Como usar o material dourado na educação infantil?

O material dourado foi criado no século XX, por Maria Montessori (1870-1952), médica italiana que se dedicou por muitos anos ao aprendizado de crianças deficientes. Antes chamado de “material de contas douradas”, o recurso foi criado com a finalidade de melhorar o entendimento da matemática.

Embora seja uma ferramenta antiga, ainda é muito utilizado nos dias atuais, especialmente nas escolas. No entanto, a dúvida de muitos pais e professores que ainda não conhecem o recurso é como usar o material dourado na educação infantil, uma vez que as crianças nessa fase ainda nem foram alfabetizadas.

Para responder essa questão, neste artigo, vamos falar detalhadamente sobre assunto e também como aproveitar o material dourado da melhor forma possível, independentemente do ano escolar. Acompanhe a leitura!

Qual a importância do uso do material dourado?

O material dourado foi criado para que as crianças pudessem compreender melhor a disciplina da matemática, como o sistema de numeração decimal e os métodos para realizar as operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Maria Montessori acreditava que o aprendizado do ensino tradicional, consistia apenas em treinar a matéria de forma exaustiva e sem o devido entendimento. Por essa razão, investiu no material dourado acreditando que por meio do seu uso, as crianças passariam a ter uma imagem concreta das relações numéricas e, assim, poderiam compreendê-las melhor.

A sua proposta foi bem aceita e ainda que a ferramenta elaborada tivesse a idealização de trabalhar apenas a aritmética, ela também seguiu os princípios montessorianos e auxiliou os pequenos a desenvolverem a sua independência, concentração e coordenação. Além disso, ainda gerou experiências mais concretas e melhorou o trabalho com os sentidos da criança.

Nos dias atuais, o uso do material dourado continua com essa mesma linha de raciocínio e segue sendo fundamental na sala de aula. Por intermédio da sua utilização, as crianças aprendem enquanto brincam e ainda têm uma visão mais dinâmica do aprendizado da matemática.

Por que usar o material dourado na educação infantil?

De acordo com o psicólogo Jean Piaget (1896-1980), as crianças começam a realizar operações aritméticas, a partir da manipulação de objetos como pedrinhas, botões, tampinhas e assim por diante. É por meio desse tipo de experiência que os pequenos desenvolvem o raciocínio abstrato.

No entanto, apenas usar esses objetos não basta, é preciso que exista um objetivo por trás da sua utilização, levando a criança a compreender por que o manuseio está sendo feito. É neste contexto que entra o material dourado na educação infantil.

Ainda que a ferramenta tenha sido criada com a finalidade de ensinar operações matemáticas e ajudar com a resolução de problemas, ele também auxilia com o trabalho dos sentidos, fazendo com que os pequenos melhorem a sua concentração e ordem, como já citamos aqui.

Ao desenvolver o trabalho com o material dourado na educação infantil, as crianças passam a descobrir o mundo através do toque. Em outras palavras, as atividades sensoriais desempenham uma função essencial, a de fazer com que o pequeno aprenda por intermédio da manipulação.

Maria Montessori defendia que todo o caminho da aprendizagem passava pelas mãos, isto é, que todo e qualquer toque tinha a finalidade de explorar e decodificar o mundo. Ela acreditava que as crianças precisavam tocar os objetos para só então reconhecê-los e, por essa razão, foi a idealizadora de tantas atividades sensoriais na educação infantil.

Como usar o material dourado na educação infantil na prática?

Como já mencionamos, é importante que os alunos tenham contato com o material dourado desde os primeiros anos na escola. No entanto, quando pensamos na educação infantil, fica claro que para essa faixa etária a utilização da ferramenta deve ser feita de forma lúdica.

Para isso, é importante em um primeiro momento, deixar que os alunos manipulem o material de forma livre, ou seja, brinquem como quiserem. Essa etapa é fundamental para que eles se familiarizem com o recurso. Assim, perceberão seu formato e os tipos de peças que o compõem.

Por meio da liberdade do manuseio, as crianças vão encontrar suas próprias maneiras de se divertir com ele e, somente após isso, é que o professor deve encontrar outras soluções para integrar o material dourado em suas aulas.

Dentre as propostas que podem ser feitas com o material dourado na educação infantil, podemos destacar:

  • jogos livres;
  • trocas de peças;
  • atividades de reconhecimento;
  • inserção ao universo dos números.

Embora pareça que o material dourado só começa a fazer sentido a partir do 1° ano escolar, isso não é verdade. Inclusive, quando os pequenos têm contato com a ferramenta desde a educação infantil, já chegam ao ensino fundamental mais preparados para o seu uso na matemática.

Em outras palavras, investindo em jogos livres, trocas de peças e ensinando as crianças a reconhecerem os números de 01 a 10 com a ajuda do material dourado, esses alunos são instruídos a desenvolverem um melhor aprendizado com o recurso nos próximos anos.

Entendeu como usar o material dourado na educação infantil?

Diferentemente do ensino fundamental, no qual as atividades com material dourado têm a finalidade de ensinar aritmética de forma concreta, na educação infantil ele possui outra função. Muito mais que apenas auxiliar com a disciplina, ele ainda ajuda o pequeno a descobrir o mundo através do manuseio.

No decorrer deste conteúdo, também pudemos perceber que o uso dessa ferramenta na educação infantil ainda tem o objetivo de preparar as crianças para os próximos passos, ou seja, fazer com que entrem na primeira série familiarizadas com o material.

Portanto, é fundamental que os pequenos iniciem o contato com o material dourado desde cedo, para aprenderem enquanto se divertem e, além disso, conhecerem os benefícios que a ferramenta proporciona.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outros professores, para ajudá-los com as ideias de como usar o material dourado na educação infantil e aproveitarem ainda mais as vantagens desse recurso. E, se quiser algumas dicas de jogos com o material dourado, não deixe de conferir o nosso artigo sobre o assunto. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.