Ábaco e Material Dourado: quando usar cada um?

À medida que o mundo avança, a tecnologia contribui diretamente para o dinamismo da matemática. Em outras palavras, vivemos em uma época rodeada por recursos facilitadores, até mesmo para os cálculos mais complexos. No entanto, quando o assunto é sala de aula, a coisa muda de figura. Isso porque, softwares e calculadoras não são opções que favorecem o ensino-aprendizagem.

Neste cenário, temos o ábaco e o Material Dourado: ferramentas pedagógicas muito utilizadas pelos educadores, desde os tempos mais remotos. Entretanto, apesar de serem instrumentos bem diferentes, as suas funcionalidades são bem parecidas. Ou seja, os dois recursos conseguem trabalhar as mesmas habilidades matemáticas nos alunos.

Para se ter uma ideia, em nosso cérebro há uma função de nome “flexibilidade cognitiva”, isto é, quanto mais opções de aprendizagem os professores oferecerem em suas aulas, mais explorada será essa função. Desta forma, o cérebro é estimulado desde cedo a encontrar os mais diversos caminhos para uma resolução matemática.

Portanto, se você é professor, e ainda não sabe se utiliza o Material Dourado ou o ábaco em suas aulas, este artigo é uma excelente oportunidade para você compreender em que momento é preferível usar um e outro. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Sobre o ábaco

Ábaco

Dentre todas as ferramentas criadas e descobertas para auxiliar no estudo da matemática, temos o ábaco. Alguns relatos apontam que o recurso era construído em pedra lisa e utilizado desde 2400 a.C., na Mesopotâmia, Índia, Egito e Grécia.

O seu surgimento, está associado ao conceito de contagem e, em razão disso, na Idade Média, o ábaco tinha a função de realizar cálculos. Entretanto, com o passar do tempo, este material foi sendo aperfeiçoado, se tornando o que conhecemos hoje.

Feito de madeira retangular, na posição horizontal, com hastes ou bastões, como também são chamados, o ábaco representa as casas decimais, isto é, a unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar. Cada uma de suas hastes são compostas por dez bolinhas móveis.

Assim, as operações matemáticas são realizadas conforme o sistema posicional, ou seja, o ábaco apenas contribui na memorização das casas posicionais, enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Como funciona o ábaco?

O ábaco funciona como um facilitador de cálculos. Ele é a representação do sistema de numeração decimal, ou seja, faz referência aos algarismos de 0 a 9, nos quais podem ser feitas diversas combinações. Por meio dele, as crianças conseguem realizar operações básicas como adição, subtração, divisão e multiplicação, manipulando as bolinhas.

Cada um dos algarismos são representados por uma determinada cor de bolinha, o que facilita a compreensão dos alunos, ao trabalharem o valor posicional dos numerais, principalmente nas operações de soma e subtração.

Para exemplificarmos, as hastes “ou bastões” do ábaco possuem 10 bolinhas de cores diferentes. Cada uma delas, representa o valor absoluto de “01”, no entanto, o valor relativo tem como base o local onde a haste está posicionada. Ou seja, nas “unidades”, cada bolinha vale um, porém nas dezenas, elas passam a valer dez, bem como cem, nas centenas, e mil, nas unidades de milhar.

Para a realização dos cálculos, é necessário sempre iniciar com as bolinhas posicionadas à esquerda. Assim, conforme são movidas para a direita, elas formam números. Por exemplo: se a criança mover duas bolinhas que estão na linha da dezena e duas da unidade, ela terá a representação do número 22.

Desta forma, o recurso auxilia os alunos a terem uma base sólida do Sistema de Numeração Decimal, pois traz a ideia de: “a cada dez bolinhas de unidade, uma dezena.” Além disso, é uma ferramenta potente para a realização de cálculos.

Sobre o Material Dourado

Material Dourado Individual

Assim como o ábaco, o Material Dourado foi criado com o objetivo de facilitar o aprendizado da matemática. Desenvolvido por Maria Montessori (1952-1870), educadora italiana, no início do século XX, ele é um conjunto de blocos de madeira, usado para auxiliar os alunos a compreenderem os conceitos matemáticos.

Esses blocos dispõem de proporções específicas, como os cubinhos que representam as unidades, as tiras que fazem referência as dezenas, as placas que simbolizam as centenas e o “cubão” que corresponde ao milhar. Montessori desenvolveu essa ferramenta, pois acreditava que as crianças aprenderiam melhor, por meio de uma abordagem visual e manipulativa.

Atualmente, é muito comum nos depararmos com a exigência do Material Dourado nas listas de materiais escolares, especialmente aos alunos do ensino fundamental 1. Isso porque, é nesta fase, que as aulas de matemática precisam ser mais dinâmicas e atrativas, pois, desta forma, as crianças aprendem a gostar da disciplina e terem menos dificuldades nos próximos anos.

Como funciona o Material Dourado?

O Material Dourado, funciona como um facilitador na aprendizagem da matemática. Em outras palavras, muito mais que cálculos, com ele é possível realizar composições numéricas, reconhecer unidade, dezena, centena e milhar, resolver problemas matemáticos, estudar frações e até mesmo geometria.

Para isso, basta adaptar os exercícios dos livros didáticos com o uso da ferramenta. Ou seja, caso as atividades propostas peçam a realização de contas, por exemplo, ao invés de usar o lápis e o papel, utiliza-se as peças douradas.

Além disso, com o Material Dourado, é possível implementar jogos nas aulas e tornar o aprendizado mais divertido e atrativo. É possível apostar em pequenas dinâmicas como trocas de peças, até as mais complexas que envolvam problemas reais que podem ser resolvidos por meio do recurso.

Quando usar o ábaco e o Material Dourado?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o ábaco e o Material Dourado, é o momento de tirar, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre qual usar nas aulas de matemática.

É importante destacar que, tanto um quanto o outro, atende a principal finalidade da matemática para os pequenos: a realização de contas. Ademais, sempre que puder investir em mais de um recurso pedagógico, faça! Afinal, quanto mais explorada for a disciplina, melhor serão os seus resultados.

Ábaco

O ábaco é uma ferramenta especialmente útil na fase da educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Isso porque, durante essas fases, as crianças estão aprendendo os conceitos básicos da numeração e das operações básicas.

No entanto, isto não significa que o Material Dourado não seja eficiente neste período, muito pelo contrário, deve ser a porta de entrada para a manipulação nas aulas de matemática. Inclusive, temos um artigo, no qual exploramos essa temática. Leia Como usar o Material Dourado na educação infantil?.

Por meio de uma base sólida, que contribui para o desenvolvimento do pensamento numérico, o ábaco auxilia as crianças na visualização de quantidades e nas associações entre os números.

Além disso, é eficaz no ensino da adição e subtração, pois permite que os alunos realizem essas operações de maneira simples e concreta, apenas movimentando as bolinhas entre os bastões.

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Material Dourado

Como já mencionamos, o Material Dourado é um recurso que faz mais sentido para as crianças mais velhas. Ou seja, ainda que seja possível utilizá-lo com os alunos do ensino infantil e primeiros anos, a eficácia é mais garantida da terceira série em diante.

O Material Dourado auxilia os pequenos com uma maior compreensão dos princípios do sistema decimal, explorando as unidades, dezenas, centenas e o milhar. Ademais, ele permite que os alunos façam cálculos, resolvam problemas, conheçam a geometria e até mesmo frações.

Além disso, é um recurso que pode ser utilizado de forma divertida por meio de jogos, o que facilita muito a aprendizagem, uma vez que, é comprovado que as crianças aprendem mais, enquanto brincam. Em outras palavras, ele é uma ferramenta que permite uma maior exploração e complexidade da disciplina.

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Ábaco e o Material Dourado: Potencialize as suas aulas de matemática!

Uma coisa é certa: tanto o ábaco quanto o Material Dourado são recursos pedagógicos valiosos para o ensino da matemática. Entretanto, cada um deles dispõe de suas características próprias.

Enquanto o ábaco possui uma abordagem tátil e visual, e foca na compreensão dos algarismos e operações básicas, o Material Dourado trabalha com uma exploração mais aprofundada do sistema decimal e demais conceitos da matemática.

Ao utilizar um ou mais recursos como estes em sala de aula, os professores conseguem envolver as crianças de maneira mais ativa, proporcionando uma compreensão sólida e duradoura no que diz respeito a matéria.

Além disso, com a manipulação do ábaco e dos blocos dourados, os alunos se tornam mais ativos no processo de ensino-aprendizagem e passam a ver a matemática como algo mais tangível e significativo.

Portanto, convidamos você, professor ou interessado na área da matemática, a explorar o potencial desses dois recursos em suas aulas. Ao implementar o ábaco e o Material Dourado na rotina de aprendizagem das crianças, você garante uma experiência enriquecedora, que ajudará na construção de um conhecimento sólido e eficaz.

Por fim, não se esqueça que, ao experimentar qualquer ferramenta pedagógica em sala de aula, é fundamental permitir que os alunos a explorem da forma que quiserem, antes de entrar com a mediação do ensino-aprendizagem.

Se você gostou deste conteúdo, continue navegando em nosso site e descubra mais estratégias para melhorar as suas aulas de matemática. Juntos, colaboramos para um ensino mais eficiente e dinâmico, capacitando as crianças no desenvolvimento das habilidades matemáticas essenciais. Boa aula e até a próxima!

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