de “Construção de números”, pode ser adaptada para todas as séries. Nos anos iniciais, as crianças devem usar os blocos dourados para construir números menores, ou seja, de 1 ou 2 dígitos, como o 5,10,20,30, por exemplo. Já para as séries mais avançadas, pode ser sugerido que as crianças representem números maiores como 100, 200, 500 ou 1.000.

Essas construções podem ser feitas usando apenas os cubinhos, no caso das séries iniciais e as tiras e placas, no caso dos alunos mais velhos. Isso ajuda a reforçar a compreensão do valor posicional que é uma dúvida constante da maioria dos alunos.

2. Comparação de números

A comparação de números também é uma atividade que pode ser aplicada em todas as séries. No entanto, para as crianças pequenas é sugerido que os blocos sejam usados para comparar números menores, e para as crianças maiores, o Material Dourado auxiliará na comparação de números maiores.

Assim, é possível separar uma quantidade estipulada de cubinhos para cada grupo de crianças dos primeiros anos, para que elas digam qual o maior número. Já para as séries mais avançadas, o ideal é usar as tiras, placas e até mesmo o cubão para ampliar o nível de dificuldade. Esse exercício é fundamental para ampliar o raciocínio lógico.

3. Decomposição de números

Outra opção para ajudar no desenvolvimento da compreensão do valor posicional é a atividade de decomposição de números. Com ela, os alunos precisam escolher um número e usar as peças douradas para decompô-lo em unidade, dezena, centena e milhar.

Vale dizer que para as crianças pequenas essa decomposição deve se manter em unidade e dezena. Já para os alunos mais velhos, é possível chegar até mesmo no milhar.

4. Operações básicas

As operações básicas devem começar no Ensino Infantil e aumentar a sua complexidade ao avançar de ano. O Material Dourado é uma excelente ferramenta para esse tipo de atividade. Assim, com ele, é possível realizar adição, subtração, multiplicação e divisão.

No caso dos alunos dos primeiros anos, as continhas devem ser mais simples e, normalmente, usando apenas dois dígitos. Já para as séries finais do Ensino Fundamental, as operações precisam ser mais complexas e envolver múltiplos dígitos.

Além disso, também é possível trabalhar com o Material Dourado na resolução de problemas matemáticos, uma vez que envolvem as mais diversas operações.

5. Frações

Mesmo nas primeiras séries, a fração pode ser introduzida por meio de conceitos básicos. Assim, o ideal é pedir que os alunos representem as frações ½, ⅓ , por exemplo, usando as peças douradas. À medida que forem conhecendo as frações, é indicado introduzir frações mais complexas.

Essa atividade pode ser feita em grupo, usando probleminhas matemáticos para ajudar na compreensão, como dividir uma pizza com os colegas ou repartir um chocolate em partes iguais.

Aplique as Atividades com Material Dourado para todas as séries!

Uma coisa é fato: todo aprendizado se torna mais significativo quando usamos diferentes recursos em sala de aula. O ensino da matemática da maneira tradicional, por vezes se torna cansativo e faz com que os alunos não se sintam estimulados a aprender.

No entanto, ao implementar Atividades com Material Dourado para todas as séries, essa realidade muda e os alunos passam a se interessar mais. Isso porque, as crianças fixam melhor o conteúdo por meio de dinâmicas lúdicas, afinal, nada melhor que aprender brincando, não é mesmo?

O Material Dourado é uma abordagem pedagógica muito valiosa e contribui diretamente para um melhor desenvolvimento e compreensão da matemática. Além disso, ele auxilia as crianças a superar as dificuldades comuns e torna o aprendizado mais envolvente.

Vale dizer que todos os exercícios sugeridos nos livros didáticos podem contar com a ajuda do Material Dourado. Em outras palavras, é possível adaptar todas as atividades para o uso das peças. Por isso, não hesite em aplicar Atividades com Material Dourado para todas as séries.

Caso queira saber mais sobre o assunto, visite as categorias do nosso site e acesse aquela que faz mais sentido para sanar as suas dúvidas. Deixe também as suas contribuições nos comentários. Será um prazer lhe ajudar! Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.