Jogos com material dourado 1º ano

A utilização de ferramentas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, tem se mostrado uma prática cada vez mais eficiente. Essa aplicação se torna ainda mais expressiva quando se trata das aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente na 1ª série.

Um dos recursos mais usados neste cenário, é o material dourado, um conjunto de blocos manipulativos, criado para auxiliar os alunos na compreensão dos mais diversos conceitos matemáticos. Por meio dele, as crianças se envolvem mais com a disciplina e passam a entendê-la de forma mais simples.

Em razão disso, neste artigo, falaremos sobre a importância dos jogos com material dourado no 1º ano e deixaremos 05 sugestões para que você possa aplicar nas suas aulas para enriquecer o aprendizado dos alunos. Acompanhe!

Qual a importância de aplicar jogos com o material dourado?

Aplicar jogos com o material dourado, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, tem grande importância. Isso porque, por meio deles, as crianças aprendem enquanto brincam.

Quando Maria Montessori (1870-1952), desenvolveu o material dourado, no início do século XX, a sua proposta era que os alunos pudessem tocar, manipular e explorar as peças ficando mais próximos do conhecimento matemático. Ou seja, ela percebeu que as crianças aprendiam melhor quando estavam ativas na aprendizagem do que apenas pelas informações abstratas transmitidas.

Por esta razão, ao usar o recurso como jogo educativo, além de cumprir com a proposta do material, as aulas ainda se tornam mais dinâmicas e despertam maior interesse entre as crianças. Abaixo, destacamos os principais benefícios de implementar os jogos com o material dourado no 1°ano. São eles:

  • acesso à aprendizagem concreta: por meio dos jogos com o material dourado, as crianças passam a compreender de forma concreta os conceitos da disciplina. Ao manipular as peças, os alunos assimilam melhor o que antes era apenas abstrato;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico: ao aplicar os jogos com material dourado, os alunos são desafiados a resolver problemas matemáticos, por intermédio do pensamento crítico. Esses desafios estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • redução da insegurança em relação à matemática: muitas crianças têm medo quando o assunto é matemática, isso ocorre, porque a disciplina tem a fama de ser uma das mais difíceis. Por esta razão, os jogos com material dourado oferecem um ambiente descontraído e seguro para que as crianças possam acertar ou errar sem nenhum problema, promovendo assim, uma visão mais positiva da matéria;
  • colaboração e interação social: por intermédio dos jogos com material dourado, os alunos colaboram uns com os outros, desenvolvendo uma maior interação social. Isto não é apenas benéfico na escola, como também nos demais campos da vida.

05 sugestões de jogos com material dourado 1º ano

Acompanhe abaixo, 05 sugestões de jogos com material dourado 1° ano, para tornar as suas aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas!

É importante ressaltar que, os jogos para essa faixa etária, devem ser totalmente lúdicos e pouco complexos. Os objetivos precisam ir muito além da aprendizagem da matemática, ou seja, devem, antes de tudo, promover interação e a diversão para despertar o interesse pela disciplina.

1. Caça ao tesouro dourado

Neste jogo, o professor deve esconder blocos de material dourado em diferentes espaços da sala de aula ou até mesmo fora dela, caso tenha essa possibilidade. Após isso, precisa distribuir pistas escritas ou desenhadas, indicando onde os alunos poderão encontrar essas peças.

Em grupo ou individualmente, as crianças devem seguir as pistas e buscar pelos “tesouros dourados”. A cada vez que um bloco for encontrado, os alunos devem contar quantas peças são, e registrar o resultado na lousa ou em um papel. Vence o grupo, ou o aluno que encontrar a maior quantidade.

O objetivo deste jogo, é estimular o reconhecimento dos números e a realização da operação básica de adição, enquanto as crianças se divertem.

2. Construção de figuras

Para este jogo, o professor deve distribuir aos alunos folhas ou cartões com formas geométricas impressas, ou desenhadas. Ou seja, ilustrações de quadrados, retângulos e triângulos.

As crianças, por sua vez, devem usar o material dourado para construir essas mesmas figuras representadas no papel. Isto é, devem dar vida ao desenho, por meio das peças douradas. Ao fim, não haverá apenas um vencedor e, sim, todos os que conseguirem representar as formas.

Os objetivos dessa proposta são o reconhecimento das formas e o desenvolvimento da coordenação motora fina.

3. Jogo da balança

Esta dinâmica funciona da seguinte forma: o professor deve usar uma balança de brinquedo ou desenhá-la em uma folha de papel. Com a balança pronta, deve pedir aos alunos que encontrem o equilíbrio, mesmo que seja na imaginação, utilizando os blocos de material dourado.

A ideia é que, a balança, ainda que seja desenhada, mostre para as crianças a necessidade de possuir uma mesma quantidade de blocos de cada lado, para ser equilibrada, igualando o seu peso. Assim, os alunos aprenderão os conceitos básicos de igualdade, equilíbrio e comparação.

4. Jogo do passeio

Neste jogo, tanto o professor, quanto os alunos, precisam imaginar um percurso, normalmente de um lado até o outro da sala, no qual só irão avançar quando conseguirem agrupar uma determinada quantidade de blocos dourados.

O professor deve ditar os desafios aos alunos, ou seja, pedir que formem o número 10 com as peças douradas, por exemplo. Se o aluno conseguir, ele pode avançar no percurso. Caso erre, permanecerá no mesmo lugar.

Essa atividade, além de estimular a construção dos números, também ajuda na associação dos blocos e torna o aprendizado mais divertido.

5. Jogo do problema matemático

A ideia deste jogo não é construir problemas matemáticos complexos. No entanto, para jogar, é necessário apresentar aos alunos pequenas situações-problemas para que eles possam resolver com a ajuda do material dourado.

Por exemplo: João tem 05 cubinhos dourados e Maria tem mais 05. Ao todo, quantos cubinhos eles possuem? O ideal, é ditar essas situações da forma mais real possível, ou seja, usando os nomes dos próprios alunos, e distribuindo os cubinhos para que eles resolvam juntos.

Este jogo estimula o pensamento crítico, a aplicação dos conhecimentos matemáticos e ainda promove maior interação social, uma vez que, as crianças precisarão umas das outras para chegar a uma solução.

Chegou a hora de colocar em prática os jogos com material dourado 1º ano!

Até aqui, ficou claro que a utilização de jogos com material dourado, nas aulas de matemática do 1° ano, é uma estratégia pedagógica divertida e eficaz. Ao permitir que os alunos manipulem os blocos dourados, eles têm a oportunidade de explorar visualmente os números, compreender o seu valor posicional e ainda desenvolver habilidades matemáticas.

Ao longo deste artigo, deixamos cinco sugestões de jogos com o material dourado e, cada uma delas, aborda de maneira prática e interativa os conceitos fundamentais para a construção matemática nas crianças. Além disso, tornam o processo-aprendizagem mais prazeroso e envolvente.

Portanto, chegou a hora de aplicar essas sugestões em suas aulas de matemática. As propostas proporcionam uma experiência de aprendizado concreta e ativa, estimulando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a interação social.

Se este conteúdo foi útil para você, te convidamos a continuar explorando os benefícios e o mundo de possibilidades, por meio da utilização do material dourado em sala de aula. Em nosso site, você navega por séries e categorias, aprofundando o seu conhecimento e descobrindo mais formas criativas de usar esse recurso para aprimorar as aulas de matemática.

Junte-se a nós, nesta jornada, por um aprendizado mais dinâmico e eficaz com o uso do material dourado! Confira também as atividades com material dourado 1°ano. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.