Matemática no 1° ano: conheça 6 estratégias de ensino para melhores resultados em sala de aula

Falar de Matemática no 1° ano é um assunto com muitas vertentes. Isso porque, além do planejamento pedagógico, há também a preocupação com a alfabetização das crianças. Neste contexto, o ensino da Língua Portuguesa, muitas vezes, deixa a Matemática em segundo plano.

No entanto, embora nem todos saibam, os números também fazem parte da alfabetização. Melhor dizendo, o processo de ler e escrever está associado ao letramento matemático, ou seja, às habilidades de representar, comunicar, raciocinar e argumentar matematicamente.

Além disso, é importante lembrar que os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental estão no processo de transição. Melhor dizendo, acabaram de deixar a Educação Infantil e agora percorrem um trajeto com mais responsabilidades e menos brincadeiras.

Diante disso, a matemática pode parecer mais desafiadora. Mas, a boa notícia, é que não precisa ser! Em outras palavras, se você, professor (a) acredita que a disciplina se resume a uma lista de exercícios, leia este conteúdo e repense o assunto.

Por que ensinar Matemática no 1° ano?

Ensinar Matemática no 1° ano é importante por diversas razões que vão além do currículo escolar. A principal delas, é fazer com que as crianças consigam identificar os números presentes em seu cotidiano. Melhor dizendo, saibam contar, somar, subtrair e solucionar pequenas questões do dia a dia.

No entanto, como dito acima, é preciso lembrar que o aprendizado da leitura, escrita e conceitos matemáticos devem andar juntos. Isso significa que de nada adianta um aluno se alfabetizar em Língua Portuguesa, se ele não souber reconhecer números e símbolos da matemática.

Afinal, a interpretação de textos também demanda o “raciocinar matematicamente”.

Um bom exemplo disso está na grade de aulas. Um aluno da primeira série deve se organizar para os seus estudos semanais e, normalmente, essa organização depende dos horários, além dos dias da semana. Logo, reconhecer os números é fundamental.

Fonte: Escola Videira

Outro exemplo são as placas de trânsito que, embora não pareçam importantes para os pequenos em um primeiro momento, demandam atenção.

Eu poderia citar mais uma infinidade de exemplos, mas acredito que os mencionados tenham sido suficientes para você entender que palavras e números se complementam. Assim, a Matemática é tão importante quanto a Língua Portuguesa na primeira série do Ensino Fundamental.

Juntas, levam o estudante a compreensão de diferentes tipos de textos, incluindo aqueles que usam mais de uma área de conhecimento para a sua interpretação.

6 estratégias para fazer o ensino de Matemática no 1° ano dar certo!

Acompanhe, agora, 6 estratégias para fazer o ensino de Matemática no 1° ano dar certo, na prática! Com pequenas implantações a aula se torna mais dinâmica, atrativa e gera melhores resultados.

1. Elabore um planejamento semanal

O planejamento semanal, ou semanário, como também é chamado, é o ponto de partida para o sucesso de qualquer aula. Isso porque, ele é quem auxilia um professor a não se perder na hora de aplicar conteúdos.

Vamos combinar que planejar qualquer dinâmica em uma sala de aula não é algo tão simples, especialmente quando falamos de primeiro ano. Por isso, encontrar algumas horinhas no dia para o planejamento semanal é fundamental.

Assim, no semanário, você deve colocar tudo o que deseja trazer para as aulas durante a semana. A partir do conteúdo, você vai detalhar as etapas, as questões e as atividades de intervenção. Ao final da semana, o ideal é registrar as observações das aulas, enfatizando o que deu certo e aquilo que precisa de reajustes.

2. Promova um ambiente propício à aprendizagem dinâmica da matemática

Como dito no início deste artigo, os alunos do primeiro ano estão em fase de transição. Logo, para bons resultados no ensino da matemática é preciso promover um ambiente propício à aprendizagem dinâmica da matéria.

Em outras palavras, é necessário criar um espaço pautado no diálogo e nas interações com professor e colegas. Isso porque, é importante deixar que os pequenos falem sobre as percepções com a disciplina e questionem aquilo que não entenderem.

O ideal é estimular a problematização, reflexão e argumentação matemática e permitir que as trocas ocorram para um maior aprendizado.

3. Crie um cantinho da matemática na sala de aula

É muito comum nos depararmos com salas de aulas cheias de cartazes com alfabeto e placas com um avião e a letra A, por exemplo. Estou correta? No entanto, na matemática isso não deve ser diferente.

Por isso, reserve um espaço para materiais manipuláveis como o Ábaco, Material Dourado, e outros que auxiliem no aprendizado da matéria. Além disso, disponibilize também:

  • réguas;
  • calculadoras;
  • panfletos de mercado;
  • calendários;
  • materiais de contagem;
  • blocos de encaixe;
  • dentre outros.

Lembre-se também de elaborar quadros de números com a turma para fixar na parede e utilizá-los na hora das atividades.

4. Promova a socialização nas aulas de matemática

Embora muitas pessoas acreditem que as aulas de matemática devem ser individuais, isso não é verdade. Aquela antiga imagem do aluno sentado realizando contas infinitas com o caderno e a lousa deve ficar no passado, principalmente no primeiro ano.

Para melhores resultados matemáticos, o ideal é apostar em jogos e atividades dinâmicas em grupo. Esse tipo de socialização permite a troca de conhecimento. Inclusive, é durante as brincadeiras competitivas que os alunos costumam dar o melhor de si para alcançarem a solução dos problemas apresentados.

5. Tenha intencionalidade pedagógica em todas as aplicações

De nada adianta aplicar matemática porque ela deve ser aplicada. Toda atividade deve ter intencionalidade pedagógica, ou seja, competências e habilidades a serem alcançadas ao final da proposta.

Por exemplo, se você trouxer uma aula de jogos com material dourado, precisa explicar aos alunos qual o objetivo da dinâmica. Normalmente, as atividades para o primeiro ano têm a finalidade de auxiliar no reconhecimento de números, ampliação de conceitos e melhora da socialização.

6. Valorize a leitura e a escrita durante as aulas de matemática

É importante ressaltar, mais uma vez, que a leitura e a escrita devem caminhar juntas no processo de alfabetização matemática. Por isso, você deve valorizá-las durante o ensino dos conceitos matemáticos.

Uma forma de fazer isso é apresentar diferentes tipos de textos que contenham informações matemáticas. Vale dizer que essa não é uma tarefa difícil, uma vez que qualquer livro pode referenciar números se considerarmos quantidade de páginas, personagens e ilustrações.

Além disso, histórias que contenham gráficos e tabelas simples também são bem-vindas durante a aprendizagem. Muito mais que matemática, as crianças também vão aprender a interpretar esses tipos de dados quando aparecem em textos. – Aqui, entra o exemplo da placa de trânsito.

Não se esqueça de introduzir a escrita ao fim dessas propostas. Por exemplo: quantos conceitos matemáticos os pequenos descobriram dentro do texto e qual a importância de cada um deles.

A produção escrita é muito importante para o ensino de todas as disciplinas, afinal, em todos os livros didáticos há interpretação e desenvolvimento de texto. Por isso, procure mesclá-los para melhores resultados.

Viu como o universo da Matemática no 1° ano é extenso?

No começo deste artigo frisei que a Matemática no 1° ano tinha muitas vertentes, e tem! Além do ensino da disciplina, propriamente dito, há uma série de questões que envolvem a matéria. A presença dos números no cotidiano das crianças e a necessidade de mesclar a leitura e a escrita são algumas delas.

Neste cenário, é importante ter atenção aos detalhes, como um bom planejamento de conteúdo semanal e a intencionalidade pedagógica. Além disso, o preparo do ambiente físico e emocional também auxiliam em bons resultados.

A grande verdade é que o ensino-aprendizagem, seja ele qual for, precisa colocar os pequenos como protagonistas. Embora o professor, a lousa e o livro sejam essenciais, são as falas, os questionamentos e a interação dos alunos que dão vida às dinâmicas e atividades.

Por isso, aposte nas dicas deixadas aqui e proporcione uma aula mais prazerosa aos seus alunos em fase de transição. Mostre a eles que a Matemática no 1° ano não é tão difícil como parece.

Inclusive, compartilhe o conteúdo com os seus colegas para que eles também mudem a percepção acerca da disciplina.

Boa aula e até a próxima!

 

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