O ensino da Matemática no 4° ano do Ensino Fundamental é um pouco diferente das séries anteriores. Isso porque se antes os alunos precisavam de estratégias lúdicas para entender a disciplina, nessa fase as brincadeiras devem ser diminuídas.
É claro que isso não significa que nesse período escolar os jogos precisem ser extintos. Ocorre que, no 4° ano, a exigência é que as crianças lidem com conceitos matemáticos mais complexos e levem a matéria a sério.
Contudo, as experiências que as conectam ao aprendizado em sua realidade cotidiana continuam sendo indispensáveis. Por isso, apostar em abordagens que aproximem a matemática do dia a dia delas é uma excelente forma de mantê-las interessadas.
Para lhe ajudar, neste conteúdo você conhecerá 6 formas de ensinar Matemática no 4° ano. Continue a leitura e anote tudo!
Quais são os conteúdos de Matemática no 4° ano?
Assim como nas séries anteriores, os conteúdos de Matemática no 4° ano começam pela revisão da matéria. Essa prática é importante para consolidar o conhecimento e identificar dificuldades.
No entanto, como já mencionado, na quarta série, os alunos já são capazes de compreender conceitos mais complexos e ter mais autonomia com a disciplina. Assim, o currículo do ensino de matemática do 4° ano do Ensino Fundamental é composto por:
- introdução à álgebra;
- soma e subtração;
- multiplicação e divisão;
- resolução de problemas;
- frações;
- geometria;
- grandezas e medidas;
- probabilidade e estatística;
- educação financeira.
Com essa proposta curricular é esperado que as crianças desenvolvam algumas habilidades. Entre as principais estão:
- reconhecer as propriedades de igualdade;
- comparar e ordenar números naturais;
- dominar as quatro operações básicas;
- identificar as frações e saber representá-las;
- classificar e comparar figuras planas;
- ler e registrar medidas e intervalos de tempo em segundos, minutos e horas do cotidiano;
- analisar dados de tabelas e gráficos;
- elaborar e resolver problemas usando o sistema monetário.
É importante destacar que para uma melhor aprendizagem somente o livro didático não é o suficiente. Por isso, abaixo deixei 6 formas para ensinar Matemática no 4° ano de maneira diferente e dinâmica. Acompanhe!
6 formas de ensinar Matemática no 4° ano
Agora que você já sabe quais são os conteúdos de Matemática no 4° ano, chegou a hora de conhecer 6 formas de aplicá-los de maneira dinâmica. Confira, abaixo!
1. Trabalhe o pensamento algébrico inicial
Como dito acima, no 4° ano ocorre a introdução à álgebra. Embora seja de forma mais sucinta, é importante preparar os alunos para o raciocínio algébrico futuro.
Assim, um bom ponto de partida é trabalhar sequências numéricas e padrões, incentivando as crianças a identificarem regularidades e prever as próximas etapas. Ou seja, ao resolver questões simples como: “Qual é o próximo número da sequência?” As crianças passam a formular hipóteses e a entender relações.
Os problemas matemáticos simples, como: “Se cada flor custa R$ 5, quanto você precisa para comprar 10 flores?” Faz com que os alunos percebam a disciplina como algo que vai além das operações mecânicas.
2. Explore a geometria no cotidiano
A geometria, conteúdo presente desde a Educação Infantil de forma lúdica, é ampliada no 4° ano, se tornando mais complexa. Por esta razão, é necessário explorá-lo além das figuras básicas.
Assim, para um melhor entendimento, é indicado vincular o conceito ao mundo real das crianças. A ideia é fazer com que os alunos meçam objetos, calculem áreas e perímetros e usem ferramentas de medição como réguas e transferidores.
Criar projetos de design e desenhar mapas e maquetes é outra forma de tornar a geometria tangível. É importante que durante o processo, as crianças calculem o tamanho dos objetos e ambientes, aplicando as noções de simetria, proporção e medidas.
3. Aposte em desafios matemáticos progressivos
Como já mencionado, embora a Matemática no 4° ano não precise de tantas atividades lúdicas, os desafios ainda são importantes. Por isso, a ideia é desafiar as crianças com problemas que exijam mais de uma única operação.
Assim, em vez de trabalhar apenas resoluções de soma e subtração, por exemplo, é indicado propor problemas de múltiplas etapas. Ou seja, aqueles que exigem uma sequência de operações e deduções.
Por exemplo, um problema que envolva estratégias de resolução para chegar ao custo total de itens, incluindo seus impostos e descontos. Outra abordagem interessante, é apostar em conexões cotidianas nas quais os alunos consigam relacionar as situações, como cálculo de carne para um churrasco.
Esse tipo de desafio incentiva o pensamento estruturado, fazendo com que os alunos aprendam a planejar suas ações.
4. Conecte Ciências e Tecnologia
As atividades interdisciplinares tornam o aprendizado mais relevante para os alunos. Neste contexto, conectar Ciências e Tecnologia permite que as crianças vejam os números como parte de um mundo natural.
Por isso, investir em experimentos científicos, como medir o tempo de queda de um objeto ou calcular a velocidade média dele, incorpora conceitos matemáticos importantes. Além disso, é fundamental usar ferramentas tecnológicas como planilhas para organização de dados e aplicativos para criação de figuras, por exemplo.
Vale lembrar que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano. Por esta razão, incorporá-los no ensino-aprendizagem é uma excelente forma de absorver melhor os conteúdos e provocar interesse nos alunos.
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5. Use jogos estratégicos para o raciocínio lógico
Os jogos estratégicos que desafiam o raciocínio lógico são ferramentas poderosas para o ensino da Matemática no 4° ano. As estratégias usadas no xadrez, dama ou sudoku, por exemplo, ajudam os alunos a aprenderem a antecipação de movimentos e planejamento de ações.
Além disso, no sudoku, os jogadores precisam analisar padrões e fazer deduções com base em informações incompletas, o que estimula o pensamento crítico. Assim, todo jogo estratégico pode ser adaptado para a sala de aula, reforçando os conceitos matemáticos.
- Leia também: Jogos com material dourado 4º ano
6. Invista em recursos pedagógicos
Por fim, não podemos esquecer que a Matemática no 4° ano pode ser muito mais explorada ao investir em recursos pedagógicos, como:
- material dourado;
- ábaco;
- blocos de construção;
- gráficos;
- tabelas;
- entre outros materiais manipulativos.
Muito mais do que auxiliadores no ensino-aprendizagem, os recursos pedagógicos também são importantes para lidar com as dificuldades. Os alunos com TEA, por exemplo, costumam aprender muito mais por meio de atividades dinâmicas.
Entendeu tudo sobre o ensino da Matemática no 4° ano?
E então, entendeu tudo sobre o ensino da Matemática no 4° ano? Até aqui deu para notar que embora os conteúdos da série em questão sejam mais complexos, existem muitas alternativas viáveis para um melhor ensino-aprendizagem.
Vale dizer que na quarta série as crianças já são capazes de lidar com conceitos mais profundos e aprender de forma mais séria. Isso não significa que as atividades lúdicas precisam ser deixadas de lado, contudo, outras abordagens se tornam necessárias.
Cabe ressaltar que fugir do tradicional método de repetição com livro e caderno é fundamental para a absorção plena da disciplina. Apostar em experiências concretas e colaborativas auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e na autonomia.
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Boa aula e até a próxima!
Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.