Como usar o material dourado virtual?

Diante dos avanços tecnológicos, especialmente após a pandemia do novo coronavírus, ficou claro que é perfeitamente possível estudar de forma on-line. No entanto, como pudemos presenciar de 2020 para cá, é fundamental que no caso das crianças, o acompanhamento dos professores e responsáveis aconteça diariamente para melhores resultados.

Os jogos, por exemplo, são recursos on-line muito utilizados quando o assunto é aprender e ensinar no âmbito digital. Eles têm a função de promover a aprendizagem, enquanto os pequenos se divertem. No ensino da matemática, o material dourado é uma ferramenta muito usada em sala de aula e também aparece em vários sites educativos.

Em razão disso, neste conteúdo, você vai entender como usar o material dourado virtual, ou seja, de que forma é possível entreter as crianças, fazendo com que elas aprendam à mesma medida em que brincam no computador ou dispositivos móveis. Venha conhecer as possibilidades com a gente!

Antes de tudo, o que é o material dourado?

O material dourado é uma das muitas ferramentas criadas por Maria Montessori (1870-1952), médica e educadora italiana, para ajudar as crianças com o aprendizado da matemática.

O desenvolvimento do material segue a linha de princípios montessorianos. Isto é, dá ênfase à educação sensorial, auxiliando os pequenos a conquistarem a sua independência, confiança, concentração, coordenação e ordem. Além disso, gera experiências concretas e faz com que todos os sentidos sejam igualmente trabalhados.

A criação do material dourado teve o intuito de ajudar com o ensino e a aprendizagem dos algoritmos. No entanto, com a evolução, atualmente esse tipo de material também é muito utilizado para o estudo de frações, resolução de problemas matemáticos, raiz quadrada, entre outras atividades relacionadas à disciplina.

De acordo com os métodos tradicionais, os pequenos acabam estudando matemática por meio de treinos cansativos, os quais levam a nem mesmo compreender o que fazem. Já com o material dourado, o cenário muda, uma vez que as relações numéricas passam a ter uma imagem concreta, favorecendo a compreensão e tornando o aprendizado mais prazeroso.

Como usar o material dourado virtual na prática?

Como vimos, o material dourado é uma excelente forma de ajudar as crianças a compreenderem a disciplina da matemática. No entanto, muito mais que uma ferramenta física, é possível usá-lo de forma virtual.

Existem três maneiras efetivas de trazer o material dourado não somente para a escola, como também para a casa, no contexto digital. Em outras palavras, caso a instituição educadora tenha uma sala de informática ou faça o uso de tablets, os pequenos podem usar o recurso apenas pela tela do computador ou dispositivos móveis.

Contudo, como afirmamos acima, caso a escola não disponha dessa opção, os pais podem acessar os sites que indicaremos a seguir e realizar os jogos propostos com as crianças, ajudando a entenderem a matéria de forma mais simples e dinâmica. Além disso, é possível que o professor também use as ideias on-lines e as transformem em atividades concretas.

A seguir, você acompanha as nossas dicas de como usar o material dourado virtual!

Atividades para a impressão

A primeira e talvez a principal forma de utilização do material dourado virtual, por intermédio da impressão de atividades. Ou seja, o professor ou os pais acessam determinados sites e imprimem os exercícios propostos.

Dentre as muitas opções possíveis de se encontrar estão:

  • atividades de soma e subtração;
  • atividades de divisão e multiplicação;
  • atividades de resolução de problemas;
  • jogos livres e de construções;
  • jogos de perguntas e respostas.

Um bom exemplo do que foi destacado é o site Matemática Divertida. Nele, é possível encontrar diversos materiais em pdf, disponíveis para a impressão e de acordo com o ano escolar da criança.

Outra opção de site com atividades com o material dourado para imprimir.

Vídeos educativos

Caso não seja possível imprimir as atividades, uma outra alternativa é usar os vídeos disponíveis na internet que explicam sobre o uso do material dourado. Em outras palavras, é como se as crianças estudassem de maneira on-line.

Neste tipo de conteúdo, os pequenos aprendem as quatro operações matemáticas, composição numérica e tudo o que pode ser feito com o material dourado. Além disso, é fundamental lembrar que os vídeos também são divididos por faixa etária ou ano escolar.

O site “Matemática divertida” também tem uma sessão exclusiva de vídeos sobre o material dourado. No entanto, também é possível encontrar bastante conteúdo gratuito no YouTube.

Jogos on-line

Por fim, uma boa opção de como usar o material dourado virtual, é por meio dos jogos on-line. Assim como os demais jogos, esses também são desenvolvidos para a conquista de pontos na finalização. No entanto, a proposta é ainda maior, pois abrange o aprendizado da matemática, enquanto se joga.

É sugerido que as crianças joguem umas com as outras, ou seja, respeitando a vez do amigo, porém fazendo a anotação dos acertos. Isso é importante para que a interação entre os pequenos não seja prejudicada.

Sites como “atividade digital” e “escola games” são excelentes no que tange a construção de boas dinâmicas virtuais com o material dourado. Para executá-las, basta acessá-los e entrar no jogo. Os pontos são computados, à medida em que as etapas são cumpridas.

Entendeu como usar o material dourado virtual?

Ao fim deste conteúdo, fica ainda mais claro que não há limites quando o assunto é educação escolar, não é mesmo? A internet pode ser uma grande facilitadora, com a oferta de diversas soluções de aprendizado, especialmente para as crianças.

Contudo, cabe aos pais e professores aproveitarem esses recursos para que os pequenos possam fazer o uso das mais diferentes ferramentas, como é o caso do material dourado. Como pudemos ver, as opções são infinitas e para utilizá-las basta ter acesso ao tablet/computador e, em alguns casos, a impressora.

Se você quer mais dicas de como usar o material dourado, acesse o nosso conteúdo sobre “Jogos com material dourado” e “Atividades com o material dourado” e fique por dentro de todas as possibilidades para aproveitar melhor a ferramenta.

Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar este artigo com outras pessoas que precisam de sugestões para aulas de matemática mais dinâmicas e divertidas. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.