Problemas Matemáticos no 2° ano: conheça 5 maneiras de aplicá-los

Ao avançar da primeira para a segunda série, as disciplinas ganham uma nova dimensão para os alunos. Neste contexto, até os Problemas Matemáticos no 2° ano se tornam mais desafiadores.

Em outras palavras, além dos probleminhas básicos, surge a necessidade de aprimorar as questões com múltiplas escolhas ou mais de uma situação a ser resolvida. Isso ocorre porque a ideia é ampliar o nível de dificuldade a cada ano.

No entanto, embora mais complicadas, as situações-problema ainda devem seguir a linha lúdica e contar com exemplos do cotidiano. Afinal, a faixa etária em questão está saindo de uma série leve e conhecendo um novo universo.

Mas, como inserir esses probleminhas respeitando a nova fase, sem deixar de considerar a anterior? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo! Continue a leitura e anote todas as nossas sugestões.

O que muda nos Problemas Matemáticos no 2° ano em relação à série anterior?

As mudanças que ocorrem nos Problemas Matemáticos no 2° ano em relação à série anterior têm a ver com profundidade e complexidade. Em outras palavras, é comum que as questões fiquem mais difíceis e exijam dos alunos um caminho mais longo para chegar ao resultado.

Assim, entre as principais diferenças, podemos destacar:

    • maior complexidade: no 2° ano, os problemas ganham uma quantidade maior de passos e operações. Isso significa que em vez de situações resolvidas em uma única etapa, como somar ou subtrair itens, os alunos passam a somar e depois subtrair ou até mesmo realizar duas somas para obter o resultado;
    • diferença na linguagem: a linguagem dos problemas no 2° ano também sofre alterações. Isto é, ao contrário do 1° ano que os enunciados eram simplificados e diretos, na segunda série eles podem ter mais detalhes e descrições, exigindo maior interpretação de texto;
    • ampliação de operações: se no 1° ano os probleminhas contavam apenas com as operações de adição e subtração, no 2° é introduzida a ideia de multiplicação e divisão;
  • autonomia na resolução: na primeira série é comum que todos os problemas sejam resolvidos com o apoio do professor. Já no 2° ano a proposta é que os alunos assumam maior autonomia para interpretar e solucionar as questões.

Essas mudanças tornam os Problemas Matemáticos no 2° ano mais desafiadores do que os da série anterior. No entanto, isso é necessário para a criação de uma base mais sólida para os próximos níveis escolares.

Qual é a importância de aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano?

Aplicar os Problemas Matemáticos no 2° ano vai além de ensinar as operações básicas. Eles ajudam os alunos a compreenderem e usarem os conceitos da disciplina no contexto do cotidiano.

Assim, saber resolver situações-problema é fundamental para desenvolver a capacidade interpretativa e construir uma base sólida para os próximos anos escolares. Além disso, há outros benefícios associados, como:

  • desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • melhoria do pensamento crítico e da criatividade;
  • aprimoramento das habilidades de resolução de operações básicas;
  • construção da autonomia.

Vale dizer que ao aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano, as crianças aprendem a criar estratégias para resolver as questões. Essa habilidade é importante não apenas no contexto escolar, como na vida pessoal também.

5 maneiras de aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano

Já falamos da diferença dos Problemas Matemáticos no 2° ano em relação à série anterior e à importância deles. Agora, é o momento de conhecer maneiras de aplicá-los. É importante destacar que na segunda série, ainda se faz necessário apostar em abordagens lúdicas e dinâmicas para atrair e manter a atenção dos alunos.

Acompanhe as sugestões!

1. Aposte em problemas relacionados ao cotidiano dos alunos

Assim como é sugerido na primeira série, o ideal é continuar apostando nos problemas relacionados ao cotidiano dos alunos. Desta forma, eles conseguem absorver e compreender melhor as questões.

A ideia é envolver situações que fazem parte da vida das crianças como:

  • rotina escolar;
  • compartilhamento de brinquedos ou lanches;
  • cálculos de quantos dias faltam para o aniversário;
  • número de alunos na sala ou pessoas da família;
  • entre outros.

Esse tipo de cenário ajuda os alunos a enxergar o problema de forma real e a relacionar a matemática à própria vida.

2. Ilustre os probleminhas

Outra forma de aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano é ilustrando-os. Mas, como assim?

Em vez de escrever o poema na lousa ou realizar a leitura no livro, a sugestão é pedir para as crianças ilustrarem a situação. Isso porque ao adicionar figuras ou imagens à problemática a visualização e compreensão se tornam mais simples.

Assim, se o probleminha for: “Quantos brinquedos Pedro tem no quarto?” Os alunos devem desenhar o personagem e os seus pertences. Deste modo, a absorção do conteúdo será plena.

3. Invista no aprendizado colaborativo

Dividir a turma em duplas ou grupos para resolver problemas matemáticos é uma ótima ideia para incentivar o trabalho em equipe. Essa dinâmica permite a troca de ideias e ainda um conhecimento maior da disciplina mediante outros pontos de vista.

Quando um aluno resolve uma situação-problema sozinho, ele segue apenas uma linha de raciocínio. Já ao solucionar a questão com a ajuda de outros colegas é possível encontrar mais formas de resolução, abrindo um leque de contribuições.

4. Faça integração com outras disciplinas

Talvez você ainda não saiba, mas é possível integrar os Problemas Matemáticos no 2° ano com outras disciplinas. Para isso, basta transformar uma situação de outra matéria em uma questão matemática. As sugestões são:

  • língua portuguesa: usar atividades de interpretação de texto do livro didático como um problema a ser resolvido;
  • ciências: transformar o passo a passo do cuidado com as plantas em uma situação-problema, perguntando quantas flores ainda faltam para completar o jardim, por exemplo;
  • geografia: utilizar os mapas para definir quantos quilômetros faltam de um lugar para o outro;
  • arte: ilustrar os problemas com desenhos feitos à mão, recortes, colagens e afins.

5. Invista na gamificação

Investir na gamificação é uma das principais maneiras de aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano. Assim, transformar a resolução de problemas em um jogo no qual a cada resposta certa se avança um nível é uma ótima forma de motivar os alunos.

Além disso, a gamificação é uma estratégia que visa à absorção de conteúdos em diversos contextos. Por isso, a ideia é utilizá-la em qualquer outra aplicação de conceitos matemáticos. Não se esqueça de usar materiais concretos e manipulativos para aprimorar as brincadeiras e trazer melhores resultados.

Aplique Problemas Matemáticos no 2° ano!

Chegamos ao fim do artigo reforçando a importância de aplicar Problemas Matemáticos no 2° ano. Até aqui, ficou claro que esse tipo de atividade é muito benéfica dentro e fora da sala de aula.

Vale dizer que é possível usar as sugestões do livro didático de forma diferente do tradicional. Basta adaptar as atividades conforme as ideias que deixamos aqui. Ou seja, os exercícios podem ser ilustrados e transformados em histórias ou brincadeiras.

A proposta é aplicá-los de maneira envolvente e mais próximo possível da realidade das crianças. Essa é a premissa para transformar o aprendizado em uma experiência dinâmica e duradoura.

Por fim, se você tem mais alguma sugestão de como aplicar os Problemas Matemáticos no 2° ano, deixe seu comentário. Lembre-se também de compartilhar o artigo para que ele alcance mais pessoas interessadas no assunto.

Boa aula e até a próxima!

 

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