5 ideias para usar Material Dourado na Educação Infantil

Embora seja comum nos depararmos com a utilização de recursos pedagógicos no Ensino Fundamental, essa implementação também é recomendada no Ensino Infantil. Isso porque, quando as crianças iniciam na escola, é fundamental que se sintam motivadas a aprender.

Neste cenário, usar o Material Dourado na Educação Infantil, é uma excelente forma de apresentar a matemática e todas as suas possibilidades aos alunos. Além disso, com essa ferramenta, os pequenos conseguem ter acesso a aulas mais lúdicas e dinâmicas.

Entretanto, grande parte dos educadores não sabem como trabalhar com o Material Dourado, pois é algo que não consta em todos os livros de apoio. Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas ideias de como usar o Material Dourado na Educação Infantil.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo!

Quais os benefícios de usar o Material Dourado na Educação Infantil?

Os benefícios de usar o Material Dourado na Educação Infantil são expressivos. Isso porque, se trata de um recurso valioso no processo de ensino-aprendizagem, especialmente da matemática. Por meio dele, as crianças conseguem visualizar os conceitos matemáticos e trabalhá-los de forma concreta. Ademais, abaixo, você acompanha outras vantagens:

1. Facilita a compreensão da matéria

Como mencionado anteriormente, o Material Dourado na Educação Infantil, facilita a compreensão da matéria, uma vez que, os pequenos conseguem ter uma visão ampla dos conceitos matemáticos. Além disso, como se trata da descoberta da disciplina, é muito mais simples que os alunos entendam a matéria quando ela é aplicada de maneira concreta.

2. Desenvolve a imaginação e a criatividade

Usar as peças douradas desenvolve a imaginação e a criatividade. Isso porque, a ferramenta oferece as mais diferentes formas de ensino de maneira dinâmica. Ou seja, os pequenos podem fazer cálculos e resolverem pequenos problemas por intermédio de jogos e atividades lúdicas.

3. Incentiva o trabalho em equipe e promove a socialização

O Material Dourado na Educação Infantil, é o principal responsável por incentivar o trabalho em equipe e promover a socialização. Normalmente, as atividades propostas para a faixa etária são, em sua maioria, em conjunto. Nesse sentido, as crianças aprendem a compartilhar, dialogar e trabalhar umas com as outras.

4. Auxilia na coordenação motora

Ao manipular as peças douradas, as habilidades motoras finas das crianças são aprimoradas. Isso é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora.

5. Aumenta a autoconfiança

Utilizar o Material Dourado faz com que os alunos aumentem a sua autoconfiança, mesmo que não percebam. Isso ocorre, pois a abordagem da disciplina é mais prática e simples, fazendo com as crianças não encontrem dificuldades e se sobressaiam na matéria.

Como usar o Material Dourado na Educação Infantil?

Usar o Material Dourado na Educação Infantil não é muito diferente de utilizá-lo nas demais séries. Assim como nos livros didáticos, o que ocorre, é a redução ou aumento da dificuldade conforme o nível em que a turma se encontra.

Em outras palavras, quando abrimos um livro do 1° ano e um do 2°, percebemos que os exercícios propostos são bem semelhantes. No entanto, no 2° ano, eles são mais complexos, não é verdade?

Ou seja, da mesma forma que a primeira série realiza continhas, explora os números e aprende conceitos como composição e decomposição, os pequenos do Jardim I e II, por exemplo, devem ter acesso a esses mesmos conteúdos.

Entretanto, devido à faixa etária e por estarem conhecendo a disciplina, a matéria deve ser explorada de forma mais simples e dinâmica. Além disso, promover jogos com o Material Dourado é uma excelente forma de ajudar as crianças nessa fase.

Para te ajudar com essa implementação, abaixo, você confere 5 ideias de como usar o Material Dourado na Educação Infantil. Acompanhe!

Material Dourado na Educação Infantil: conheça 5 ideias!

Agora que já falamos sobre os benefícios e como usar o Material Dourado na Educação, chegou o momento de conhecer algumas ideias que podem ajudar na implementação dessa estratégia. Vale dizer que todas elas podem ser modificadas conforme o nível em que cada turma se encontra. Confira, a seguir!

1. Contagem com Material Dourado

Uma das melhores e mais simples ideias para usar Material Dourado na Educação Infantil é apostar na contagem. Isso porque, antes de as crianças realizarem contas de adição e subtração, elas precisam aprender quantidades.

Nesse sentido, é fundamental apresentar as peças douradas e solicitar que os pequenos contem os cubinhos. Aqui, a dica é ir ampliando o número de blocos para um resultado cada vez maior.

Somente após as crianças conseguirem fazer a contagem sem dificuldade é recomendado apresentar as unidades, dezenas e as operações matemáticas.

2. Construção de números

Uma segunda forma de aplicar o Material Dourado na Educação Infantil, é estimulando os alunos a construírem números. Em outras palavras, suponhamos que o número seja o 11 e as crianças precisem representá-lo.

Caso elas já estejam familiarizadas com as peças douradas, podem construir o número usando 1 barra e um cubo, ou 11 cubinhos. O objetivo é que façam a representação correta do algarismo solicitado, ou seja, podem usar apenas os cubinhos ou implementar a barra.

É interessante, também, deixar que os pequenos criem os seus próprios números e representações. Nesse sentido, eles podem dar ideias dos algarismos que querem representar e construí-los sozinho.

3. Contação de histórias

Quando falamos que o Material Dourado na Educação Infantil não é benéfico apenas para as aulas de matemática, é porque a multidisciplinaridade também faz parte dessa estratégia. Neste contexto, é comum associarmos a contação de história às aulas de língua portuguesa, não é verdade?

No entanto, é possível contar histórias simples, nas quais os números apareçam e, assim, eles possam ser associados ao Material Dourado. Além de ser uma excelente forma de as crianças manusearem as peças, também é um jeito de prepará-las para os futuros “probleminhas matemáticos”.

4. Jogos de adição e subtração

Assim que os pequenos já souberem os conceitos de contagem, deve-se inserir a adição e subtração no dia a dia deles. Essas continhas simples podem ser realizadas com o uso do Material Dourado. Ou seja, 5 + 6, 10 +2, 8 +3, e assim por diante.

Contudo, muito mais que contas, é recomendado criar jogos de adição e subtração para que os pequenos se sintam mais motivados a fazer as operações. Assim, um tabuleiro de corrida, no qual as crianças avançam sempre que chegam ao resultado correto de uma conta, é uma excelente maneira de ensinar a matemática.

5. Jogo da cantina da escola

Muito semelhante à brincadeira do “Mercadinho do Bairro”, o jogo da cantina da escola é uma dinâmica na qual os alunos devem realizar compras fictícias usando o Material Dourado. Assim, podem ser utilizadas embalagens vazias de doces e salgados e valores previamente estipulados.

Para jogar é simples, as crianças escolhem o lanche que querem adquirir e pagam usando as peças douradas. Ou seja, se um salgado custa R$5,00, elas precisam pagar com 5 cubos, já se o valor for R$10,00, por exemplo, podem comprar com 10 cubos ou uma barra.

Esse tipo de atividade auxilia os pequenos a aprenderem sobre trocas e valor relativo dos números. Dessa forma, chegam a primeira série com uma grande noção e mais preparados para os desafios mais complexos.

Use o Material Dourado na Educação Infantil!

Até aqui, ficou claro que o uso do Material Dourado na Educação Infantil, oferece benefícios expressivos aos alunos e também auxilia muito no ensino-aprendizado, não é verdade?

Vale lembrar que muito mais que facilitador das aulas de matemática, o Material Dourado é uma excelente ferramenta para a disciplinaridade. Inclusive, pode ser usado em conjunto com outras matérias.

Ao utilizar as peças douradas, as crianças têm acesso a aulas mais dinâmicas e divertidas, o que é excelente, uma vez que, nessa faixa etária, é fundamental usar e abusar das atividades lúdicas.

Além disso, ao usar o Material Dourado na Educação Infantil também é possível notar um maior desenvolvimento da coordenação motora. Isso é muito importante e essencial durante a trajetória no ensino infantil.

Esperamos que as nossas ideias tenham lhe auxiliado de alguma forma e, caso tenha outras sugestões, lembre-se de comentar para enriquecer o nosso conteúdo.

Se você deseja saber mais sobre a aplicação do Material Dourado na Educação Infantil, confira a nossa categoria completa da série em questão. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.