Operações Básicas da Matemática no Ensino Fundamental I: quais são e por que ensiná-las?

Adição, subtração, multiplicação e divisão, essas são as quatro Operações Básicas da Matemática. Além de serem indispensáveis para o entendimento da disciplina, ainda são consideradas o ponto de partida do currículo escolar.

Isso porque, desde a Educação Infantil, já é necessário ensinar as crianças a somar, subtrair, multiplicar e dividir, mesmo que por intermédio de atividades lúdicas. Contudo, no Ensino Fundamental I, a ideia é combinar as propostas recreativas com as noções mais complexas da matéria.

Dito isto, neste conteúdo, vamos falar em detalhes sobre as Operações Básicas da Matemática no Ensino Fundamental e destacar a sua importância. Continue a leitura e entenda mais sobre esse conceito.

Quais são as Operações Básicas da Matemática?

Como dito acima, as Operações Básicas da Matemática são a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Abaixo, você conhece cada uma delas em detalhes.

Adição

A adição é considerada a primeira Operação Básica da Matemática. Segundo o dicionário Priberam ela significa:

“Ato ou efeito de adicionar; porção que se junta; operação na qual se juntam duas ou mais parcelas para se obter um número total, ou seja, soma.”

Assim, podemos dizer que a adição é usada quando queremos tornar maior ou juntar uma coisa à outra. Em outras palavras, trata-se de uma operação na qual se somam dois ou mais números com o símbolo de + (mais) entre eles. Observe o exemplo:

  • 4 + 5 = 9

Nota-se que no exemplo temos o número 4 que, somado ao número 5, equivale ao número 9. Logo, 4 unidades + 5 unidades é igual a 9 unidades.

É importante destacar que os números 4 e 5 na conta acima são tidos como as parcelas da adição, enquanto o número 9 é a soma. Basicamente, os números nesse tipo de operação sempre são parcelas e o resultado sempre será a soma dessas parcelas.

Observe mais exemplos de adição:

  • 10 + 5 = 15
  • 25 + 12 = 37
  • 40 + 50 = 60
  • 100 + 100 = 200
  • 550 + 150 = 700

Propriedades da adição

A adição dispõe de quatro importantes propriedades. São elas:

  • comutatividade: quando a ordem das parcelas não altera a soma. Ex: 4 + 5 ou 5 + 4 sempre será 9;
  • associatividade: ao somar três ou mais números, o resultado será sempre o mesmo, independentemente da ordem em que se realiza a soma.Ex: (4+5)+1 = 4 + (5+1) sempre será 10;
  • elemento neutro: o número 0 é o elemento neutro da adição. Isso significa que, qualquer número somado a ele sempre terá o resultado do próprio número. Ex: 5 + 0 = 5, 10 + 0 = 10, 250 + 0 = 250;
  • elemento oposto: também conhecido como simétrico, o elemento oposto da adição é aquele que sempre terá o resultado de 0 quando for somado. Ex. 5+ (-5) = 0, −4 + 4 =0.

Subtração

A segunda Operação Básica da Matemática é a Subtração. A sua definição, conforme o dicionário Priberam, é:

“Ato ou efeito de subtrair, de tirar algo; operação pela qual se diminui um número menor de outro maior. “

Deste modo, é possível concluir que subtrair está associado aos termos: diminuir, retirar, eliminar. Ou seja, a subtração é representada pelo símbolo de – (menos) e se trata da operação inversa da adição. Confira o exemplo:

  • 5 – 4 = 1

No exemplo acima, percebemos que 5 menos 4 é igual a 1. Na subtração, o espaço representado pelo número 5 é chamado de minuendo, enquanto o espaço representado pelo 4 é o subtraendo. O resultado da conta é chamado de diferença, neste caso, o número 1 é a diferença na subtração.

A diferença ocorre porque procuramos qual número somado a 4 resulta em 5, ou seja, quantas unidades a mais o 5 tem em relação ao 4. Melhor dizendo, qual a diferença entre 5 e 4. O resultado é 1.

Confira mais exemplos de subtração:

  • 15 – 8 = 7
  • 50 – 10 = 40
  • 120 – 20 = 100
  • 230 – 40 = 190
  • 500 – 200 = 300

É importante destacar que diferentemente da adição, a subtração não tem propriedades. Isso significa que ela não é comutativa, nem associativa. Além disso, não existe elemento neutro e nem oposto.

Multiplicação

A multiplicação é a terceira Operação Básica da Matemática. Segundo o dicionário Priberam ela é:

“Ato ou efeito de multiplicar; reprodução numerosa; operação matemática na qual um multiplicando se repete tantas vezes quantas são as unidades de seu multiplicador, para formar o produto.”

Dito isto, podemos afirmar que a multiplicação é a soma sucessiva de um número por ele mesmo, representada pelo símbolo X (vezes). Veja o exemplo abaixo:

  • 5 x 4 = 20

Na operação acima, podemos perceber que há uma soma do 5 com ele mesmo por quatro vezes, ou seja, 5 + 5 + 5 + 5, totalizando 20. Na multiplicação, os números multiplicados são chamados de fatores e o resultado de produto.

Veja mais exemplos de multiplicação:

  • 10 x 10 = 100
  • 15 x 8 = 120
  • 50 x 5 = 250
  • 100 x 4 = 400
  • 250 x 2 = 500

Propriedades da multiplicação

Assim como a adição, a multiplicação também conta com propriedades importantes. São elas:

  • comutatividade: quando a ordem dos fatores não altera o produto. Ex: 2 x 10 ou 10 x 2 sempre será 20;
  • associatividade: ao multiplicar três ou mais números, o produto será sempre o mesmo, independentemente da ordem em que se realiza a multiplicação. Ex:
  • (2×4)×5 ou 2×(4×5), sempre será 40.
  • elemento neutro: o número 1 é o elemento neutro da multiplicação. Isso quer dizer que, qualquer número multiplicado a ele sempre terá o resultado do próprio número. Melhor dizendo, todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo. Ex: 1 x 1 = 1, 10 x 1 = 10, 300 x 1 = 300.
  • elemento inverso: todo número racional tem um elemento inverso. Assim, o produto desse número pelo seu inverso é igual ao elemento neutro da multiplicação. Ex: 2 x 2 x12 = 1, – 1 x13 x (-3)=1. Sabemos que 2 e 12 são inversos e 13 e -3 são inversos.

Divisão

Por fim, temos a divisão como a última Operação Básica Matemática. A sua definição, conforme o dicionário Priberam, é:

“Ato ou efeito de dividir algo em partes, distribuição, partilha, repartição; porção de um todo, parte; operação matemática pela qual se conhece quantas vezes uma quantidade está sendo compreendida em outra.”

Assim, dividir consiste em decompor, partilhar, apartar. Em outras palavras, a divisão é a operação inversa da multiplicação, representada pelo símbolo ÷ (dividido). Acompanhe o exemplo:

  • 20 ÷ 5 = 4

No exemplo acima, vemos que 20 dividido por 5 é igual a 4. Na divisão o número 20 representa o dividendo e o número 5 é o divisor. O resultado da operação é chamado de quociente.

Para encontrar o resultado da divisão de 20 por 5, usamos a multiplicação, ou seja, buscamos saber qual o número que, multiplicado por 5, tem o resultado de 20. Logo, descobrimos que é o 4. Assim, 4 x 5 = 20, então 20 ÷ 5 = 4.

Acompanhe mais exemplos de divisão:

  • 20 ÷ 2 = 10.
  • 100 ÷ 10 = 10.
  • 150 ÷ 5 = 30.
  • 250 ÷ 5 = 50.
  • 500 ÷ 2 = 250.

Qual a importância das Operações Básicas da Matemática no Ensino Fundamental I?

O Ensino Fundamental I é um período que prepara o aluno para desafios maiores como o Ensino Fundamental II, Médio e o Vestibular. Por isso a importância de estudar as Operações Básicas da Matemática desde cedo.

Nos primeiros anos, as crianças precisam aprender adição, subtração, multiplicação e divisão. Isso porque, a partir do 6° ano, essas operações se tornarão mais complexas e de uso mais frequente.

Para facilitar a aprendizagem, as abordagens lúdicas com jogos e brincadeiras tendem a ser bem eficientes. Inclusive, a utilização de ferramentas pedagógicas como o Material Dourado, por exemplo, também auxiliam em uma maior associação dos conceitos da disciplina.

É válido destacar que o ensino das quatro Operações Básicas da Matemática não precisa ser engessado. Em outras palavras, além da lousa e do caderno, é interessante usar exemplos práticos do cotidiano dos pequenos.

Assim, com situações-problemas que fazem parte do dia a dia dos alunos, o raciocínio lógico é bem mais simples de ser acessado. Além disso, é importante frisar que as atividades em grupo também são essenciais para a interação e socialização dos alunos.

Alguma dúvida sobre as Operações Básicas da Matemática?

Chegamos ao fim do conteúdo e queremos saber se você ainda tem alguma dúvida sobre as Operações Básicas da Matemática? Caso tenha, deixe nos comentários, será um prazer lhe ajudar.

Esperamos que a leitura tenha lhe auxiliado no que diz respeito a compreensão da adição, subtração, multiplicação e divisão. Inclusive, use o conteúdo como um guia sempre que houver dúvidas na hora da aplicação.

Não se esqueça que as quatro Operações Básicas da Matemática devem ser exploradas com afinco no Ensino Fundamental I. O ideal é iniciar com as contas mais simples e, conforme a evolução dos alunos, ampliar a complexidade.

Lembre-se de compartilhar este artigo para que mais pais e professores tenham acesso à definição e exemplos de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Boa aula e até a próxima!

 

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