Matemática no 5° ano: 6 maneiras de ensinar a disciplina para a quinta série

A quinta série do Ensino Fundamental é um marco na vida de qualquer criança, afinal um novo ciclo está chegando. Em razão disso, as disciplinas se tornam mais complexas e a responsabilidade muito maior. A matemática no 5° ano, por exemplo, exige muito mais dos alunos do que nos anos anteriores.

Isso porque alguns conceitos são aprofundados como a álgebra e a geometria, por exemplo, e outros entram para ficar como a probabilidade estatística. Além disso, como já mencionado, a quinta série encerra o Ensino Fundamental I. Por esse motivo, o ensino deve ser um preparatório para novos desafios.

Cabe ressaltar que no 5° ano os alunos ainda são considerados crianças e, por isso, há espaço para atividades lúdicas e jogos estratégicos. Contudo, trata-se de uma fase na qual as disciplinas devem ser levadas mais a sério.

Para lhe ajudar, neste artigo, você conhecerá 6 maneiras de ensinar Matemática no 5° ano. Continue a leitura e aposte em nossas sugestões!

Quais são os conteúdos de Matemática no 5° ano?

Antes de tudo, é importante saber quais conteúdos compõem o currículo escolar da Matemática no 5° ano. Afinal, esse conhecimento é o ponto de partida para o planejamento das estratégias em sala de aula.

Além do resumo dos anos anteriores, a estrutura matemática na quinta série conta com:

  • números decimais;
  • frações;
  • porcentagem, soma e subtração;
  • multiplicação e divisão;
  • multiplicação e divisão com frações;
  • álgebra;
  • geometria;
  • grandezas e medidas;
  • probabilidade estatística;
  • educação financeira.

Nesse sentido, algumas habilidades são esperadas no 5° ano. Em outras palavras, até a conclusão da quinta série, os alunos devem saber:

  • ler, escrever e ordenar números;
  • reconhecer as regras da numeração decimal;
  • identificar e analisar frações;
  • resolver situações-problema;
  • utilizar unidades de medida;
  • dominar a porcentagem e as demais operações básicas
  • reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas;
  • interpretar dados estatísticos;
  • dentre outras.

Vale dizer que o ensino-aprendizagem não deve depender somente do livro didático. Por isso, abaixo deixei 6 maneiras para ensinar Matemática no 5° ano. Acompanhe!

6 maneiras de ensinar Matemática no 5° ano

Agora que você conheceu os conteúdos de Matemática no 5° ano e as habilidades esperadas, chegou a hora de conferir 6 maneiras de aplicá-las. Acompanhe, a seguir!

1. Desenvolva o pensamento algébrico

No 4° ano do Ensino Fundamental a álgebra é inserida de forma gradual. Entretanto, no 5° ano ela precisa ser desenvolvida para a formação do pensamento algébrico. Neste contexto, introduzir padrões numéricos é essencial para criar uma base sólida do entendimento do conceito no futuro.

Assim, os alunos precisam começar o reconhecimento e a generalização de padrões, facilitando a compreensão das expressões algébricas nos próximos anos. Deste modo, a ideia é apresentar sequências numéricas e propor que as crianças descubram as regras que as envolvem.

Esse tipo de prática é fundamental para a familiarização com o conceito de variáveis e expressões.

2. Faça conexão entre conteúdos

Uma excelente forma de ensinar Matemática no 5° ano é fazer a conexão entre conteúdos. Isso porque a transição do 5° para o 6° ano exige uma grande mudança. Desta forma, ao ensinar frações, por exemplo, é importante explicar como elas se conectam com os conceitos do futuro, como porcentagem e proporções.

O aluno precisa entender que no 6° ano as frações evoluirão para operações mais complexas, como adição e subtração com denominadores diferentes. Assim, ao estabelecer essas conexões, eles compreenderão que os conteúdos são sempre interligados. Por isso, é importante aprendê-los de forma integrada.

Para isso, é possível apresentar situações-problema que envolvam a partilha de uma pizza e questionar os alunos como esse cenário pode ser representado. Isso irá prepará-los para a introdução de equações no futuro.

3. Foque na resolução dos problemas

No 5° ano é fundamental focar na resolução de problemas. Isso porque nessa fase, os alunos precisam aprender a criar suas próprias estratégias. Inclusive, na quinta série as crianças já se deparam com problemas com mais de uma solução, o que permite a exploração de diferentes caminhos.

A ideia é apresentar situações-problema abertas como, por exemplo: “Como gastar R$ 100 em uma loja de doces?”. Esse tipo de questionamento desafia o pensamento crítico e a criatividade para encontrar soluções que resolvam uma mesma situação.

4. Use tecnologia e ferramentas digitais

Integrar a tecnologia e as ferramentas digitais é cada vez mais importante quando o assunto é a Matemática no 5° ano. As crianças nessa fase já sabem manusear smartphones, tablets e computadores e essa habilidade pode ajudar muito no aprendizado.

Os softwares educativos e os aplicativos interativos ajudam na visualização e na manipulação de números de forma dinâmica. Além disso, os recursos digitais incentivam o aprendizado criativo e exploratório.

5. Aposte nas aplicações práticas

Durante todo o período escolar, as aplicações práticas são propostas que costumam trazer bons resultados. Com a Matemática no 5° ano isso não seria diferente. Em outras palavras, trazer o cotidiano para a sala de aula é uma forma de fazer os alunos perceberem a relevância da disciplina.

Neste contexto, envolver cálculos de tempo, dinheiro e medições nas situações do dia a dia é uma maneira de facilitar o entendimento desses conceitos. Inclusive, é possível ensinar a geometria por meio das formas geométricas usadas pelas crianças ou pela posição relativa no espaço em que elas se encontram.

6. Explore múltiplas estratégias

Por fim, é importante dizer que o ensino da Matemática no 5° ano deve ocorrer pela exploração de múltiplas estratégias. Em outras palavras, é válido apostar em todas as sugestões deixadas aqui.

Isso porque usar diferentes abordagens ajuda na ampliação da capacidade e do pensamento crítico. Além disso, a combinação de métodos faz com que as aulas sejam sempre diferentes e dinâmicas.

A ideia é mesclar as sugestões acima com jogos e recursos pedagógicos, de modo que tudo se complete e auxilie na absorção de conteúdos. Assim, não podemos esquecer de apostar em:

  • ábaco;
  • material dourado;
  • calculadora;
  • tabelas;
  • gráficos;
  • blocos de construção;
  • entre outros.

A união de recursos colabora para uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.

Tudo pronto para ensinar Matemática no 5° ano?

E então, tudo pronto para ensinar Matemática no 5° ano? Embora a fase exija maior seriedade na aplicação de conteúdos, existe uma vasta gama de opções para abordagens mais dinâmicas.

Assim, fugir do tradicional é sempre uma forma de ajudar as crianças a absorverem o conhecimento e se interessarem pela disciplina. Além disso, proporcionar uma aula diferente é vantajoso para o aluno e para o educador fugirem da rotina e testarem métodos novos.

Cabe ressaltar que o 5° ano é a última fase do Ensino Fundamental I e as próximas séries tendem a ser ainda mais desafiadoras. Por esta razão, quanto mais os alunos estiverem preparados, melhor eles sairão durante a jornada.

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Boa aula e até a próxima!

 

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