Atividades com material dourado 5° ano

O 5° ano do ensino fundamental, é um divisor de águas para os alunos. Isso porque, é o encerramento de uma etapa e o início de uma nova fase. Por esta razão, é fundamental explorar os mais diversos recursos em sala de aula, para que o aprendizado neste período seja o mais efetivo possível.

Neste cenário, não podemos deixar de mencionar as aulas de matemática, vistas pela maioria das pessoas como uma das matérias mais difíceis, independentemente da série escolar. Uma ferramenta que tem ajudado na melhor compreensão da disciplina é o material dourado, que auxilia as crianças por meio de uma base sólida, despertando o interesse pelos números.

Em razão disso, neste conteúdo, você conhecerá 05 atividades com material dourado 5° ano, que envolvem estratégias e práticas pedagógicas, para tornar o ensino da disciplina mais envolvente e significativo, promovendo melhores resultados nas aulas de matemática. Vamos conhecê-las? Continue com a gente!

O material dourado na sala de aula

O material dourado é um recurso pedagógico, cujo objetivo é facilitar o aprendizado nas aulas de matemática. Não é de hoje que ele vem sendo amplamente utilizado em escolas do mundo todo. Sua finalidade é atrair a atenção dos alunos e oferecer diversas opções de atividades interativas, como meio de explorar os conceitos fundamentais da disciplina.

Desde a compreensão dos números básicos, até exercícios mais complexos, como a resolução de problemas, por exemplo, o material dourado dispõe de uma abordagem prática e visual que garante uma aula mais dinâmica. Além disso, ele amplia as habilidades e a autonomia das crianças, enquanto estudantes.

Composto por cubinhos, barras, placas e o chamado “cubão”, o recurso permite que alunos e professores consigam identificar o valor de cada peça. Ou seja, um cubinho, por exemplo, faz referência ao número 01, já uma barra, representa o número 10. Adicionalmente, o material dourado também auxilia no reconhecimento de unidade, dezena, centena e milhar.

Por meio do uso do material dourado, os alunos passam a ter uma visualização e compreensão de conceitos matemáticos que, no livro didático, são apenas abstratos. Como o valor posicional, as operações básicas e, até mesmo, proporções e frações.

Assim, ao utilizá-lo nas aulas de matemática, as crianças conseguem construir números, realizar somas, subtrações, divisões e multiplicações. Ademais, ainda exploram a matéria de forma mais prática e envolvente.

Por fim, é importante destacar que, o material dourado em sala de aula também auxilia com o desenvolvimento do raciocínio lógico, à medida que as crianças são desafiadas, por intermédio dele, a pensar criticamente e aplicar tudo o que aprendeu nos anos seguintes.

05 Atividades com material dourado 5° ano

As atividades com material dourado 5° ano são, normalmente, mais complexas do que as de 1° a 4°ano. Isso ocorre porque, conforme mencionamos no início deste artigo, a 5ª série é a transição de fase da criança e, portanto, exige muito mais durante o aprendizado.

No entanto, todas as sugestões abaixo são completamente adaptáveis, ou seja, se a turma ainda não estiver em determinado nível, é possível reduzir a dificuldade. Além disso, se você preferir, pode optar por aplicar as atividades do 4° ano, para iniciar essa nova jornada. Confira a seguir, 05 sugestões:

1. Operações matemáticas

Em primeiro nas nossas sugestões, estão as operações matemáticas, que precisam ser aplicadas em todas as séries escolares. No entanto, no 5° ano, os cálculos devem ser mais complexos, assim como já sugerido para o 4° ano.

É fundamental utilizar a divisão e a multiplicação frequentemente, inclusive, fazendo com que os alunos formem grupos para dividir e multiplicar as peças entre si, na prática, e não somente no papel. Desta forma, terão uma visão mais ampla e aprenderão a manipular quantidades concretas, facilitando o processo nas operações matemáticas.

2. Frações

É sugerido também, que as frações sejam atreladas ao uso do material dourado. Por meio da ferramenta, as crianças do 5° ano já podem construir, adicionar, subtrair e encontrar frações equivalentes.

Além disso, assim como ocorre nas operações básicas, quando os alunos lidam com as frações de forma concreta, tendem a aprender mais rapidamente. Isto é: uma coisa é explicar fração com a foto de uma pizza de 8 pedaços, outra bem diferente, é deixar que as crianças repartam o material dourado e compreendam a divisão, na prática.

3. Problemas matemáticos

No 5° ano, os problemas matemáticos devem ser ainda mais complexos que nos anos anteriores. Ou seja, podem ter a solução dividida por etapas. Neste caso, muito mais que realizar uma conta, o problema precisa ser criado de forma que, diversas contas tenham que ser realizadas para chegar à conclusão.

Nesta atividade, é sugerido que o próprio problema escrito seja trabalhado por fase, isto é, um cálculo para cada pergunta. Ademais, nesta série, já é possível trabalhar com problemas do mundo real, como planejamentos, orçamentos, desconto em compras, e assim por diante.

4. Geometria

Muita gente não sabe, mas o material dourado também é um excelente recurso para que os alunos aprendam a classificação de sólidos geométricos. Isso porque, com o auxílio da ferramenta, é possível explorar cubos, paralelepípedos, prismas e pirâmides.

O ideal é, pedir que as crianças classifiquem os sólidos geométricos, conforme as suas características, isto é, arestas, número de faces, e vértices. Elas podem descrever as propriedades, bem como fazer um comparativo entre elas.

5. Atividades impressas

Para o 5° ano, as atividades impressas são muito importantes, uma vez que, por intermédio delas, além da matemática, as crianças também praticam a leitura e a interpretação.

Estas atividades, tanto podem ser feitas de forma manual, ou seja, elaboradas pelo próprio professor, quanto impressas diretamente de sites educativos na internet. Na página: matemática divertida, por exemplo, você encontra diversas opções gratuitas, para utilizar nas aulas.

Além disso, nesses exercícios, pode haver uma compilação de todas as sugestões que deixamos aqui, desde operações matemáticas, até geometria. Basta ter criatividade e elaborar as atividades de acordo com a fase em que as crianças estão. Uma dica é, deixar as atividades impressas como encerramento de bimestre, período propício para avaliar o que foi aprendido.

Tudo pronto para aplicar as atividades com material dourado 5° ano?

Ao final deste artigo, esperamos que nossas sugestões de atividades com material dourado 5° ano, tenham sido úteis e inspiradoras para transformar as suas aulas de matemática. É importante lembrar que, o aprendizado se torna mais significativo à medida que implementamos recursos práticos e lúdicos ao seu processo.

O material dourado é uma ferramenta versátil, que auxilia as crianças de todos os anos escolares, na compreensão dos mais diversos conceitos da matemática, de forma concreta. Em outras palavras, ao promover a interação e a manipulação desse recurso, você garante uma experiência mais eficaz no aprendizado.

Portanto, não hesite em aprimorar as atividades em sala de aula. Lembre-se que, além das atividades sugeridas aqui, todos os exercícios contidos nos livros didáticos também podem ser adaptados para o uso com o material dourado.

Proporcione uma aprendizagem mais significativa e duradoura para os seus alunos. E, caso queira conhecer mais atividades com o material dourado, acesse o nosso outro conteúdo sobre o assunto, clicando aqui! Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.