Qual o objetivo do material dourado?

Sabemos que a matemática é uma das disciplinas mais desafiadoras no contexto escolar. Isso porque, são inúmeros os alunos que apresentam dificuldade no aprendizado da matéria. Em razão disso, é muito comum que os professores busquem por ferramentas que ajudem a simplificar o ensino e ofereçam resultados satisfatórios no processo de aprendizagem.

Dentre os recursos pedagógicos mais comuns, temos o material dourado, criado pela educadora Maria Montessori (1870-1952), com a finalidade de auxiliar as crianças na compreensão dos algoritmos e na realização das operações básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

No entanto, você sabe qual o objetivo do material dourado? Em outras palavras, muito mais que apenas auxiliar com os números, ele traz consigo uma série de benefícios e metas de aprendizagem. Caso você ainda não saiba nada a respeito disso, continue acompanhando o nosso conteúdo, que explicaremos tudo nos próximos tópicos. Confira!

A origem do material dourado

O material dourado, como mencionamos no tópico anterior, é um recurso idealizado pela educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Com o nome original de “material de contas douradas”, este recurso foi criado na década de 90, quando Maria visitou um hospital psiquiátrico em Roma e descobriu o quanto as crianças eram tratadas de maneira desumana no local.

A partir disso, a educadora pensou e desenvolveu uma ferramenta para que os profissionais de hospitais pudessem trabalhar com as crianças de modo mais dinâmico, fazendo com que os pequenos se interessassem pelo ensino e se adaptassem a ele. Com o sucesso dessa experiência, ela concluiu que o recurso também poderia funcionar em escolas comuns.

Assim, após algumas modificações realizadas por um seguidor de seus métodos, o material dourado passou a fazer parte da rotina das salas de aula. Com a sua confecção em madeira e suas tiras, placas e cubos, representando a unidade, dezena e a centena, o material dourado chegou às escolas com a ideia de auxiliar no reconhecimento dos números e na resolução de contas básicas.

No entanto, atualmente, o recurso tem objetivos muito maiores dos idealizados em sua criação. Em outras palavras, as escolas utilizam a ferramenta para os mais diversos tipos de atividades, inclusive para promover a interação entre as crianças e o desenvolvimento de jogos que cooperam com um aprendizado mais dinâmico e efetivo.

Quais são os objetivos do material dourado?

Na época em que foi criado, o material dourado tinha o objetivo de trazer mais liberdade ao ensino tradicional, ou seja, fugir da “decoreba” de algoritmos e deixar de lado os treinos cansativos no papel. No entanto, de lá para cá, além dessas mudanças, o recurso também ajudou em outras questões, como a socialização entre as crianças, e o desenvolvimento da autonomia de cada um delas.

Em outras palavras, os principais objetivos do material dourado são:

  • ensinar aos alunos as relações entre as peças;
  • fazer com que as crianças compreendam as trocas do sistema decimal;
  • criar uma série de novas experiências concretas em sala de aula;
  • ajudar com o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos;
  • ampliar a interação dos pequenos na escola.

Além do que foi destacado acima, o material dourado faz com que os alunos sejam agentes do próprio aprendizado. Melhor dizendo, com a sua utilização, as crianças se tornam protagonistas em sala de aula, isto é, têm mais autonomia durante a aprendizagem.

Para se ter uma ideia da eficácia desse recurso pedagógico, com o uso de apenas lousa e caderno, as crianças se comportam sempre como ouvintes e reprodutores daquilo que é ensinado. Já com o uso do material dourado, os próprios alunos criam atividades, se ajudam mutualmente e ainda exploram os campos da matemática de maneira mais simples e dinâmica.

Por que usar o material dourado?

Se você é professor, o uso do material dourado, além de tornar as suas aulas mais dinâmicas, também irá facilitar a aprendizagem dos seus alunos. Já se você for pai, pode utilizar o recurso em casa, não somente para reforçar o aprendido na escola, como para oferecer mais ferramentas para que a criança explore a matemática.

A utilização do material dourado, como já foi dito, garante uma série de benefícios que as aulas tradicionais não conseguem oferecer. Entretanto, é sempre bom considerar que ao mesclar as aulas comuns com o recurso, o ensino pode ser ainda melhor.

Isso significa que, é possível trazer as atividades propostas dos livros didáticos para a realidade do material, ou seja, contas, resoluções de problemas e afins, ao invés de feitas no caderno, podem ser realizadas por meio dele.

Desta forma, amplia-se o conhecimento, sem deixar de cumprir o que está nos livros. Por meio do uso do material dourado, as crianças se conectam e começam a gostar mais das aulas de matemática. Isso porque, são inúmeros os exercícios práticos que podem ser feitos, além dos jogos que divertem, enquanto ensinam.

Entendeu o objetivo do material dourado?

Chegamos ao fim e até aqui você pôde notar que não existe apenas um objetivo quando o assunto é material dourado. Ou seja, muito além de aprender a disciplina da matemática, a ferramenta entra na sala de aula, como uma facilitadora de exercícios e interação entre os alunos.

São diversas as atividades que podem ser realizadas com esse recurso pedagógico. No entanto, deve-se considerar o nível em que cada turma se encontra. Para não errar, basta seguir o livro didático da série em que leciona e apenas adaptar os exercícios propostos com o uso do material dourado.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e tirado todas as dúvidas sobre o assunto. Caso você tenha algo a considerar, não hesite em deixar o seu comentário e compartilhar este artigo para que outros professores possam aproveitar o material dourado da melhor maneira possível. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia também: “Para que serve o material dourado” e fique ainda mais por dentro da temática.

Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.