História do Material Dourado: explorando a sua origem e importância

Considerado um método inovador de ensino, o Material Dourado foi criado por Maria Montessori (1870-1952), a primeira mulher italiana a se formar em medicina. Devido a sua visão sobre o aprendizado das crianças com deficiência, ela desenvolveu a ferramenta que conhecemos e, até hoje, faz parte do cotidiano escolar do Ensino Infantil e Fundamental I.

Em outras palavras, o Material Dourado foi idealizado com base nas percepções de Maria Montessori, a qual acreditava que, com o auxílio de recursos pedagógicos, as crianças poderiam potencializar a sua capacidade de aprendizagem.

No entanto, por se tratar de um método antigo, muitos professores ainda têm dúvidas sobre a criação da ferramenta, bem como as suas aplicações e benefícios em sala de aula. Em razão disso, neste conteúdo, você vai saber os principais detalhes da História do Material Dourado e como ele contribui na educação das crianças.

Vamos juntos?

O que é o Material Dourado?

Como dito anteriormente, o Material Dourado foi criado e desenvolvido por Maria Montessori (1870-1952), no século XX. O seu principal objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das aulas de matemática de uma forma concreta e tangível.

Confeccionado, na maioria das vezes, com madeira e composto por cubinhos, placas, barras e o chamado cubão, a ferramenta representa as unidades, dezenas, centenas e milhar. Desta forma, torna a matemática mais visual, auxiliando na compreensão dos alunos.

Toda a sua estrutura colabora diretamente para as mais diferentes abordagens e dinâmicas. Ou seja, ao usar o Material Dourado, as crianças podem aprender os mais diversos conceitos da disciplina. Entre eles:

  • contagem;
  • adição;
  • subtração;
  • multiplicação;
  • divisão;
  • resolução de problemas;
  • decomposição numérica.

No entanto, assim como os livros pedagógicos são divididos por séries e etapas, com o Material Dourado o processo deve ser o mesmo. Ou seja, para que as crianças tenham bons resultados com o recurso, é fundamental acompanhar o nível de ensino em que estão inseridas.

Para isso, o apoio das apostilas e livros didáticos são essenciais, mesmo que elas não ofereçam nenhum tipo de sugestão de atividades com Material Dourado. Isso porque, qualquer tipo de exercício escolar pode ser adaptado para o uso das peças douradas. Saberemos mais sobre isso nos próximos tópicos.

O uso do Material Dourado na prática educacional

O Material Dourado foi idealizado para tornar concreto os conceitos que, até então, eram apenas abstratos. Em outras palavras, Maria Montessori (1870-1962) percebeu que, ao manipular as peças, os alunos tinham um entendimento mais amplo do que utilizando apenas o caderno e a lousa.

Neste contexto, as peças douradas foram essenciais, especialmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Isso porque, nessas etapas, as crianças estão descobrindo os números e tudo que há por trás deles. Além disso, ao trabalhar com o Material Dourado, a prática educacional se torna mais atrativa e dinâmica.

É importante dizer que, ao longo do tempo, educadores de todo o mundo perceberam que ao usar os blocos dourados, os alunos se tornavam protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Fato que Maria Montessori (1870-1962) destacava sempre quando falava sobre o seu método, chamado de Montessoriano.

Esse protagonismo ocorre, pois as crianças não precisam apenas dos livros e do professor para se chegar à resposta certa de uma questão. Elas conseguem representar números, realizar decomposições, fazer contas e ainda resolver problemas por intermédio das peças e isso lhes garante mais autonomia em sala de aula.

Para se ter uma ideia, embora a matemática seja a principal disciplina aplicada com o Material Dourado, é possível promover a multidisciplinaridade com as peças douradas. Além disso, ao apostar no uso dessa ferramenta em sala de aula, as crianças se socializam e aprendem a trabalhar em grupo.

Assim, a compreensão da disciplina se torna mais profunda e duradoura e ainda colabora para o aprendizado dos próximos anos escolares, conforme a ampliação da complexidade da matéria. Abaixo, você confere de que forma o Material Dourado pode ser inserido na prática educacional.

Qual a importância do trabalho com Material Dourado?

Trabalhar com o Material Dourado é extremamente importante para a filosofia Educacional de Montessori. Como falamos no tópico anterior, a ferramenta desempenha um papel fundamental no que diz respeito à autonomia e aprendizado autodirigido. Ademais, auxilia na construção sólida em matemática e em outros campos da vida.

Embora tenha sido criado no século XX, o Material Dourado passou por diversas transformações e foi alvo de inúmeros estudos. Dentre todas as pesquisas a que foi submetido, diferentes benefícios foram identificados em seu uso em sala de aula, como:

  • desenvolvimento da coordenação motora fina;
  • melhoria na concentração;
  • estimulação do raciocínio lógico;
  • aprimoramento dos sentidos.

Vale ressaltar que desde a sua idealização, o Material Dourado tem como finalidade o ensinamento da aritmética. Entretanto, ele segue os mesmos princípios de outros materiais montessorianos e, por essa razão, também auxilia na Educação Sensorial.

Nesse sentido, muito além da matemática, o Material Dourado ajuda os alunos a criar padrões, montar quebra-cabeças, resolver situações-problemas e até explorar conceitos de outras disciplinas, como geometria, por exemplo.

Ademais, a socialização, como já foi dito, faz parte dos benefícios da ferramenta. Isso porque, grande parte das atividades com Material Dourado são realizadas em duplas ou grupos e precisam de muito diálogo e cooperação.

O Material Dourado e a Educação do Futuro

Ainda que a Educação moderna utilize cada vez mais a tecnologia, o Material Dourado é um recurso presente em escolas de todo o mundo. Isso se dá, pelo fato de a ferramenta dispor de uma abordagem prática e concreta que auxilia veemente no ensino da matemática.

Para se ter uma ideia, hoje encontramos propostas para usar o Material Dourado de forma virtual. Ou seja, há diferentes maneiras de implementar as peças douradas em sala de aula e, algumas delas, ocorrem no ambiente on-line.

Esse tipo de avanço nos leva a crer que o Material Dourado não será descartado da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I por um longo tempo – isso se ele for, algum dia.

A História do Material Dourado começou com a preocupação de Maria Montessori (1870-1956), em oferecer as mesmas possibilidades de aprendizagem para todas as crianças e, até hoje, ele mantém esse padrão.

À medida que a educação evolui, as peças douradas continuam desempenhando um importante papel aos alunos e professores, combinando tradição e inovação. Hoje, é possível investir em atividades novas, adaptações de livros e ainda jogos com o Material Dourado.

Em outras palavras, essa ferramenta atravessou gerações e continua sendo fundamental para a construção de uma base sólida para o aprendizado posterior. Em razão disso, é evidente que ela continue contribuindo para o conhecimento dos pequenos no futuro.

As contribuições de Maria Montessori se mantêm vivas, mesmo após a sua despedida. É inegável a herança que ela deixou para a Educação em diversas partes do mundo.

E, então, gostou de conhecer a História do Material Dourado? Caso queira continuar aprendendo sobre ele, visite a nossa categoria intitulada de: “Sobre o Material Dourado” e saiba mais sobre as suas atribuições. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.