Jogos com material dourado 2º ano

Desde os tempos mais antigos, os jogos são utilizados para instruir alguém. Seja uma simples competição de xadrez, ou uma partida de futebol de botão, essas dinâmicas sempre têm algo a ensinar aos jogadores.

Nas aulas de matemática não é diferente, especialmente quando falamos do segundo ano do ensino fundamental. Nesta fase, os jogos têm o poder de desenvolver o cognitivo e o social, ajudando as crianças a compreenderem melhor os conteúdos transmitidos.

Em outras palavras, muitos professores utilizam jogos educativos para acelerar o aprendizado e fazer com que os alunos se sintam mais envolvidos com a proposta da disciplina.

Neste cenário, temos o material dourado, que é um grande protagonista quando o assunto é promover aulas mais dinâmicas e concretas. Ele também é um excelente facilitador no desenvolvimento de jogos que auxiliam na aprendizagem.

Os jogos com material dourado 2º ano, oferecem uma abordagem divertida e prática, auxiliando os alunos a construírem uma base sólida para o entendimento da matemática. Por esta razão, neste conteúdo, deixamos algumas sugestões, para que você aplique em suas aulas e tenha resultados mais satisfatórios. Continue a leitura!

Qual a importância dos jogos com material dourado?

Os jogos com material dourado são muito importantes no ensino da matemática, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental. Esse tipo de proposta, oferece uma abordagem manipulativa e concreta, que auxilia as crianças na melhor compreensão da disciplina. Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

  • visualização de conceitos: por meio dos jogos com o material dourado, as crianças conseguem manipular o que antes era apenas abstrato. Ou seja, ao segurar, distribuir e agrupar as peças douradas, elas são capazes de obter uma percepção concreta dos números, seus valores posicionais e suas operações. Isso facilita a conexão entre a matemática e o mundo real;
  • aprendizagem ativa: os jogos com material dourado, promovem uma experiência de aprendizagem ativa, isto é, por intermédio deles, as crianças participam ativamente da construção do próprio conhecimento, pois são incentivadas a experimentar, explorar e solucionar questões de maneira independente. Com isso, o raciocínio lógico e as habilidades são desenvolvidas de forma mais ampla;
  • estímulo ao pensamento crítico: ao enfrentar desafios matemáticos nos jogos com material dourado, as crianças passam a analisar situações e tomar decisões estratégicas que levam a refletir sobre as consequências de suas ações. Isso estimula o pensamento crítico, tanto na sala de aula, quanto fora dela;
  • interação social: os jogos com material dourado, contribuem para a interação social entre as crianças, uma vez que, juntas, compartilham ideias, discutem estratégias e se unem para solucionar os problemas.

Portanto, os jogos com material dourado são valiosos no ensino da matemática para as crianças do segundo ano do ensino fundamental. Eles ajudam na compreensão visual dos conceitos matemáticos, promovem um aprendizado ativo, desenvolvem pensamento crítico e ainda auxiliam na interação social.

05 sugestões de jogos com material dourado 2º ano

Abaixo, você confere 05 sugestões de jogos com material dourado para o 2º ano do ensino fundamental. É válido destacar que, todas as nossas ideias podem ser adaptadas, caso as crianças tenham dificuldade ou precisem de jogos mais complexos. Acompanhe!

1. Jogo da construção

Neste jogo, cada uma das crianças receberá um número aleatório. Este número pode ser definido por sorteio ou pela escolha do professor. Assim, suponhamos que um dos alunos fique com o número 25, por exemplo.

Usando as peças douradas, ele deve encontrar diferentes combinações para a construção desse número, ou seja, usando 2 barras e 5 cubinhos, ou 1 barra e 15 cubinhos ou 25 cubinhos. O vencedor será o aluno que conseguir encontrar mais combinações para o número que tirou.

O objetivo do jogo, é explorar as mais diversas formas que os números podem ser construídos com o material dourado. Auxiliando também nas atividades com contas e problemas matemáticos dos próximos anos.

2. Jogo da adição e subtração

Este jogo tem o objetivo de aplicar operações simples de matemática no 2º ano. Para jogá-lo, basta que cada criança tenha o seu material dourado e que o professor determine um número, que ficará escondido em um saco, caderno ou qualquer lugar que os jogadores não tenham acesso.

O primeiro jogador deve escolher um número aleatório e mostrar ao jogador ao lado. Imaginemos então, que a criança escolheu o número 10. Assim, ela pode mostrar 10 cubinhos ou uma barra, por exemplo.

O próximo jogador, deve adicionar ou subtrair um valor, utilizando as peças douradas, formando assim, um novo número. Número este, que pode ser maior ou menor que o anterior, dependendo da escolha de adicionar ou subtrair. Desta forma, o jogo continua alternando adição e subtração. Vence, a criança que alcançar o número escondido ou chegar próximo dele.

3. Jogo da comparação

No jogo da comparação, as crianças devem portar um conjunto de material dourado. Cada uma delas, por vez, precisa escolher uma quantidade de peças e formar um número. Em seguida, devem comparar com os números que as outras crianças formaram.

Vence a rodada, o jogador que tiver formado o maior número com as peças douradas. A finalidade da dinâmica, é que os alunos aprendam a realizar comparações de números maiores e menores e, até mesmo, aprenderem o antecessor e sucessor.

4. Jogo do “Fazendo 100”

Neste jogo, cada uma das crianças deve receber um conjunto de peças douradas. O objetivo é realizar combinações de peças que alcancem a quantidade de 100. Para isso, os alunos precisam usar as unidades e dezenas para chegar ao valor estipulado.

No entanto, regras devem ser estabelecidas, como: não usar a dezena na mesma rodada, não repetir o número do jogador anterior e assim por diante. Desta forma, cada um dos alunos vai acrescentando um número e, vence aquele que completar o 100.

Além de ser uma dinâmica divertida, ela estimula as crianças a compreenderem o valor posicional e a adição de múltiplos números.

5. Jogo da estimativa

O jogo da estimativa é importante para explorar o raciocínio das crianças. Nele, os alunos irão receber um número aleatório de peças douradas e o professor deve realizar questionamentos como:

  • quantas dezenas você acha que recebeu?
  • quantas unidades você acredita que tenha em suas mãos?

Desta forma, os alunos farão estimativas e, em seguida, contarão as peças para confirmar se as suas respostas estavam corretas. Este jogo, além de aprimorar as habilidades de estimativa, também auxilia com a contagem e a noção de quantidades.

Invista na aplicação de jogos com material dourado 2º ano!

Investir na aplicação de jogos com material dourado 2º ano do ensino fundamental, é uma estratégia valiosa para tornar as suas aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes.

Os jogos, independentemente de quais sejam, oferecem uma abordagem concreta, interativa e manipulativa dos números, auxiliando as crianças na compreensão da disciplina. Ao utilizarem o material dourado, os alunos visualizam, exploram quantidades e realizam operações matemáticas de forma mais simples.

Além disso, como vimos até aqui, os jogos com material dourado, oferecem benefícios expressivos aos alunos do 2º ano, que estão em fase de desenvolvimento de aprendizagem. Por intermédio deles, as crianças constroem uma base sólida das habilidades matemáticas e aprimoram o raciocínio lógico, interação social e comunicação.

Portanto, é ideal considerar a aplicação desses jogos em suas aulas de matemática. Ao fazer isso, estará proporcionando uma experiência muito mais enriquecedora, fomentando o pensamento crítico e criando uma conexão significativa entre a disciplina da matemática e o mundo real da criança.

Se você gostou do conteúdo, lembre-se de contribuir com o seu comentário e compartilhar o artigo para que mais professores sejam alcançados. Ademais, consulte também as nossas sugestões de tudo que você pode fazer com material dourado no 2° ano. Boa aula e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.