Subtração com Material Dourado no 4° ano

Assim como é importante mesclar a Adição com Material Dourado no 4° ano, a subtração também é. Isso porque, essa combinação ensina de forma dinâmica às crianças a resolverem diversos problemas do cotidiano que envolvem a retirada de quantidades.

Em outras palavras, unir o ensino da Subtração com Material Dourado no 4° ano, é uma excelente estratégia e costuma trazer bons resultados no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem.

O Material Dourado é uma ferramenta pedagógica valiosa para o ensino de todos os conceitos matemáticos. No que diz respeito aos cálculos e resolução de problemas, ela se torna ainda mais importante por oferecer uma experiência concreta aos alunos.

Se você deseja saber qual a melhor forma de mesclar a Subtração com Material Dourado no 4° ano e qual a importância dessa prática, continue com a gente!

Qual a importância de unir o ensino da Subtração com Material Dourado no 4° ano?

Unir o ensino da Subtração com Material Dourado no 4° ano, é importante por diversos motivos. Conheça os principais, a seguir:

  • visualização concreta da operação: o Material Dourado desempenha um papel importante no ensino da subtração. Isso porque, com ele, os alunos conseguem visualizar os números e as quantidades que devem ser extraídas. Ou seja, realizam a operação de forma tangível;
  • experiência manipulativa: muito mais que fazer uma conta na lousa ou no caderno, com as peças douradas as crianças realizam cálculos, na prática. Assim, ao remover os blocos para representar a operação, elas assimilam melhor o conceito de retirar quantidade, compreendendo melhor o processo da operação;
  • transição do abstrato para o concreto: o Material Dourado auxilia na transição do ensino abstrato para o concreto. Em outras palavras, com a manipulação de peças, os alunos conseguem realizar operações que no papel tendem a ser mais complexas por serem abstratas.

Como ensinar a Subtração com Material Dourado no 4° ano?

Ensinar Subtração com Material Dourado no 4° ano tende a ser uma experiência eficaz e envolvente. No entanto, seguir algumas sugestões pode ser fundamental para que os resultados saiam como o esperado. Acompanhe!

1. Faça uma introdução progressiva

Mesmo que as crianças já conheçam e tenham trabalhado com o Material Dourado nos anos anteriores, toda proposta deve ser feita de forma progressiva. Ou seja, ao aplicar atividades novas, é interessante começar com exercícios mais simples e ir aumentando gradativamente.

O ideal é sempre entrar com dinâmicas exploratórias, para que os alunos se familiarizem com o objetivo e só depois realizem a dinâmica valendo pontos.

2. Trabalhe com construção de narrativas

Outra sugestão que tende a trazer resultados expressivos é o trabalho com construção de narrativas. Ou seja, além das situações-problemas sugeridas nos livros didáticos, é essencial criar e deixar que os alunos também criem histórias com a subtração.

Essas narrativas devem ser sempre representadas pelas peças douradas e podem, inclusive, promover a interdisciplinaridade com as aulas de Português.

3. Invista na estratégia de cores

Para a estratégia de cores, o ideal é usar o Material Dourado em Plástico ou EVA. Isso porque, nessas versões, eles possuem cores. Assim, é possível usar tonalidades diferentes para representar as unidades, dezenas e centenas.

Essa visualização por cor facilita a compreensão na hora de realizar as operações matemáticas, como a subtração.

4. Aposte em jogos e atividades interativas

Aprender brincando nunca sai de moda. Por isso, apostar em jogos e atividades interativas torna o aprendizado ainda mais divertido. Inclusive, a sugestão é promover dinâmicas nas quais as crianças precisem trabalhar em grupo.

Assim, além de aprimorarem as habilidades matemáticas, os alunos também vão melhorar a socialização e aprender a criar estratégias para vencer competições.

5 sugestões de atividades de Subtração com Material Dourado no 4° ano

Já falamos sobre a importância de combinar a Subtração com Material Dourado no 4° ano e também demos algumas dicas de como fazer isso. Agora, você vai conferir algumas sugestões de atividades para aplicar aos alunos seguindo essa estratégia. Confira!

1. História de feira

Seguindo a premissa da criação de narrativas que falamos anteriormente, nesta atividade, o professor deve criar uma história de feira. Ou seja, associar uma situação cotidiana que pode ocorrer em uma feira, usando os blocos dourados e a subtração das peças.

Assim, basta criar uma narrativa sobre itens comprados na feira e pedir que as crianças paguem por eles, usando o Material Dourado. Ao fim da compra, elas precisam subtrair a quantia que gastaram e, caso ainda precisem de algum alimento, devem “pedir emprestado” aos colegas.

Esta atividade visa trabalhar a subtração, bem como o empréstimo dessa operação. Além disso, auxilia na interação entre os alunos durante a compra imaginária, na qual um vende e o outro adquire.

2. Subtração com Cores Distintas

Este exercício também faz referência a nossa sugestão de usar cores para intensificar o aprendizado da Subtração com Material Dourado no 4° ano. Para realizá-lo, é importante usar os blocos em plástico ou EVA, pois são coloridos.

Assim, os problemas que envolvem a subtração devem ser escritos na lousa em cores distintas para representar as unidades, dezenas e centenas. Os alunos, já munidos pelos blocos com as mesmas cores apresentadas, devem resolver os devidos problemas.

Ao chegarem no resultado, devem compartilhá-lo com o restante da turma e falarem sobre a sua experiência com as cores. O objetivo principal é reforçar a compreensão das categorias de unidades, dezenas e centenas durante o processo de subtração.

3. Desafio do Jogo da Subtração

No desafio do jogo da subtração, um tabuleiro deve ser criado, no qual os alunos avancem ao resolver problemas e cálculos de forma correta. Ou seja, o professor apresenta o desafio, que pode ser os sugeridos nos livros didáticos e cada aluno precisa realizá-lo com o auxílio do Material Dourado.

O primeiro que finalizar corretamente, avança uma casa no tabuleiro e assim por diante. Vence quem chegar ao fim do tabuleiro primeiro. Esta atividade visa praticar a subtração em um contexto lúdico e competitivo, colaborando também para a habilidade de realizar cálculos rapidamente.

4. Troca Inteligente de Blocos

Algumas atividades precisam reforçar a subtração com empréstimo ou troca. Por essa razão, ao invés de realizá-las no caderno, os alunos devem fazer na prática.

Assim, o exercício consiste em desenvolver estratégias para emprestar um número na subtração, usando o Material Dourado. Ou seja, cada aluno deverá resolver um problema que precisará da troca de peças.

No entanto, esta dinâmica não é tão simples quanto parece, pois ao emprestar peças, o outro aluno pode ficar sem a quantidade ideal para realizar o seu problema. Por esta razão, o jogo se chama “troca inteligente”, pois é necessário verificar até que ponto é possível emprestar blocos aos outros colegas.

É possível que alguns alunos cheguem ao fim da dinâmica sem conseguir solucionar o seu exercício. Então, o jogo recomeça para conseguirem chegar a um resultado satisfatório com o trabalho em equipe.

5. Subtração em Grupo

Para esta atividade, a classe deve ser dividida em pequenos grupos. Todos eles precisam receber blocos de Material Dourado e problemas específicos. Entretanto, esses problemas devem ser longos e exigirem um grande tempo de raciocínio.

Assim, os alunos precisarão trabalhar em grupo para resolvê-lo, compartilhando estratégias e discutindo as possíveis soluções. O objetivo é proporcionar uma abordagem prática e envolvente, que dependa do trabalho em equipe para ser solucionada.

Vale dizer que esta atividade pode ser aplicada como competição, ou seja, vence o grupo que solucionar os problemas primeiro. Contudo, é importante que todo o processo de resolução seja representado com as peças douradas e não apenas o resultado.

Mescle o ensino da Subtração com Material Dourado no 4° ano!

Mesclar o ensino da Subtração com Material Dourado no 4° ano é a peça chave para um aprendizado mais rápido e concreto. Ao usar as peças douradas, os professores conseguem proporcionar um ensino mais dinâmico, enquanto os alunos aprendem mais rapidamente.

Vale destacar que a subtração é uma peça chave para a construção dos conhecimentos matemáticos. Assim como a adição, ela abre porta para a realização de operações mais complexas como multiplicação e divisão.

Ao combinar estratégias que tem como base a manipulação e visualização dos conteúdos, os alunos não só compreendem melhor os conceitos, como também desenvolvem a vontade de praticá-los. Desta forma estarão mais preparados para os desafios matemáticos dos próximos anos.

Mescle o ensino, use macetes, aposte em narrativas envolventes e jogos interativos para transformar o aprendizado da subtração em uma experiência estimulante. Inclusive, se você deseja saber mais sobre o uso do Material Dourado na série em questão, confira também a nossa categoria com conteúdos do 4° ano.

Não esqueça de comentar, caso este artigo tenha sido útil para você e compartilhe para que mais pessoas também aprendam como unir a Subtração com Material Dourado no 4°ano. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.