Combinar jogos com Material Dourado no 5.º ano, é uma excelente forma de ensinar matemática nas turmas que antecedem o Ensino Fundamental II. Isso porque, nessa fase, os alunos estão migrando para conteúdos mais complexos e extensos, e tendem a perder a motivação na aprendizagem.
Contudo, por se tratar da chamada “pré-adolescência”, deve-se ter cuidado para não aplicar jogos infantis demais, pois também será um erro para a idade. O ideal, é equilibrar as dinâmicas para que elas sejam atrativas e acompanhem a faixa etária dos alunos.
Contudo, tratando-se de jogos com Material Dourado, isso não é muito difícil, uma vez que as peças douradas são excelentes para adaptar aos mais diferentes níveis de ensino. Com elas, é possível construir dinâmicas das mais fáceis as mais complicados, sem nenhuma dificuldade.
Se deseja conhecer sugestões de jogos com o Material Dourado do 5.º ano, continue a leitura deste artigo.
Por que usar jogos com Material Dourado no 5.º ano?
Usar jogos com Material Dourado no 5.º ano é fundamental, pois, como mencionamos, a série em questão prepara os alunos para um novo ciclo de aprendizagem: o Ensino Fundamental II.
Neste contexto, podemos destacar a importância de se aplicar essa abordagem não somente para que os alunos compreendam a disciplina, como também, para aprimorar habilidades importantes.
Ao inserir o Material Dourado nas dinâmicas de matemática, os estudantes exercem mais o raciocínio lógico e a colaboração. Isso porque, a maioria das atividades propostas exige pensamento rápido e trabalho em equipe, o que irá beneficiá-los não somente na escola, como durante a vida.
Por fim, vale dizer que os jogos com Material Dourado para o 5.º ano garantem que os alunos participem mais ativamente das aulas e ainda experimente situações do mundo real aplicadas em conceitos matemáticos.
5 sugestões de jogos com Material Dourado 5.º ano
A seguir, você confere 5 sugestões de jogos com Material Dourado no 5.º ano. É importante destacar que todas as atividades podem ser adaptadas seguindo os objetivos que devem ser alcançados por cada turma. Acompanhe!
1. Labirinto matemático
O “labirinto matemático” é um jogo que estimula os alunos a realizarem contas mais rapidamente, desenvolvendo a habilidade do cálculo mental. Para jogá-lo, basta o professor desenhar um labirinto no chão ou sobre um papel e inserir diferentes operações matemáticas em cada célula.
Antes do início do jogo, deve ser estipulado qual o resultado que o vencedor deve atingir para sair do labirinto. Cada participante, na sua vez, precisa realizar cálculos com a ajuda do Material Dourado para avançar no caminho. Esses cálculos podem ser somas, subtrações, multiplicações ou divisões, previamente planejadas pelo professor.
Assim, suponhamos que, para chegar ao final, o aluno precise atingir o resultado de 1.000. Para isso, deve fazer os cálculos exigidos durante o trajeto, como, por exemplo: “2 x 100”, “150 +200”, “1.200 – 900”. À medida que cada aluno for realizando as operações em cada uma das células em que estiver posicionado, pode avançar ou regredir no labirinto. Vence aquele que alcançar o número determinado no começo do jogo.
É importante destacar que o professor precisa definir o percurso correto antes de iniciar a competição. Ou seja, algumas células, obrigatoriamente, precisam combinar as operações para se chegar ao resultado que leva ao fim do labirinto. Por isso, antes de apresentar a dinâmica, é necessário planejá-la minuciosamente.
2. Missão de divisão
Os jogos com Material Dourado para o 5.º ano, devem explorar todas as operações matemáticas, especialmente a divisão, na qual os alunos costumam ter mais dificuldades. Em razão disso, uma excelente sugestão de dinâmica é a “missão de divisão”.
Nela, ao invés de as crianças realizarem cálculos no papel, elas devem compartilhar os blocos dourados. Desta forma, conseguem aprender na prática como funciona a divisão. Vale destacar que as divisões precisam ser complexas, em outras palavras, é ideal seguir os exercícios propostos nos livros didáticos da série.
A dinâmica pode ser feita em grupo. Assim, as equipes recebem uma determinada quantidade de blocos dourados e a missão de dividir essas peças igualmente. Por exemplo, caso tenha 100 blocos e estejam em um grupo de 3 pessoas, entenderão o conceito de “resto” na divisão. Já em um grupo de 4 pessoas, irão notar que a conta será redondinha.
3. Estimativa de tesouro
Diferentemente da conhecida e infantil gincana de “Caça ao tesouro”, o jogo “Estimativa de tesouro”, têm o objetivo de estimular as habilidades de estimativa e noção de quantidade. A dinâmica é simples, mas pode promover um espírito competitivo entre os alunos.
O professor deve colocar uma quantidade de peças douradas em um saco escuro ou uma caixa sem aberturas e começar os lances. Cada um dos alunos deve dar uma estimativa, ou seja, um palpite sobre quantos blocos existem ali. Quando todos expressarem a sua opinião, o saco será aberto, revelando a quantidade.
Para tornar o jogo ainda mais atrativo, vale apostar em uma premiação para os alunos que acertarem ou chegarem próximos do valor. Os presentes podem ser desde chocolates, até pontos na disciplina, por exemplo. O importante é estimular os estudantes para que se sintam desafiados durante a dinâmica.
4. Quebra-cabeças de frações
Explorar as frações é super importante no 5.º ano do ensino fundamental. Por meio dos jogos com Material Dourado, os alunos conseguem compreendê-las de maneira mais simples e concreta. O jogo: “Quebra-cabeças” com frações, tem início quando cada um dos alunos recebe um conjunto de blocos dourados.
A partir daí, eles devem combinar diferentes peças para criar frações visuais. Por exemplo, combinando um bloco de dezenas, com dois blocos de unidades, eles formam a fração 10/2, que é igual a 5. Desta forma os estudantes conseguem entender as partes de um todo.
O objetivo do jogo é montar esse quebra-cabeça da forma que mais faz sentido a cada um deles, isto é, representando o maior número de frações possíveis com todas as peças que receberem.
5. Histórias matemáticas
Por fim, a nossa última sugestão de jogos com Material Dourado para o 5.º ano, são as histórias matemáticas. Apresentar problemas do mundo real aos alunos e solicitar que os resolvam usando as peças douradas, auxilia na contextualização dos conceitos matemáticos.
Em outras palavras, para aplicar esse jogo, basta apresentar uma história real, isto é, um problema visto na televisão, jornal, revista ou demais veículos de comunicação, e pedir que os alunos insiram o Material Dourado para solucioná-los. Ou seja, suponhamos que o professor encontre uma reportagem que fale sobre uma pessoa que está processando o banco por uma cobrança indevida.
Além de ser uma história real, é uma situação na qual o Material Dourado pode ser aplicado para somar o valor cobrado erroneamente, bem como a multa indenizatória que a pessoa lesada deve receber. Esse tipo de jogo ajuda os alunos a conectarem a matemática à vida cotidiana, encarando a disciplina como parte do dia a dia.
Jogos com Material Dourado no 5.º ano: transforme as aulas de matemática!
Até aqui você conseguiu notar que os jogos com Material Dourado para o 5.º ano, além de práticos e interativos, transformam as aulas de matemática, não é mesmo? O principal objetivo dos professores, bem como das escolas, é o de promover um ensino mais dinâmico, que chame a atenção dos alunos.
Neste cenário, a junção dos jogos com o Material Dourado, auxilia em uma aprendizagem mais concreta, significativa e, que acima de tudo, mantém os estudantes interessados nas aulas. Ademais, cada um deles têm a importante função de fortalecer a compreensão dos alunos sobre os mais diferentes conceitos matemáticos.
Em razão disso, a sua missão agora é trabalhar com o Material Dourado para que a sua turma se beneficie com todas essas vantagens. Vale dizer que as atividades destacadas aqui podem ser adaptadas a um nível mais simples ou mais complexo, dependendo das necessidades de cada turma.
Se este artigo foi útil, compartilhe para auxiliar outras pessoas com as nossas sugestões de jogos com o Material Dourado para o 5.º ano. Lembre-se também de deixar as suas impressões nos comentários abaixo, pois elas ajudam no enriquecimento do conteúdo. Boa aula!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.