Material Dourado em EVA: sugestão de atividades

O Material Dourado em EVA tem conquistado cada vez mais espaço nas aulas de matemática de todas as séries escolares. Isso porque, embora ele seja recomendado para os alunos da Educação infantil, os outros níveis também se beneficiam com o seu uso.

Em outras palavras, existem diversas atividades que, quando feitas com o Material Dourado em EVA, se tornam mais simples aos alunos. Esse é o caso, por exemplo, do ensino das unidades, dezenas e centenas. Ou seja, quando cada uma delas possui uma cor, é mais fácil de as crianças identificá-las.

Além disso, devido a sua leveza e flexibilidade, o Material Dourado em EVA também é indicado para alguns tipos de dinâmicas, especialmente com alunos pequenos. Inclusive, por ser colorido, é excelente para separar as peças de cada grupo em uma competição, sem o perigo de confundi-las.

Pensando nas vantagens do seu uso, neste artigo, vamos falar detalhadamente sobre o Material Dourado em EVA. Destacaremos também as diferenças em comparação ao confeccionado em madeira, seus benefícios e atividades que podem ser feitas com ele. Vamos juntos?

Qual a diferença entre o Material Dourado em EVA e o de madeira?

Embora tenham o mesmo propósito: ensinar matemática de forma mais envolvente e tangível, o Material Dourado em Eva possui algumas diferenças do confeccionado em madeira. São elas:

  • peso e manuseio: o Material Dourado em EVA é bem mais leve que o de madeira, característica que facilita o manuseio, especialmente das crianças menores;
  • variedade de aplicações: muito mais que apenas ensinar matemática, o Material Dourado em EVA também pode ser usado em gincanas e demais atividades educativas, podendo ser usado até mesmo em projetos de educação artística, por exemplo;
  • cores das peças: as cores das peças do Material Dourado em EVA costumam chamar mais atenção dos alunos e ainda ajudar em gincanas e identificação de unidades, dezenas e centenas, por exemplo.

Benefícios do Material Dourado em EVA

Se você é professor, com certeza já se perguntou se há alguma vantagem em optar pelo Material Dourado em EVA ao invés do tradicional em madeira, não é mesmo? A seguir, você conhecerá os benefícios de utilizá-lo:

  • maior leveza e versatilidade: o Material Dourado em EVA tende a ser mais leve e versátil que o de madeira. A leveza ajuda no manuseio e a versatilidade diz respeito às mais diversas atividades que podem ser feitas com ele, devido as suas opções de cores;
  • mais segurança: por se tratar de um material não tóxico, o Material Dourado em EVA é mais recomendado para as crianças. Sua composição atende aos padrões de qualidade e garante total segurança no manuseio;
  • maior atenção por parte dos alunos: por ter diferentes tonalidades, o Material Dourado em EVA costuma chamar mais atenção dos alunos, despertando o interesse pelas aulas;
  • mais conforto no manuseio: por se tratar de um material leve e sem pontas, o Material Dourado em EVA proporciona maior conforto no manuseio.

5 Sugestões de atividades com Material Dourado em EVA

Agora que você conheceu as diferenças entre o Material Dourado em EVA e o de madeira e conferiu os principais benefícios em utilizá-lo, é o momento de aplicar atividades em sala de aula. Para isso, deixamos 5 sugestões abaixo que podem ser usadas desde a Educação Infantil até o 5° ano.

É evidente que, dependendo do nível da turma, algumas propostas devem ser adaptadas para se tornarem mais simples ou mais complexas. Acompanhe!

1. Operações básicas

As atividades com operações básicas tendem a garantir resultados expressivos quando contam com o uso do Material Dourado em EVA. Isso porque, basta introduzir os cálculos como adição e subtração por meio das peças coloridas, para que as crianças compreendam melhor a operação.

Ou seja, uma conta simples de 10 + 10 pode ser feita usando 10 cubinhos amarelos + 10 cubinhos vermelhos. Com esse tipo de representação visual, a operação se torna ainda mais simples que com o Material Dourado tradicional.

É claro que, para os alunos da Educação Infantil, a operação 10 +10 é um excelente exemplo. Já para as crianças das séries mais avançadas, é possível usar números maiores e até mais cores, como, por exemplo: 125 + 50 + 80, ou 1 placa e 25 blocos amarelos + 10 barras azuis + 80 cubinhos verdes.

2. Padrões coloridos

Este tipo de atividade auxilia no ensino de sequências numéricas. Para realizá-la, basta elaborar diferentes conjuntos numéricos usando as cores de Material Dourado em EVA. Por exemplo, na sequência dos números de 1 a 10, pode-se usar os pares na cor azul e os ímpares na amarela.

Já nas sequências de 1 a 100, é possível mudar as cores dos números a cada 10, ou seja, 10,20,30,40,50,60,70,80,90 e 100 na cor verde, e os demais em vermelho. Ou seja, diversos padrões podem ser criados usando as cores.

O objetivo é que as crianças identifiquem quais são essas sequências e consigam construir novas. Para intensificar a dinâmica, ao acertar cada uma delas, podem ser atribuídos pontos aos alunos.

3. Estimativa em cores

Este jogo é muito conhecido e consiste em adivinhar quantos blocos têm em um saco. Normalmente, os sacos costumam ser escuros para dificultar essa estimativa. Porém, a proposta desta atividade é usar um saco claro e colocar duas cores de Material Dourado em Eva dentro.

Assim, os alunos deverão adivinhar quantas peças de cada cor tem num mesmo saco e ganha a criança ou grupo que chegar mais perto.

Esta atividade ajuda no desenvolvimento de habilidades de contagem e estimativa, além disso, costuma ser bem interessante para aprimorar a socialização entre os alunos.

4. Quebra-cabeça matemático

O quebra-cabeça matemático é uma excelente atividade para se fazer com Material Dourado em EVA. Nela, as crianças precisam combinar peças de uma mesma cor para formar números específicos.

Ou seja, antes do início do jogo, o professor deve definir quais números, representados pelo Material Dourado, completam um mesmo quebra-cabeça. Por exemplo, suponhamos que o quebra cabeça esteja completo quando se formar uma placa de 100 cubinhos, sendo os 20 primeiros em azul, os 20 seguintes em verde, e os 80 restantes em amarelo.

No entanto, para se chegar nesse resultado, os alunos deverão realizar contas como 10 + 10 com os blocos em azul, 5 + 15 com os verde e 40 + 40 com os amarelos. Ao chegarem na resposta certa, o quebra cabeça vai se formando.

O ideal é entregar uma tabela com os 100 quadrados em branco e, conforme as crianças realizam os cálculos, elas mesmas podem pintá-los com a cor sugerida. Esta atividade incentiva a associação de cores aos valores numéricos.

5. Problemas coloridos

Assim como nos cálculos, trabalhar com problemas usando o Material Dourado em EVA pode ser muito benéfico para as crianças. Vamos supor, então, que o problema em questão seja:

Matheus tem 10 placas azuis e Maria 20 amarelas. Quantas placas eles têm juntos?

Para solucionar essa situação-problema, as crianças devem juntar as peças de EVA azuis e amarelas para chegar ao resultado. Claro que, como citamos anteriormente, para as crianças mais velhas, os problemas devem ser mais complexos e com números maiores. Inclusive, é possível agregar mais cores.

O principal objetivo é facilitar a resolução dos problemas, uma vez que todos devem considerar as cores. Desta forma, os alunos irão assimilar mais rapidamente na hora que se depararem com problemas assim no papel e na lousa.

Aplique as atividades com Material Dourado em EVA!

Aplicar atividades com Material Dourado em EVA é uma excelente forma de ensinar matemática de maneira mais simples, dinâmica e divertida.

Em outras palavras, por mais que o Material Dourado em madeira seja a preferência da maioria dos professores, é o EVA que oferece novas possibilidades. Inclusive, é possível usar os dois em uma mesma atividade, ou variar entre eles dependendo da proposta.

Além disso, se você for professor da Educação Infantil, o mais recomendado é trabalhar com o Material Dourado em EVA devido a sua leveza e segurança. Nas demais séries, é indicado combinar o uso dos dois para aproveitar os benefícios de ambos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e as atividades deixadas possam ser incorporadas nas suas aulas. Caso você tenha algo a acrescentar, deixe seu comentário e enriqueça o nosso conteúdo com as suas impressões.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, confira também o nosso artigo: Material Dourado em Madeira, Plástico ou EVA: qual o melhor? e adquira o seu nos links de compras que deixamos. Lembre-se também de compartilhar este conteúdo com outros professores.

Boa aula e continue de olho para não perder nenhuma atualização sobre o assunto!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.