Atividades com material dourado 4° ano

Ensinar matemática para as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, deve ser muito mais que apenas transmitir conteúdos. Em outras palavras, deve se ter em mente que a disciplina consiste em ações pautadas na rotina diária de todas as pessoas. Olhar no relógio, preparar uma receita, fazer compras, todas essas coisas envolvem, de alguma forma, a matemática.

Em razão disso, para um aprendizado mais efetivo, nada melhor que trazer aos pequenos exercícios que promovam uma representação mais ampliada das relações numéricas. Neste contexto, entra o material dourado, criado para auxiliar na compreensão dos sistemas de numeração decimal e suas operações fundamentais.

Entretanto, é necessário ter cautela na hora de utilizá-lo, isso porque, cada ano escolar exige uma complexidade diferente e, por isso, neste artigo, trouxemos propostas de atividades com material dourado para o 4° ano. Caso os seus alunos ou filhos ainda não estejam nessa fase, retorne ao início do blog, e clique no conteúdo de acordo com a série correta.

Conhecendo um pouco o material dourado

O material dourado é uma criação de Maria Montessori (1870-1952), e tem como objetivo auxiliar as crianças a entenderem os algoritmos e ainda desenvolverem o seu raciocínio lógico. Ao utilizá-lo na abordagem pedagógica e lúdica do ensino da matemática, os pequenos passam a compreender as relações abstratas e ainda conseguem realizar as operações básicas da disciplina.

No que se refere à formação numérica, o material também pode ser usado para desenvolver a criatividade, o raciocínio motor e a autonomia, isto é, com ele, a criança se descobre mais segura e capaz de resolver os problemas, tornando-se mais ativa no processo educativo.

Nas aulas de matemática, o material dourado é utilizado especialmente para representar as classes numéricas, uma vez que os cubinhos fazem referência às unidades, a barra equivale à dezena, as placas representam a centena e o cubo, ou cubão, como também é chamado, corresponde ao milhar. Abaixo, você vai conhecer 05 atividades com material dourado do para o 4°ano. Acompanhe!

05 Atividades com material dourado 4° ano

As atividades abaixo foram criadas para aplicar ao 4° ano do ensino fundamental. No entanto, vale ressaltar que, em alguns casos, podem ser simples ou complexas demais. Tudo vai depender de como está o aprendizado da turma em questão.

Caso seja necessário, é possível retomar as sugestões dos anos anteriores ou adaptar os exercícios de forma que se tornem mais fáceis. O importante é respeitar o tempo das crianças para que o aprendizado seja mais efetivo. Confira as sugestões abaixo:

1. Operações fundamentais

As operações matemáticas são propostas para todas as séries, inclusive após o ensino fundamental. No entanto, para o 4° ano elas tendem a ser mais complexas e feitas com números maiores, ou seja, continhas como 10 + 20 não entram mais nesta lista. No lugar, são realizadas operações de 600 + 30, 500 – 50, 800 x 100, e assim por diante.

Desta forma, o uso do material dourado se torna mais amplo, uma vez que a utilização de cubinhos podem não ser tão benéficas. Nestes casos, as barras são as peças que mais ajudam a chegar ao resultado.

2. Problemas matemáticos

Os exercícios com problemas matemáticos também nunca acabam, inclusive, são excelentes para o aprimoramento do raciocínio lógico.

Nas atividades com os problemas, o uso do material dourado pode ser explorado tanto para realizar as contas necessárias para o resultado, quanto para que a criança aprenda por meio dele a fazer as operações sem dificuldades. Além disso, é possível desenvolver o cálculo mental por intermédio de suas próprias estratégias.

3. Frações

Ainda que as frações possam ser apresentadas nos anos anteriores, é no 4° ano que se tornam mais completas e complexas. Por esta razão, nada melhor que contar com o auxílio do material dourado para que o aprendizado ocorra de forma mais dinâmica.

Como este tipo de atividade demanda mais tempo de explicação e absorção de conhecimento, o ideal é investir em atividades para impressão que, além de auxiliarem com o tempo de aplicação, ainda contém instruções de realização. É possível encontrar exercícios de frações com material dourado diretamente no site: “Atividades pedagógicas”.

4. Jogos mais complexos

Os jogos são importantes ferramentas para o ensino da matemática, independentemente da fase escolar. Para o 4° ano, é indicado jogos com material dourado que façam com que os pequenos explorem as peças e trabalhem a interação.

Apostar nos desafios em grupos de perguntas e respostas é uma excelente opção, uma vez que faz com que as crianças aprendam ainda mais por meio das questões relacionadas à disciplina. Um exemplo são as perguntas sobre as peças do material dourado e até mesmo as contas que podem ser solucionadas com a ferramenta.

Além disso, jogos como “mercadinho do bairro” ajudam os pequenos a aprenderem sobre controle financeiro e dominarem o uso do material dourado, isso porque, precisam utilizá-lo para a realização das compras fictícias.

Para saber como realizar a dinâmica do “mercadinho do bairro”, acesse o nosso conteúdo sobre jogos com material dourado.

5. Representação de números grandes

As atividades de representação dos números são importantes durante toda a jornada do ensino fundamental. No entanto, nesta fase, é possível explorar números grandes e pedir que as crianças os representem por meio do material dourado. Por exemplo:

  • represente o número 1.450 com as peças do material dourado;
  • indique quais as peças do material dourado que correspondem ao número 3.560;
  • o número 6.224 é composto por quais peças do material dourado?

Por meio dessas questões, as crianças precisarão trabalhar de forma ampliada com as peças do material dourado para chegar aos números grandes. É interessante que atividades mais complexas sejam realizadas em grupo.

Tudo planejado para aplicar as atividades com material dourado 4° ano?

Ao fim deste conteúdo, é notável que as atividades com material dourado para o 4° ano são desenvolvidas para uma aprendizagem mais ativa dos alunos, na qual eles são capazes de construir o próprio conhecimento.

Vale ressaltar que o 4° ano é um marco, uma vez que é a partir dessa fase que o ensino se torna mais complexo e exigente com as crianças, pois elas estão sendo preparadas para o ensino fundamental II. Em razão disso, é importante que se tenha um bom planejamento antes da aplicação de qualquer atividade, respeitando o tempo de cada aluno.

Caso a sua turma não esteja tão avançada na disciplina, ainda é possível voltar aos nossos artigos anteriores e trabalhar com atividades mais simples, preparando o terreno para as mais difíceis.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de comentar a sua opinião e compartilhá-lo com outros professores para que as dicas de atividades com material dourado 4° ano alcancem mais turmas. Até a próxima!

 

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