Atividades com material dourado 3° ano

As primeiras séries do ensino fundamental contam com uma excelente ferramenta de aprendizagem. O material dourado é um recurso que garante um ensino mais divertido e dinâmico para as aulas de matemática.

No entanto, ainda que se trate de um material que facilita a compreensão dos números, ele deve ser utilizado respeitando a fase escolar em que cada turma se encontra. Isso significa que, mesmo sendo um facilitador de aprendizagem, o material dourado não terá grandes efeitos se usado da maneira errada.

Pensando nisso, neste artigo, separamos atividades com material dourado para o 3° ano. Caso você esteja procurando um conteúdo voltado para as séries anteriores, confira as atividades do 1° ano ou as atividades do 2°ano.

Como usar o material dourado?

O material dourado pode ser utilizado de diversas formas, seguindo o que citamos anteriormente com relação à fase escolar das crianças. Contudo, quando as atividades são bem planejadas, os resultados tendem a ser mais satisfatórios.

No geral, a ferramenta foi criada com a finalidade de auxiliar na aprendizagem do sistema de numeração decimal e ainda na resolução das operações básicas. Entretanto, esses objetivos evoluíram com o passar do tempo e, atualmente, já é possível usar o material para o ensino de frações, raiz quadrada, problemas matemáticos, dentre outras atividades.

No ensino tradicional, os alunos passam a dominar os algoritmos por meio de treinos exaustivos. No entanto, não conseguem compreender o que de fato estão aprendendo. Com o material dourado, a realidade muda: as relações que antes eram abstratas começam a ter uma imagem concreta e o ambiente de aprendizado se torna mais agradável e divertido.

Constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, o material dourado é usado para fazer referência a unidade, dezena, centena e milhar. Além disso, é um excelente facilitador para realizar operações de adição, subtração, divisão e multiplicação e ainda os demais campos da matemática que envolvem, obviamente, diversos exercícios por meio dos números. Vamos conhecer algumas das atividades possíveis de serem realizadas com ele. Confira abaixo!

05 Atividades com material dourado 3° ano

Apresentamos agora, 05 atividades com material dourado para o 3°ano. É importante lembrar que todas as sugestões foram desenvolvidas para o trabalho com as crianças da terceira série. Porém, caso a turma ainda não esteja preparada para as propostas abaixo, é possível voltar as dicas dos artigos anteriores até que elas se sintam seguras.

Além disso, caso seja o primeiro ano em que os pequenos estão tendo contato com o recurso, é fundamental explorá-lo da mesma forma que ocorre na primeira série, ou seja, por intermédio do manuseio livre, até que as crianças reconheçam e se familiarizem com as peças.

1. Ditado com peças

Esta atividade é sugerida para todos os anos do ensino fundamental. Entretanto, como na terceira série, normalmente, as crianças estão com a leitura e a escrita mais aprimoradas, é possível ampliar os níveis do ditado.

Para isso, além de mostrar um cubo e o aluno ter de escrever o número 01, por exemplo, também é interessante realizar ditados de cálculo como: 02 cubos + 01 barra = ? Desta forma, as crianças aprendem a escrever as operações matemáticas sem a necessidade de copiar da lousa, uma vez que o ditado não necessariamente precisa ser apenas com letras.

2. Problemas matemáticos

Os famosos “probleminhas” podem ser muito explorados com a ajuda do material dourado. O mais legal é que é possível solucionar os exercícios não só com a utilização do papel e lápis, mas também por meio das peças.

Neste tipo de sugestão, o professor pode entregar os problemas matemáticos em uma folha e pedir que os alunos solucionem com o material dourado. Além disso, pode realizar uma dinâmica, na qual os probleminhas são contados em voz alta e resolvidos em grupo, como por exemplo: João tinha 10 cubinhos e precisava comprar um vaso que custava 1 barra. Quantos cubinhos faltavam para completar o valor da compra?

3. Representação de unidades, dezenas e centenas

No 3° ano do ensino fundamental, é esperado que as crianças já dominem as unidades, dezenas e centenas, uma vez que começam a aprender sobre o assunto na primeira série. Com isso, é possível realizar atividades de representação, ou seja, os pequenos devem escrever ou falar a qual classe determinado número de peças faz referência.

Para isso, basta separar um grupo de cubinho, algumas placas e barras ou até mesmo distribuir desenhos do material dourado fracionado para que os alunos escrevam a representação ao lado. Por exemplo, 02 placas + 10 cubinhos é o mesmo que 02 centenas + 10 unidades.

4. Atividades impressas

Essa opção não pode faltar, isso porque os exercícios impressos auxiliam muito o professor na hora das ideias do que aplicar. É possível encontrar diversos sites que contém sugestões de acordo com a fase escolar, como é o caso da página “matemática divertida”, que disponibiliza uma série de atividades com material dourado.

Além disso, alguns também contam com a possibilidade de realização das atividades on-line (veja nesse link), sendo esta uma alternativa muito interessante, levando em consideração que, no mundo atual, dominar as ferramentas digitais é de extrema importância.

5. Interdisciplinaridade

As crianças do 3° ano do ensino fundamental já têm mais de um professor e, consequentemente, muito mais disciplinas. Em razão disso, é possível promover a interdisciplinaridade por intermédio do material dourado, ou seja, a ferramenta pode ser utilizada pelos professores de outras matérias.

Assim como o ditado com material dourado influencia diretamente na língua portuguesa, é possível trabalhar outras disciplinas, como a arte, por exemplo. Atividades para pintar o material dourado de acordo com o número e até mesmo confeccioná-lo são importantes para a inserção de múltiplos conhecimentos.

Além disso, matérias como geografia e história podem se beneficiar com o uso da ferramenta. Jogos de construção de locais com as peças, ou exploração da história do material dourado, tendem a promover a interdisciplinaridade e a possibilidade, inclusive, da criação de projetos que mesclam as matérias.

Gostou das nossas sugestões de atividades com material dourado 3° ano?

Chegamos ao fim das sugestões e esperamos que elas tenham sido úteis para auxiliar no dia a dia com as crianças do 3° ano. Como foi dito até aqui, existem inúmeras formas de se trabalhar com o material e, respeitando o tempo de cada turma, os resultados tendem a ser impressionantes.

O material dourado ajuda no entendimento da matemática, porém é muito válido para a interdisciplinaridade, por exemplo. Em outras palavras, alguns exercícios podem ser aplicados em conjunto, favorecendo até mesmo a interação entre as classes.

Se você gostou das nossas sugestões de atividades com o material dourado para o 3° ano, compartilhe este artigo para que outros professores e alunos também possam se beneficiar com as propostas deixadas aqui. E se quiser mais dicas como essa, fique ligado nos próximos conteúdos. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.