Quatro Operações Matemáticas com Material Dourado

O ensino das Quatro Operações Matemáticas – adição, subtração, multiplicação e divisão, é essencial e começa já na Educação Infantil. É claro que, para as crianças menores, esse tipo de conhecimento é introduzido gradualmente.

Uma das formas de tornar esse aprendizado mais leve e dinâmico, é apostando no uso do Material Dourado. Ferramenta que oferece uma experiência tátil e visual aos alunos, contribuindo na compreensão desses conceitos matemáticos.

Além de facilitar o aprendizado, esse recurso pedagógico também é uma maneira de transformar aulas abstratas em concretas. Desta forma, os alunos se sentem motivados e com mais vontade de aprender.

Para saber em detalhes como utilizar o Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemática, continue a leitura deste conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Um pouco sobre o Material Dourado

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o Material Dourado. Essa ferramenta foi idealizada e desenvolvida, no século XX, pela educadora italiana Maria Montessori (1870-1952).

Em linhas gerais, o recurso foi criado para auxiliar no ensino-aprendizagem da Matemática. No entanto, ele se tornou um recurso pedagógico fundamental e de muita utilidade em diversos cenários.

Assim, embora o Material Dourado seja muito eficiente na hora de explorar os mais diferentes conceitos matemáticos, ele também se mostra benéfico para aprimorar habilidades, fortalecer a socialização e ainda promover Atividades Interdisciplinares.

A sua estrutura é, na maioria das vezes, confeccionada em madeira. Contudo, também é possível encontrar Material Dourado em Plástico ou EVA. Inclusive, em todas as versões a ferramenta é composta por blocos que representam as unidades, dezenas, centenas e milhar.

A diferença na sua confecção pode afetar diretamente no que diz respeito à assimilação, uma vez que, quando feito em Plástico ou EVA, o Material Dourado conta com peças coloridas. Fator que facilita na identificação de valores posicionais.

Contudo, sendo o Material Dourado em madeira ou não, as suas funções são as mesmas, ou seja, ensinar os alunos as Quatro Operações Matemáticas de infinitas maneiras. Seja por intermédio de exercícios, dinâmicas ou até mesmo jogos.

O uso do Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas

Ainda que esteja bem claro que o Material Dourado pode ser um facilitador em inúmeros contextos escolares, o ensino das Quatro Operações Matemáticas se destaca. Isso porque, elas são a porta de entrada para novos desafios.

Em outras palavras, é impossível conhecer uma pessoa boa na resolução de problemas, por exemplo, que não saiba somar, subtrair, multiplicar e dividir, concorda? Ou seja, as Operações Básicas são as impulsionadoras dos conceitos restantes. Não é à toa que é uma das primeiras coisas ensinadas desde a Educação Infantil.

Assim, vamos, agora, falar detalhadamente sobre o Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas, começando pela adição e subtração e dando sequência, na multiplicação e divisão. Acompanhe!

Material Dourado no ensino da adição e subtração

Já falamos muitas vezes por aqui sobre a adição com Material Dourado em diferentes séries, bem como a subtração. A verdade é que essas duas operações caminham juntas e, por essa razão, contam com estratégias de ensino bem semelhantes.

Existem diversas formas de ensinar adição e subtração com o Material Dourado. A primeira e mais comum delas é usar as peças para somar e subtrair, ou seja, colocando e tirando cubinhos. Obviamente, dependendo da série em questão, além de cubinhos, também é necessário trabalhar com barrinhas e placas, aumentando a complexidade.

Outra forma bem tradicional, é utilizar os blocos dourados em Plástico ou EVA para que as crianças consigam assimilar quantidades. Por exemplo: tínhamos apenas 1 cubinho amarelo e agora temos também 1 cubinho verde, logo, temos 2 cubinhos coloridos.

Para assimilar bem o conteúdo de soma e subtração, também é possível usar o Material Dourado para encontrar resultados de probleminhas matemáticos. Isto é, ao invés de se realizar contas no papel, as crianças as realizam de maneira concreta.

Além disso, atividades sugeridas em livros didáticos podem ser facilmente adaptadas para o uso das peças douradas. Inclusive, é possível fazer os exercícios no caderno com o auxílio dos blocos.

Vale destacar que ensinar as casas decimais é fundamental para que as crianças aprendam a adição e subtração efetivamente. No entanto, é recomendado falar sobre unidade, dezena, centena e milhar somente no Primeiro Ano do Ensino Fundamental, nunca na Educação Infantil.

Material Dourado no ensino da multiplicação

Assim como na adição e subtração, ensinar multiplicação com o Material Dourado não é algo tão complicado. Ao contrário, tende a ser ainda mais fácil que contar apenas com a lousa e o caderno.

Isso porque, com as peças douradas é possível dispor de atividades práticas que levam a uma melhor assimilação. Assim, uma das formas mais simples é apostar na visualização dos conceitos, ou seja, multiplicando os cubinhos entre os alunos.

Desta forma, vamos imaginar que em uma sala de aula tenha 4 grupos de alunos e que cada grupo tenha 100 cubinhos. Logo, se multiplicarmos 4 x 100 teremos 400 cubinhos no total. No entanto, ao invés de realizarem essa conta na lousa, as crianças devem multiplicar na prática.

É fundamental não confundir a soma com a multiplicação, uma vez que os alunos podem, em um primeiro momento, querer somar os grupos. Para evitar isso, o ideal é ensiná-los a criarem grupos, ou seja, são 4 grupos de 100 e não 100 + 100 + 100 +100. Ao visualizarem o conceito como grupos, a multiplicação se tornará mais simples.

Ao usar as peças douradas no processo de multiplicação, as crianças conseguem entender as ideias que, até então, eram somente abstratas, especialmente nos casos de “vai um”. Nestes casos, é possível pedir que um aluno segure a peça reserva, enquanto a conta é feita sem ela.

Material Dourado no ensino da divisão

O ensino da divisão com Material Dourado pode ser ainda mais amplo que as demais operações. Isso porque, há inúmeras possibilidades que podem ser testadas, começando com a divisão de peças entre as próprias crianças.

Para entender o conceito de divisão, nada melhor que visualizar a distribuição dos blocos. Ou seja, é possível entregar uma quantidade estipulada de peças para cada aluno e depois formar duplas ou grupos, solicitando que as dividam de forma igual para todos.

Outra maneira bem lúdica, é preparar uma espécie de tabuleiro com copinhos e ir ditando as continhas, como: 10 blocos divididos para 2 copos, 50 blocos, divididos para 5 copos e solicitar que as crianças coloquem as peças nos copinhos, chegando ao resultado correto.

Quais os benefícios de usar o Material Dourado nas Quatro Operações Matemáticas?

Os benefícios de usar o Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas são inúmeros. A seguir, você conhecerá os principais:

1. Abordagem Concreta

Como já foi mencionado, ao trabalhar com o Material Dourado no ensino das Quatro Operações, os alunos conseguem associar os conceitos abstratos de forma concreta. Ou seja, ao invés de apenas colocar os números no papel, eles sentem os blocos e calculam não só na teoria, mas também, na prática.

Esse tipo de abordagem ajuda os alunos a compreenderem as operações básicas, especialmente os mais novos, da Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental.

2. Visualização de Conceitos

Visualizar os conceitos é muito importante para a efetivação do aprendizado. Especialmente quando falamos do Material Dourado em Plástico ou Eva, no qual é possível que os alunos associem unidade, dezena, centena e milhar por intermédio das cores das peças.

Além disso, mesmo quando confeccionada em madeira, a ferramenta é muito útil na hora de distribuir os blocos entre os alunos, somando e dividindo.

🟨 Leia também: Material Dourado em Madeira, Plástico ou EVA: qual o melhor?

3. Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

Outro benefício quando o assunto é o Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas é o desenvolvimento do Raciocínio Lógico. Isso porque, ao utilizar as peças douradas, as crianças aprimoram a sua competência cognitiva.

Vale dizer que o raciocínio lógico se trata da capacidade de pensar de maneira coerente, usando as regras da lógica formal. O Material Dourado auxilia com essa habilidade e ainda ajuda as crianças a analisarem e interpretarem mais facilmente as informações que lhe são apresentadas.

4. Facilitação da Transição para o Abstrato

Do mesmo modo que o Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas auxilia os alunos a entenderem os conceitos de forma concreta, ele também facilita a transição para o abstrato.

Após a utilização constante da ferramenta, as crianças conseguem entender a parte abstrata mais rapidamente. Ou seja, ao realizar as contas com as peças douradas, fica mais simples fazer os mesmo cálculos no caderno e na lousa.

Aposte no Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas!

Apostar no Material Dourado no ensino das Quatro Operações Matemáticas é oferecer aos alunos uma abordagem pedagógica muito além da simples memorização. Por intermédio das peças douradas as crianças de todas as séries conseguem ter uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos e um conhecimento aprofundado na disciplina.

Além disso, os blocos dourados ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico e facilitam na visualização de tudo aplicado em sala de aula. Essa ferramenta pedagógica é responsável por potencializar o processo de ensino-aprendizado nos mais diferentes cenários.

Se você chegou até aqui, com toda certeza, está pronto para usar o Material Dourado no Ensino das Quatro Operações Matemáticas. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo que lhe ajudaremos. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.