Qual a diferença entre o material dourado de madeira e EVA?

Reconhecido por professores, pais e teóricos que estudam sobre o processo de ensino e aprendizagem, o material dourado é um recurso de extrema importância para as aulas de matemática. A partir de seu manuseio, os alunos, especialmente dos primeiros anos do ensino fundamental, conseguem aprender os conceitos matemáticos de forma muito mais efetiva.

Em outras palavras, o material dourado consiste em uma ferramenta que auxilia nas propostas pedagógicas do ensino da matemática, que vão desde a compreensão até a prática de operações e resoluções de problemas. Este material foi desenvolvido pela educadora Maria Montessori (1870-1952) e, desde a sua criação, tem o objetivo de ajudar os alunos a praticar ações voltadas à aprendizagem da disciplina.

No entanto, uma dúvida que permeia o assunto é: qual a diferença entre o material dourado de madeira e EVA. Isso porque, esses dois materiais são muito usados na sala de aula e ambos possuem um alto índice de compra e procura. Para se ter uma ideia, algumas escolas utilizam os dois, ou seja, tanto o de madeira, quanto o de EVA são solicitados na lista de material.

Para tirar as suas dúvidas quanto a diferença, a eficiência e em quais momentos cada um deles é indicado, detalhamos a explicação do assunto neste artigo. Acompanhe!

Sobre o material dourado de madeira

Uma coisa devemos concordar, o material dourado de madeira marcou épocas e, até os dias atuais, é o mais conhecido pela maioria das pessoas.

Ele consiste em placas, tiras e cubinhos. As placas têm o tamanho de 10cm x 10cm x 1cm, e representam às centenas, as tiras possuem o tamanho de 10cm x 1cm x 1cm e fazem referência à dezena. Por fim, os cubos têm as medidas de 1cm x 1cm x 1 cm e simbolizam a unidade. É importante destacar que estes valores em cm são aproximados, ou seja, podem existir materiais de outros tamanhos.

Geralmente, o material dourado de madeira acompanha um estojo confeccionado com o mesmo material e próprio para o armazenamento do recurso. Este tipo de estojo é importante para a conservação e o transporte, inclusive, no caso das crianças, ter uma caixa para guardá-lo, é fundamental para que as peças não se percam.

Sobre o material dourado de EVA

O material dourado de EVA é relativamente novo no mercado, ou seja, ele não é como o de madeira, já conhecido há muito tempo. No entanto, aparece com frequência nas listas de materiais e propostas na sala de aula.

Para os trabalhos com a educação infantil, por exemplo, o material dourado de EVA pode ser o escolhido pelos professores, uma vez que apresenta uma leveza maior que o de madeira. Além disso, por ser macio e não dispor de pontas que podem arranhar ou perfurar, ele segue sendo uma excelente alternativa para as atividades com as crianças menores.

No quesito representação de peças, o material dourado de EVA é idêntico ao de madeira, ou seja, dispõe de placas, tiras e cubinhos, e possui o mesmo tamanho. Já ao falarmos da durabilidade, ele tende a ser menor, isso porque, o EVA pode ser rasgado, situação que não ocorre no material dourado de madeira.

Uma característica que o material dourado de EVA tem, que é bem diferente ao de madeira, é no que diz respeito às cores. Quando confeccionado em EVA, o material apresenta diversas tonalidades, o que também pode ser mais atrativo ao ensino infantil, uma vez que nessa faixa etária, as crianças se interessam mais por ferramentas coloridas.

Material dourado de Madeira e Eva: quando usar cada um?

Agora que falamos qual a diferença entre o material dourado de madeira e EVA, vamos saber quando é indicado usar cada um deles. Confira!

Como mencionamos anteriormente, para as atividades com crianças pequenas, o ideal é utilizar o material dourado de EVA, tanto por questões de segurança, quanto para prender mais a atenção dos alunos. Em contrapartida, no caso das crianças maiores, o material dourado de madeira tende a ser a melhor opção, uma vez que apresenta mais seriedade no manuseio.

Outro ponto a ser considerado, antes de optar pelo material dourado em madeira ou EVA, é o planejamento de cada aula, ou seja, é fundamental saber quais atividades serão feitas antes de decidir entre um e outro. Melhor dizendo, o material dourado em EVA pode não ser tão bom para os exercícios de comparação numérica, por exemplo. Isso porque, com a madeira, as crianças conseguem ter a noção da diferença de peso entre unidade e dezena. Já com o EVA, isso não é possível.

Existem outros fatores que contam muito na escolha do material dourado, como o local onde as atividades serão realizadas, isto é, se será um ambiente aberto ou fechado. No caso de lugares ao ar livre, o material de EVA pode não ser uma boa opção, pois é facilmente levado pelo vento. Entretanto, dependendo da proposta, o material em EVA pode funcionar melhor, exatamente por contar com cores diferenciadas, que ajudam em jogos em grupo, por exemplo.

Em razão de tudo o que foi citado, alguns professores estão optando por solicitar os dois tipos de material dourado na lista escolar. O confeccionado em EVA para ser utilizado nas atividades mais lúdicas, como os jogos, e o de madeira para ser usado em exercícios como as operações matemáticas e resolução de problemas.

Assim, é evidente que não existe um material dourado melhor, e sim, aquele que atende de forma mais assertiva determinadas propostas pedagógicas. Em outras palavras, é preciso avaliar alguns fatores e só depois disso, definir qual deles é o ideal para cada uma das situações de aprendizagem.

Entendeu a diferença entre material dourado de madeira e EVA?

Ao fim deste conteúdo, ficou claro que o material dourado de madeira e EVA possuem características diferentes, porém ambos conseguem auxiliar na aprendizagem da disciplina de matemática. Neste contexto, é papel do professor avaliar qual deles atende melhor as propostas pedagógicas que serão aplicadas em sua aula.

É importante destacar que não é necessário optar por apenas um tipo de material, uma vez que cada um deles podem ser utilizados para finalidades diferentes. No entanto, se não for viável trabalhar com os dois, é preferível optar por aquele que trará mais benefícios para a turma.

Se este artigo fez sentido para você, deixe a sua contribuição em forma de comentário. Caso você seja professor e tenha escolhido um dos dois materiais para usar com seus alunos, conte para nós como tem sido a sua experiência. Leia também a análise que fizemos sobre qual o melhor material dourado disponível para compra on-line, clicando no link.

Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.