Atividades com Material Dourado

O mundo atual é cercado por atrativos tecnológicos e, em razão disso, pode parecer que as atividades pedagógicas tenham ficado para trás. Contudo, isso é um grande engano. Os exercícios lúdicos são fundamentais, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento e a socialização das crianças. Atividades com Material Dourado são um bom exemplo disso.

Se você ainda não sabe pra que serve o Material Dourado, ele é uma ferramenta de fácil utilização que foi criada por Maria Montessori (1870-1952). A sua principal finalidade é ajudar as crianças com a realização das operações fundamentais da aritmética, porém também pode ser usado em atividades que façam com que elas aprendam, enquanto se divertem.

O uso do Material Dourado, possibilita a construção de conhecimentos e faz com que os pequenos reinventem tudo aquilo que já aprenderam. Além disso, auxilia na compreensão do sistema decimal. Por isso, neste conteúdo, vamos falar da importância do uso lúdico dessa ferramenta e ainda trazer dicas de atividades com Material Dourado. Acompanhe!

Qual é a importância das atividades com o Material Dourado?

O Material Dourado é um importante recurso para que os pequenos aprendam brincando. Ele, inclusive, possui objetivos como despertar a independência e confiança da criança e ainda explorar os seus sentidos.

Por meio das atividades com o Material Dourado, os alunos aprendem conteúdos de unidade, dezena e centena e também as operações matemáticas. Além disso, os pequenos têm a oportunidade de participar de dinâmicas em grupo, as quais promovem maior interação em equipe.

As atividades com Material Dourado são, portanto, necessárias para auxiliar as crianças na compreensão do sistema decimal, bem como no raciocínio matemático. Ainda são importantes para que os pequenos aprendam a manipular as peças e participar de exercícios criativos.

10 Atividades com o Material Dourado

Agora que você entendeu um pouco da importância das atividades com o Material Dourado, vamos conhecer 10 delas para você se inspirar e aplicar aos pequenos. Confira!

1. Jogos livres

Os jogos são importantes para que as crianças façam construções livres, sem nenhum tipo de regra. Sendo assim, por meio deles, os pequenos conseguem descobrir as relações entre as peças e ainda realizar agrupamentos.

Por intermédio deste tipo de atividade, os alunos chegam a conclusões como:

  • Uma barra é formada por 10 cubinhos.
  • A placa é construída com 10 barras.
  • O cubo inteiro é composto por 10 placas.

2. Montagem de peças

Nesta atividade, o objetivo é que as crianças percebam que existem relações entre as peças. Para realizá-la, o professor sugere algumas das seguintes montagens:

  • construção de uma barra;
  • uma placa feita com barras;
  • uma placa feita com cubinhos;
  • um bloco construído com barras;
  • um bloco construído com placas.

Após as montagens, o educador deve estimular os alunos a responder questionamentos como:

  • Com quantos cubinhos se forma uma barra?
  • Com quantos cubinhos formamos uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?

Neste tipo de atividade também é possível explorar os conceitos geométricos e ainda propor desafios matemáticos.

3. Ditado com cartões numéricos

Para essa atividade, são necessários cartões numéricos que podem ser produzidos à mão, em uma cartolina, por exemplo, ou retirados de jogos de cartas. O objetivo é que as crianças relacionem cada grupo de peças de seu Material Dourado ao valor dos cartões.

Desta forma, o professor irá mostrar um cartão de cada vez e os pequenos precisam apresentar as peças correspondentes aos números. Para aumentar o desafio, pode-se fazer valer a regra de utilizar a menor quantidade possível, ou seja, ao mostrar a carta de número 10, a criança deve buscar pela tira que representa a dezena e não os 10 cubos.

Cartões numéricos para ditado
Fonte: Manukita Jogos no Elo7

 

Além disso, também é possível que o educador mostre as peças do Material Dourado e os alunos escrevam o número correspondente.

4. Troca de peças

Para esta atividade, as crianças devem ser separadas em grupos e cada um deles deve contar com um dado marcado de 4 a 9. Na sua vez de jogar, a criança lança o dado e pega a quantidade de cubinhos correspondentes ao número que sair no dado.

Toda vez que a criança juntar 10 cubinhos, ela deverá realizar a troca por uma barra e ainda ganhar o direito de jogar novamente. Seguindo esta mesma regra, quando ela tiver 10 barrinhas, precisará trocar por uma placa. O jogo só termina quando algum dos alunos conseguir formar duas placas.

O objetivo dessa atividade é que as crianças compreendam os agrupamentos de dez em dez, isto é, que dez unidades formam uma dezena e dez dezenas formam uma centena. Por meio da compreensão dos agrupamentos, os pequenos irão entender as técnicas operatórias das operações fundamentais da aritmética.

Troca de peças Material Dourado

5. Preenchimento de tabelas

Os objetivos desta atividade são os mesmos das duas que apresentamos anteriormente. Para realizá-las, os alunos deverão preencher tabelas, respeitando seu valor posicional, ou seja, o dado indicará a quantidade de cubos e cada vez que a criança atingir os 10, deverá anotar na tabela.

São pré-estabelecidas as rodadas e ao final, os pequenos precisam responder perguntas como:

  • Quem conseguiu a peça de maior valor?
  • Quem tem a peça de menor valor?
  • Quantas barras fulano tem a mais que ciclano?

Atividade com números Material Dourado

Ao olhar a tabela procurando os vencedores, as crianças irão comparar os números e perceber o valor posicional de cada algarismo. E, ao determinar os demais colocados, é possível aprender a ordenar os números.

6. Compartilhamento de cubinhos

No compartilhamento de cubinhos, assim como nas atividades anteriores, cada criança receberá um determinado número de cubinhos para trocar por barras e, posteriormente, por placas.

Depois, cada uma delas precisa escrever na tabela os números correspondentes a quantidade de placas, barras e cubinhos que conseguiu após as trocas. Essa atividade é interessante para que elas representem os números por escrito.

7. Jogo de retirar

Neste jogo, o objetivo é que as crianças compreendam como funciona o mecanismo de “empresta um” nas contas de subtração. Para essa atividade, é preciso que ocorram diversas rodadas.

Em cada uma das rodadas, os grupos devem sortear um cartão e uma papeleta. Neste cartão deverá ter um número e as crianças precisam pegar as peças correspondentes a ele. Já na pele haverá uma ordem que indica o quanto deve ser retirado da quantidade que possuem.

Por exemplo: cartão de número 21 e papeleta com a ordem: tire 1.

Vence a rodada o grupo que ficar com as peças que representam o número menor. Vence o jogo o grupo que ganhar mais rodadas. Nesta atividade, é fundamental que a criança realize várias retiradas somente com o material. Depois de dominar esse processo, pode ser proposto que o jogo seja registrado em tabela ou na lousa.

8. Resolução de problemas

Uma outra atividade com Material Dourado é a resolução de problemas matemáticos. Esse tipo de exercício pode ser realizado somente com o Material Dourado, ou também com o auxílio de folha de papel para a anotação dos resultados.

A execução dessa tarefa nada mais é que os probleminhas que conhecemos:

  • Maria foi ao mercado e comprou 12 bananas. Ao chegar em casa deu 8 para o seu irmão. Com quantas bananas Maria ficou?

É então proposto que as crianças resolvam esse problema matemático utilizando o Material Dourado. Desta forma, é possível fazer a subtração e responder ao questionamento oralmente ou colocando as peças sobre a mesa.

9. Mercadinho do bairro

O “mercadinho do bairro” é uma atividade super dinâmica e que também pode ser realizada por meio do Material Dourado. Consiste em montar um mercadinho com itens recicláveis, ou seja, uma “prateleira” com embalagens trazidas pelos alunos e precificadas.

O professor coloca um preço nesses produtos e os alunos deverão fazer as suas compras, pagando com o Material Dourado. Ou seja, se um “creme dental” custar R$10,00 os pequenos podem pagar com 10 cubinhos ou uma barra.

A finalidade dessa atividade é que as crianças se divirtam enquanto aprendem a somar, subtrair, dar troco, comparar preços, entre outras tarefas de uma compra em supermercado.

Atividade Mercadinho com Material Dourado

10. Atividades impressas

Por último e não menos importante, é fundamental destacarmos que as atividades com Material Dourado podem ser impressas. Isso quer dizer que nem sempre é necessário que os alunos usem o material físico.

As atividades em papel podem ser tabelas, problemas matemáticos, operações aritméticas, tudo isso com a ilustração do Material Dourado. Observe o exemplo abaixo:

Atividades com Números Material Dourado para Imprimir

👉 Faça download do Material Dourado em PDF para imprimir.

Dica bônus: construa o seu próprio Material Dourado

Pensando nas escolas que não podem adquirir o Material Dourado para todos os alunos ou que não acham viável solicitá-lo na lista de materiais, deixamos uma super dica aqui: é possível construir o próprio Material Dourado.

Para o uso básico, é preciso ter, no mínimo, 5 placas, 12 barras e 40 quadradinhos para ocorrer a representação das centenas, dezenas e unidades. Abaixo, uma imagem de Material Dourado produzido em word, pronta para impressão.

Material Dourado em Papel para Imprimir
Fonte: Profa. Amanda Marques

 

Caso você queira fazer no word, basta adicionar uma tabela de ordem 10 e formatar a sua altura e largura em 1 cm cada. Depois, faça uma coluna 1 x 10 e outra em 1 x 1, todas com o mesmo tamanho e formatação. Após isso, só imprimir quantas peças forem necessárias para as atividades com Material Dourado.

Além da opção acima, também é possível confeccionar o Material Dourado manualmente, com a ajuda de EVA ou isopor. É importante destacar que, quando não é feito com madeira, o material tende a ser mais molinho, e isso pode implicar em algumas atividades sugeridas.

Para quais séries as atividades com o Material Dourado são indicadas?

As atividades com o Material Dourado são indicadas desde a educação infantil até os primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, é preciso ter discernimento quanto àquilo que a criança já tem capacidade ou não para desenvolver e absorver.

O primeiro contato do aluno com o Material Dourado deve ser feito sempre de forma lúdica. Em razão disso, todos os jogos livres são recomendados. Já no caso das atividades que envolvem contas matemáticas, é fundamental respeitar a dinâmica de ensino que a criança se encontra.

Isso significa que, se o aluno está na primeira série, tendo o contato inicial com as continhas de adição e subtração, não adianta aplicar uma atividade complexa como preenchimento de tabelas ou troca de peças, porque ele ainda não estará pronto para isso.

Contudo, as atividades com o Material Dourado acima, podem ser adaptadas para as mais diversas faixas etárias. Por exemplo, na montagem de peças, é possível desenvolver uma alternativa mais fácil para os alunos menores.

Cabe destacar que, independente da forma de ensino, o Material Dourado tem o grande objetivo de melhorar a aprendizagem em matemática. Por isso, pode ser utilizado com crianças de diversas idades para o desenvolvimento da criatividade, motricidade e raciocínio lógico.

Invista nas atividades com o Material Dourado!

Investir nas atividades com Material Dourado, é uma excelente forma de fazer com que as crianças aprendam enquanto se divertem. O ensino da matemática, na maioria das vezes, se torna maçante. Isso ocorre sempre que os professores definem apenas a lousa e o caderno como instrumentos de aprendizagem.

Além de tornar a aula mais agradável, as atividades com o Material Dourado também ajudam os pequenos dentro de casa. Os pais podem utilizar o recurso para brincar com os filhos e até permitir que eles usem a ferramenta de maneira individual, criando os seus próprios jogos e desafios.

As atividades com Material Dourado trazem inúmeros benefícios. Dentre os principais estão a socialização com outras crianças e a autonomia, ou seja, as vantagens ocorrem quando os pequenos usam o material em grupo ou mesmo sozinhos.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e esclarecedor. Não se esqueça de deixar o seu comentário caso ainda existam dúvidas. Compartilhe o artigo com outras pessoas que buscam por atividades com o Material Dourado e sugira alguma, caso você conheça! Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.